9 dicas para liberar espaço no Android
3 de novembro de 2015
Nenhum Comentário
9 dicas para liberar espaço no Android
9 dicas para liberar espaço no Android

9 dicas para liberar espaço no Android

Nenhum Comentário

Ainda é difícil encontrar smartphones e tablets Android com uma quantidade grande de espaço disponível, principalmente porque isso pode ser bem custoso. Em geral, vemos muitos dispositivos oferecendo de 8 GB a 64 GB de memória interna.

Só que com aplicativos cada vez mais pesados, arquivos maiores e a quantidade usada só para fotos e vídeos de alta qualidade, é bem difícil de conseguir poupar espaço geralmente. Pensando nisso, nós listamos 9 dicas imperdíveis para você saber como liberar espaço no Android de forma prática e eficiente.

liberar espaço no android1. Veja como sua memória interna está distribuída

Para começar a pensar em como liberar espaço no seu Android, é preciso saber como tudo está distribuído nele. Assim, é possível verificar o que está realmente ocupando mais o seu armazenamento para realizar uma limpeza mais eficiente.

Para fazer isso, basta ir em “Configurações” e clicar em “Armazenamento”. O próprio sistema te mostrará quanto espaço está sendo usado para conteúdo de apps, imagens e vídeos, áudio, downloads, dados em cache e diversos outros. Você pode clicar em qualquer um deles para verificar os arquivos e apagar o que quiser rapidamente.

2. Saiba que arquivos e pastas ocupam mais espaço

Além de verificar genericamente o que está ocupando mais espaço em seu dispositivo, é possível ver mais especificamente quais arquivos e pastas são mais pesados. Para fazer isso, é necessário usar um aplicativo externo próprio para a tarefa.

Um app muito bom que podemos recomendar é o DiskUsage (clique aqui para baixá-lo), que mostra exatamente o que está usando mais armazenamento no Android. Você verá muita coisa do próprio sistema que não poderá ser apagado, então foque apenas naquilo que você conheça.

3. Use um cartão SD

Por mais óbvia que esta dica pareça, ainda há muita gente que não usa cartões SD em seus dispositivos Android. Infelizmente, há muitos aparelhos que já não aceitam mais o uso de cartões externos, até pelos problemas que alguns deles podem causar no sistema, então esta recomendação só serve para algumas pessoas.

De qualquer forma, se você tiver a possibilidade, considere usar um cartão destes em seu smartphone ou tablet se perceber que não há formas de conseguir mais espaço.


4. Desinstale apps desnecessários

armazenamento do AndroidInstalar aplicativos diversos é algo bem comum hoje em dia, mesmo que você não tenha um uso muito prático para a maioria deles. O problema é quando simplesmente deixamos apps sem uso em nossos dispositivos por tempo indefinido.

É normal esquecer que muitos deles estão lá, mas imagine quanto espaço está sendo ocupado por aplicativos ou jogos que você nunca usa. Por isso, recomendamos que você faça um análise geral do que está instalado em seu aparelho e desinstale tudo aquilo que realmente não for utilizar.

5. Retire arquivos que não for usar

A dica de cima vale exatamente para arquivos diversos, sejam documentos, filmes, imagens, etc. Dê uma olhada em sua pasta de downloads e em sua galeria para ver que arquivos não são realmente necessários para você. Delete-os ou coloque-os em outro lugar, como em seu computador ou em um HD externo.

Você perceberá a diferença imediatamente, já que coisas assim podem ocupar muito espaço sem que você nem perceba.

6. Use serviços de nuvem para fotos e vídeos

Já que falamos de arquivos de mídia no tópico acima, vale mencionar as fotos e vídeos que fazemos com nossos dispositivos. Geralmente, elas são configuradas para estarem sempre na qualidade máxima, que é algo que você nem precisa ajustar na verdade.

Neste caso, a única coisa que você precisa fazer é usar um serviço de armazenamento de nuvem para guardar todos estes arquivos de forma segura e eficiente. Assim, você economiza gigas de espaço em seu smartphone e ainda tem acesso às suas fotos e vídeos em qualquer lugar.

7. Use apps de streaming de música

spotify no AndroidAntigamente era bem comum armazenar centenas de músicas em seu smartphone, já que era uma maneira prática de levar suas canções favoritas para qualquer lugar. O problema é que isso sempre ocupou muito espaço no armazenamento de dispositivos móveis.

Felizmente, há diversas opções alternativas para contornar isso, como serviços de streaming de música. Entre as opções mais populares estão o Spotify e o Google Play Music. Os dois serviços são pagos para que você possa ouvir as músicas sem a necessidade de conexão à internet, mas realmente vale a pena.

Leia também: 10 melhores aplicativos para baixar músicas grátis no Android

8. Limpe seu cache

O cache pode ocupar muito mais espaço sem necessidade do que você imagina, por isso, é sempre bom fazer a limpeza dele de vez em quando. Para fazer isso, é só ir em “Configurações”, clicar em “Armazenamento” e selecionar “Cache”.

Você deverá ver quantos MBs estão sendo usados por ele poderá limpá-lo ali mesmo, com um simples toque. Não precisa repetir isso todo dia, mas é bom fazer o procedimento pelo menos uma vez por mês.

9. Delete os dados temporários

Esta não é uma dica tão comum para smartphones e tablets ainda, mas é algo importante e que realmente pode te ajudar a economizar seu precioso armazenamento. Assim como nos PCs, é possível apagar os dados temporários inúteis de seu dispositivo móvel.

Para isso, é só contar com ajudar de certos aplicativo específicos, como o CCleaner (clique aqui para baixá-lo). O programa, que também faz maravilhas no computador, pode limpar tudo aquilo que não é necessário para o seu Android. Você pode até personalizar a limpeza para tornar a tarefa mais eficiente.

Gostou das nossas recomendações de como liberar espaço no Android? Então deixe seus comentários dizendo se já está seguindo nossas dicas em seu dispositivo!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo