8 dicas para impedir o aquecimento do smartphone
21 de julho de 2016
Nenhum Comentário
8 dicas para impedir o aquecimento do smartphone
8 dicas para impedir o aquecimento do smartphone

8 dicas para impedir o aquecimento do smartphone

Nenhum Comentário

Com tantos recursos disponíveis e processadores cada vez mais poderosos, é bem comum que os smartphones acabem esquentando um pouco com o uso mais intenso. O problema é quando isso acontece com muita frequência e com tarefas simples, algo que pode deixar o aparelho mais travado e lento ao longo do tempo. Felizmente, existem algumas boas medidas para diminuir o aquecimento do smartphone de maneira bem fácil – sem precisar jogar seu smartphone na água! Se estiver curioso para conhecê-las, basta conferir nossas dicas no guia que preparamos logo abaixo!

Leia também: 2o apps para transformar suas fotos em desenho no Android

1. Evite inúmeros apps em segundo plano

Smartphone Android

Não há nenhum problema em deixar alguns aplicativos importantes rodando em segundo plano, já que isso pode até economizar bateria em muitos casos, especialmente quando se trata de apps que você tende a usar com muita frequência.

O problema ocorre quando você deixa praticamente todos os aplicativos que abre em segundo plano toda hora, já que isso consome mais recurso e mais memória RAM do seu smartphone. Eventualmente, isso contribuirá para a lentidão o rápido aquecimento do smartphone.

2. Evite atividades pesadas por muito tempo

Você já deve ter percebido que passar muito tempo jogando games mais pesados no seu smartphone faz ele esquentar bastante. Na verdade, qualquer app que exija mais poder de processamento do aparelho vai causar esse efeito, algo que pode ser prejudicial ao longo prazo.

Nossa recomendação não é que deixe de jogar ou usar certos apps, mas que tenha consciência do tempo que passa com eles. Use-os por um tempo e dê uma pausa de 15 minutos quando perceber que o dispositivo começou a ficar muito aquecido.

Nestes casos, pode até deixar o app rodando em segundo plano, já que vai gastar menos energia quando retornar às atividades.


3. Ative certos recursos só quando for usá-los

Muita gente costuma deixar o Wi-Fi, Bluetooth, 3G, GPS e diversos outros recursos ligados ao mesmo tempo e sem parar. Entendemos que isso pode ser mais prático quando se quer usar uma função sem ter que ativá-la toda vez, mas isso também consome muita bateria e recursos do aparelho.

Desta forma, qualquer tarefa leve e simples que você for realizar, já pode sobrecarregar o celular e deixá-lo mais quente e lento. Nossa dica é que você ligado apenas os recursos que estiver usando no momento, algo que certamente o ajudará e deixará seu smartphone mais rápido para qualquer tarefa.

4. Carregue o aparelho corretamente

Novo Android

Sabemos que uma vez ou outra é normal mexer no smartphone enquanto ele está sendo carregado, mas isso não é recomendado e deve ser evitado sempre que possível. O carregamento correto de um smartphone é um dos fatores mais importantes para garantir que ele funcione perfeitamente.

Lembre-se também de sempre deixar o aparelho carregando até no mínimo 95% em vez de dar recargas rápidas toda hora. Por fim, use um carregador de qualidade e não mantenha o smartphone coberto por nada durante o processo, já que isso pode fazê-lo esquentar mais do que nunca.

5. Mantenha o brilho em um nível adequado

Enquanto usa o seu smartphone em ambientes externos e com forte luz natural, é comum deixar seu brilho mais elevado para que se possa enxergar o que está na tela. Ainda assim, é altamente recomendado que se deixe o nível de brilho bem mais baixo sempre que possível.

Quanto mais luz for emitida do seu dispositivo, mais energia ele terá que gastar e mais aquecido ficará ao longo do tempo, especialmente enquanto a tela estiver ligada.

6. Compre uma capa de qualidade

Pode nem parecer, mas a capa que você usa para proteger seu smartphone de quedas, arranhões e batidas também pode contribuir bastante para o seu aquecimento. Usar capinhas de plástico ou couro de má qualidade acaba sufocando o smartphone da mesma maneira que deixá-lo embaixo do travesseiro, por exemplo.

No geral, as capas um pouco mais caras ou de marcas conhecidas oferecerem bem mais proteção e maneiras efetivas de deixar seu aparelho refrigerado.

7. Tenha um antivírus instalado

aquecimento do smartphone

Sempre é bom ter um aplicativo para monitorar as atividades gerais do seu smartphone, seja verificando novos apps instalados ou arquivos armazenados internamente. Além de colocar suas informações e dados em riscos, vírus de celular ainda podem fazer seu dispositivo gastar mais energia e consumir mais recursos.

Ao longo do tempo, isso fará o aparelho ficar lento e quente sem aparente motivo. Os aplicativos de antivírus podem justamente identificar qualquer atividade suspeita e remover qualquer malware ou ameaça que esteja corrompendo o sistema. Para ter mais opções, você pode verificar nossa lista de apps de antivírus neste link.

8. Instale um app de monitoramento

Por fim, também sugerimos que você instale um app de monitoramento de performance e temperatura do seu aparelho. Há diversos aplicativos específicos para isso, mas um dos melhores é o CPU Cooler, que você pode baixar através deste link.

Ele sempre verificará que apps estão usando mais o seu processador (especialmente se for sem necessidade) e você poderá gerenciar o uso dos recursos do smartphone com mais facilidade. Assim, dá para encontrar e fechar a fonte de aquecimento rapidamente.

Gostou das dicas?

Deu para aproveitar nossas dicas para melhorar o aquecimento do smartphone que utiliza? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo se deu tudo certo ou se você ficou com alguma dúvida!





Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo