5 dicas para diminuir o uso de dados no Android
29 de setembro de 2015
Nenhum Comentário
5 dicas para diminuir o uso de dados no Android
5 dicas para diminuir o uso de dados no Android

5 dicas para diminuir o uso de dados no Android

Nenhum Comentário

Hoje em dia, estamos cada vez mais acostumados a usar conexões 3G ou 4G quando não nenhuma rede Wi-Fi disponível. Por mais que isso possa ser muito útil fora de casa, não há como negar que parece que nossos dados disponíveis se acabam cada vez mais rápido, mesmo se tivermos planos razoavelmente bons com nossas operadores de celular.

Isso acontece porque as páginas da internet costumam ser bem pesadas e o nosso uso contínuo de ser certos recursos não ajuda em nada nessas situações. Além de usar apps específicos para comprimir páginas e sites variados, há algumas medidas que você pode tomar para que sobrem mais Megas ou Gigas para sua navegação todos os dias. Para saber como isso é possível, você pode conferir nossa lista com 5 dicas para diminuir o uso de dados no Android. Veja a lista completa de recomendações logo abaixo!

Leia também: Como evitar o download automático de imagens do WhatsApp no Android

1. Comprima as páginas no Chrome

Chrome no AndroidÉ bem provável que você tenha escolhido o Google Chrome como seu navegador principal em seu dispositivo Android, afinal, ele é bem rápido, eficiente e pode ser sincronizado facilmente com a sua versão de desktop. Se este for o caso, você pode diminuir o uso de dados ao comprimir as páginas de seu navegador, algo que pode economizar até 35% do consumo.

Isso pode deixar as coisas levemente mais lentas, mas é vale a pena pelo resultado. Para ativar o recurso, abra o Chrome e clique nos três pontinhos verticais no lado direito do app para ver suas configurações. Clique em “Economia de dados” e ative a opção para que o Chrome começa a comprimir suas páginas. Você pode voltar nesta opção a qualquer hora para conferir um gráfico especificando a economia realizada no dia a dia.

2. Use alternativas para o Facebook

É quase certeza que você também usa o aplicativo do Facebook em seu Android, mas ele pode ser um dos maiores vilões contra seus preciosos dados de internet. Isso se deve principalmente pelo uso contínuo que fazemos da rede social ao longo do dia, para vermos novas notificações, postagens e mensagens.

Felizmente, não é necessário diminuir o uso ou simplesmente parar de usar o aplicativo, basta baixar o Facebook Lite em seu Android. Esta é uma versão bem mais leve da rede social, feita especialmente para que você gaste só a metade dos seus dados em relação ao app normal. Se ainda achar que seus dados estão sendo consumidos rapidamente pelo Facebook Lite, apenas use o Chrome para abrir a rede social quando quiser. É possível até criar um atalho da página com o navegador se você for nas configurações do Chrome (com o Facebook aberto) e clicar em “Adicionar à tela inicial”.

3. Diminua o uso dados em segundo plano

diminuir uso de dados no AndroidOutro grande problema do consumo de dados são os apps em segundo plano que usam a internet de alguma forma, como aplicativos de email ou de qualquer rede social (como Twitter, Facebook ou Instagram). O que se pode fazer é restringir o uso de dados em segundo plano nas configurações do seu Android.


Para isso, vá em suas configurações, selecione “Uso de dados”, clique nos três pontinhos verticais do lado direito da tela e escolha a opção “Restringir dados de 2° plano”. Isso só irá afetar seus aplicativos quando eles usarem seu plano de dados, mas tudo funcionará normalmente quando estiver conectado ao Wi-Fi.

Leia também: 11 dicas para a bateria do Android durar mais

4. Desative a atualização automática de apps

Algo que muitos de nós nem lembramos quando estamos usando o 3G, é que se o recurso de atualização automática dos aplicativos está ativada, o Android continuará procurando e atualizando qualquer app independente da sua conexão.

Isso significa que ele usará seu pacote de dados para baixar atualizações que podem ser muito grandes e isso consumirá seus dados de internet rapidamente e sem que você perceba. Para resolver isso, abra o app do Google Play, entre nas configurações e selecione a opção “Atualizar apps automaticamente”. Agora, basta escolher a opção “Automaticamente somente via Wi-Fi”, o que fará que atualizações só sejam baixadas em conexões Wi-Fi, obviamente.

5. Coloque mais músicas em seu dispositivo

spotify no AndroidEsta dica pode parecer estranha, mas nós explicamos: é muito comum recorrermos à apps como YouTube ou Spotify para termos acesso às nossas músicas favoritas em qualquer lugar, até mesmo quando usamos o 3G. O problema é que estes aplicativos fazem uso pesado da internet para que isso seja possível (a menos que você tenha o plano premium do Spotify e ouça tudo em modo offline).

Em casos assim, o melhor é apelar para o esquema tradicional e colocar versões digitais de suas músicas em seu smartphone ou tablet. Desta forma, você nunca precisará usar seu pacote de dados e poderá ouvir o que quiser fora de casa. É claro que você pode assinar o plano do Spotify como mencionamos acima, mas como sabemos que não é uma opção viável para todos, talvez esta seja a melhor alternativa.

E aí, gostou das nossas dicas sobre como diminuir o uso de dados no Android? Eles podem ser muito úteis no dia a dia, então não esqueça de deixar seus comentários nos dizendo se essas dicas estão funcionando bem com você!

Leia também:


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo