9 dicas para economizar bateria no Android Marshmallow
5 de fevereiro de 2016
Um Comentário
9 dicas para economizar bateria no Android Marshmallow
9 dicas para economizar bateria no Android Marshmallow

9 dicas para economizar bateria no Android Marshmallow

Um Comentário

O Android Marshmallow foi desenvolvido especialmente para economizar a bateria do seu smartphone ao máximo, mas mesmo assim é possível que sua carga não esteja durando tanto ao longo do dia. Felizmente, há algumas medidas especiais que você pode tomar para contornar isso, deixando sua autonomia de bateria bem mais produtiva nesta nova versão do sistema operacional. Para saber mais, é só conferir nossas dicas abaixo!

Leia também: Como instalar o flash no Android Marshmallow

1. Use um papel de parede preto

Android marshmallowEssa é uma dica boa especialmente para quem tem smartphones com tela AMOLED (caso da maioria dos aparelhos da Samsung), já que esses display só iluminam pixels coloridos. Isso obviamente significa que uma tela preta vai exigir bem menos e acabar te economizando bastante carga durante um dia de uso.

No caso de smartphones que não tenham uma tela AMOLED, ainda recomendamos que você escolha seu papel de parede com cuidado e que fique longe dos que tenham qualquer tipo de animação, já que isso só drena sua bateria mais rápido.

2. Mantenha o Doze ativado

Uma das grandes novidades do Android Marshmallow foi o Doze, um recurso que pode ajudar a economizar até 50% da sua bateria. Ele basicamente reconhece quando o seu smartphone não está sendo usado por um certo tempo e coloca o aparelho em um tipo de modo de hibernação até que você o use novamente. Isso diminui a quantidade de processos e recursos utilizados pelo dispositivo e é extremamente útil e funcional.

Este recurso já vem ativado por padrão quando você instala o Android Marshmallow em seu smartphone, então a única coisa que você precisa fazer é mantê-lo ativado sempre. Além disso, é só não ficar checando seu aparelho a cada cinco minutos, senão o Doze nunca poderá funcionar em paz.

3. Use o Greenify

O Greenify é um dos poucos aplicativos que promete e realmente cumpre a tarefa de otimizar a performance e autonomia da bateria do seu smartphone. Ele funciona de maneira meio parecida com o Doze, já que coloca seus aplicativos em estado de hibernação quando eles não estiverem sendo utilizados.

Como deve imaginar, a combinação do Doze e Greenify pode ser muito proveitosa para sua carga. O melhor é além de economizar sua bateria, você também perceberá que o aparelho funcionará de forma mais fluída e leve, já menos recursos estarão sendo utilizados. Você pode baixar o app neste link.


4. Não usdicas android marshmallowe o brilho adaptável

Muitos usuários acreditam que é uma boa ideia deixar a opção de brilho adaptável ativada em seus smartphones, já que o recurso tem a intenção de ajustar o brilho da tela de acordo com o lugar que você se encontra. O problema disso que é na maioria das vezes, o brilho ajustado é muito maior do que você realmente precisa e isso te faz perder bateria sem motivo.

Você pode desabilitar esta opção ao ir em suas configurações, selecionar “Tela” e desativar o modo “Brilho Adaptável”. Depois disso, é só ir ajustando o brilho manualmente sempre que achar necessário, dando preferência para níveis mais baixos.

5. Diminua o modo de espera

Aproveitando que você já está nas configurações de tela do seu smartphone, pode ser uma boa ideia já mudar o tempo do “Modo de Espera” também. Essa é o período de tempo que o display do seu aparelho fica ligado mesmo que você não encoste na tela ou mexa em nada.

Muita gente acaba selecionado um tempo mais longo por conveniência, mas é indicado que você selecione um período mais curto para que a tela não fique ligada sempre sem razão. Se quiser mudar esta opção, é legal dar preferência entre os tempos de 15 segundos à 1 minuto, por exemplo.

6. Use notificações na tela de bloqueio

Em vez de sempre ter que ligar seu smartphone para conferir as notificações, nós recomendamos que use o aplicativo DynamicNotifications para que elas apareçam diretamente na sua tela de bloqueio. Isso exige bem menos do seu smartphone e é muito útil em telas AMOLED, já que nunca é preciso sair da tela preta de bloqueio.

O app é altamente customizável e você pode selecionar quais aplicativos enviam notificações desta forma e como você pode interagir com eles. Clique aqui para baixar o DynamicNotifications em seu dispositivo.

7. Sempre use baterias originais

novidades do android marshmallowÉ claro que esta dica só vale para aparelhos que tenham a bateria removível, já que o usuário pode trocá-la quando preferir. Geralmente isso só ocorre quando você acaba tendo algum problema com sua bateria original, o que pode ser bem raro, mas ainda é importante lembrar que é muito arriscado substitui-la com baterias mais baratas e de marcas desconhecidas.

Por isso, se necessário, só compre e coloque uma bateria adequada para seu dispositivo, se atentando sempre ao fabricante e modelo exato. Isso pode custar um pouco mais caro, mas é o que garantirá o bom funcionamento do seu smartphone por bom tempo.

8. Não fique conectado o dia todo

Pode até ser bem tentador deixar o Wi-Fi, 3G, Bluetooth ou GPS ligados o dia todo, mas é isso que mais consome e drena sua bateria durante o dia. Nossa recomendação é que deixe cada um dos recursos mencionados desativados até que realmente precise utilizá-los.

É claro que se você depender da internet para algo importante, não há problemas em deixar apenas o Wi-Fi ou 3G funcionando, mas caso contrário, tente ativá-los apenas algumas vezes por dia para verificar suas notificações. Isso poupará muito mais bateria do que você pode imaginar.

9. Use um carregador original

Isso é extremamente importante, apesar da maioria das pessoas não dar a mínima importância para este aspecto. Como a maioria dos dispositivos Android têm a mesma entrada micro USB para carregadores, é normal que você acabe utilizando qualquer carregador compatível que encontrar em seu aparelho.

Tudo bem fazer isso em situações de emergência ou bem de vez em quando, mas pode ser uma prática problemática se for algo habitual. Carregadores genéricos podem ser comuns e mais baratos, mas geralmente demoram mais para recarregar seu smartphone e mesmo assim não fazem um bom trabalho. Fora isso, dependendo do caso, sua bateria pode até acabar sofrendo danos causados por baterias genéricas, algo que você realmente deve querer evitar a todo custo.

Gostou dessas dicas para o Android Marshmallow?

E então, nossas dicas e recomendações ajudaram a melhorar a autonomia da bateria no seu smartphone com Android Marshmallow? Deixe seu comentário e nos diga o que mais funcionou em seu aparelho.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo