10 dicas para gravar vídeos incríveis no Android
27 de dezembro de 2015
Um Comentário
10 dicas para gravar vídeos incríveis no Android
10 dicas para gravar vídeos incríveis no Android

10 dicas para gravar vídeos incríveis no Android

Um Comentário

É cada vez mais comum que as pessoas documentem quase todos os momentos de suas vidas de alguma forma, seja com fotos, vídeos, arquivos de áudio, postagens em redes sociais, etc. Dentro de todos estes formatos, o vídeo é o que mais tem crescido entre os usuários Android. Mas, infelizmente, nem sempre os vídeos ficam como gostaríamos.

Felizmente, é bem fácil de resolver esses probleminhas para começar a gravar vídeos realmente incríveis no seu Android. Por isso, nós listamos algumas das melhores dicas sobre o assunto para te ajudar. Confira!

Leia também: 8 dicas para tirar fotos incríveis com seu smartphone Android

1. Limpe as lentes

gravar vídeos incríveis no AndroidPode parecer uma dica meio boba, mas ela realmente funciona. Lembre-se que as lentes da câmera de um smartphone estão em constante contato com todo tipo de superfície e com a gordura natural das mãos das pessoas que o seguram.

Sempre que estiver prestes a gravar um vídeo com seu dispositivo, basta passar um paninho (pode ser da sua camiseta mesmo se não tiver nada por perto) de forma suave na lente para limpá-la. Isso já garantirá um bom começo para sua gravação.

2. Não cubra o microfone

Você já deve ter visto diversos vídeos caseiros que tem um som bem irregular ou que até mesmo fica falhando sem um bom motivo. Isso acontece porque quase nunca prestamos atenção no microfone que está gravando todo o áudio ao redor.

Como você deve imaginar, o microfone sempre fica na parte de baixo do dispositivo, então tenha mais cuidado quando for manusear o smartphone durante a gravação. Qualquer toque leve no microfone pode tapá-lo ou causar um efeito sonoro desagradável no seu vídeo.

3. Use as duas mãos

Usar as duas mãos na hora de gravar pode não ser algo prático em todas as situações, mas é a melhor maneira de garantir estabilidade no seu vídeos. Assim, você não vai ter a infelicidade de ver que aquele momento tão legal da sua vida está completamente tremido no vídeo.


Esta também é uma ótima maneira de controlar melhor o movimento da câmera e de garantir um ângulo bonito durante toda a gravação.

Dica de artigo: 10 editores de vídeo grátis para Android

4. Grave apenas na horizontal

dicas para gravar vídeos no AndroidEsta é uma das regras mais básicas e eficientes quando se trata de fotografias e vídeos, tanto que já é motivo de piada na internet há anos. Acredite, é praticamente impossível um vídeo ficar bom se for gravado na vertical, então evite fazer isso a qualquer custo.

Na horizontal, você consegue capturar mais elementos, pessoas e uma parte maior do cenário, além do vídeo ficar automaticamente otimizado para ser visto em qualquer tela, seja no PC, no tablet, na TV, etc.

5. Cuidado com o contraste

Essa é uma dica muito boa e na qual muita gente não pensa na hora de gravar seus vídeos. Sempre que for começar a gravar, dê uma olhada geral no cenário à sua volta e preste atenção onde tem mais luz e onde tem mais sombras. Se o contraste entre esses dois elementos for muito grande, a câmera do seu dispositivo não vai conseguir balancear as coisas muito bem.

Isso vai resultar num vídeo com visual bem estranho, com luzes muito fortes de um lado e sombras desnecessárias em todo o lugar. A menos que esteja tentando fazer um vídeo experimental de terror, é melhor evitar ambientes assim.

6. Deixe espaço sobrando

Hoje em dia, até os smartphones mais básicos do mercado trazem câmeras que gravam vídeos em HD, o que é muito legal para os usuários, mas não tanto para a memória interna do seu dispositivo. Dizemos isso porque quanto maior a qualidade do seu vídeo, mais espaço ele vai ocupar no armazenamento.

E acredite, a pior coisa que pode acontecer por causa disso é seu vídeo ser interrompido sozinho porque não há mais espaço disponível. Por isso, sempre que souber que vai gravar algo, verifique se há espaço sobrando, mesmo que seja necessário transferir arquivos para um serviço de armazenamento na nuvem ou para o PC.

zoom no Android7. Não use o zoom

Outra dica primordial na hora de gravar vídeos com smartphones e tablets: nunca use o zoom, a menos que você realmente não se importe com a qualidade visual do vídeo. Dizemos isso porque o zoom digital desses dispositivos não é nada como o zoom verdadeiro e só estica a imagem ao máximo que der.

Em uma câmera normal e apropriada para vídeos ou fotos, é possível ver a lente fisicamente se esticando para se aproximar mais da imagem, por exemplo. Este zoom digital que temos nos smartphones vai distorcer seu vídeo, deixá-lo borrado e não vai ajudar ninguém a ver algo mais de perto com eficiência.

8. Não faça movimentos bruscos

Por melhor que seja, a câmera de um smartphone ou tablet não faz milagres e os movimentos bruscos que você faz durante uma gravação só resultam em uma imagem borrada e tremida. O problema é que essas câmeras não conseguem acompanhar movimentos muito rápidos, afinal, nem foram projetadas para isso.

Por isso, tente ter movimentos mais suaves e fluídos ao segurar seu dispositivo duranta a gravação de um vídeo. Se tiver que movimentá-la para outras direções, procure fazer isso de forma devagar (não precisa exagerar, é só fazer um movimento natural) e delicada. Assim, o resultado final ficará bem equilibrado e bonito.

9. Mantenha a bateria carregada

O princípio desta dica é parecido com a dica sobre a falta de armazenamento, afinal, os vídeos em HD também exigem mais do seu dispositivo e drenam sua bateria bem rápido. Isso também pode fazer seu vídeo ser interrompido do nada, seja para o aparelho te avisar que a bateria está acabando ou porque o dispositivo se desligou sozinho.

Se for gravar vários vídeos curtos ou um bem longo, basta ter entre 80% e 70% de bateria sobrando para ter certeza de que não haverá problemas.

10. Procure os melhores ângulos

apps de vídeo para AndroidPor fim, uma dica que serve para todas as situações, afinal, é sempre o ângulo da gravação que favorece o vídeo. Há muitos aspectos que envolvem o ângulo usado, principalmente para criar efeitos na cabeça de quem assiste o vídeo, mas aqui basta dizer que você deve procurar o ângulo que realmente funciona melhor em diferentes ocasiões.

Isso depende e varia muito, então o melhor é sempre experimentar. Ao combinar isso com nossas outras dicas, é certo que conseguirá vídeos realmente bonitos e bem gravados!

Gostou das dicas para gravar vídeos incríveis no Android?

E aí, conseguiu aproveitar bem essas dicas para gravar vídeos realmente incríveis no seu dispositivo Android? Conheça também alguns apps para aplicar efeitos como o time-lapse e dar um efeito bacana em seu conteúdo.

Não esqueça: deixe um comentário nos dizendo o que mais te ajudou ou se você ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Rosima 30 de abril de 2017 10:18

    Nao cobsigi unstala nem atualuza nenhum app no lg4.

Voltar ao topo