7 dicas para melhorar a internet no Android
2 de outubro de 2015
Nenhum Comentário
7 dicas para melhorar a internet no Android
7 dicas para melhorar a internet no Android

7 dicas para melhorar a internet no Android

Nenhum Comentário

Pode ser bem irritante quando sua conexão com a internet não funciona tão bem em seu Android quanto o esperado ou como em outros dispositivos. Ela pode estar lenta, ficar caindo toda hora ou simplesmente parar de funcionar sem motivo às vezes. Felizmente, isso não significa que o problema esteja seu smartphone ou tablet, como muitos acreditam.

Geralmente, algumas ajustes das configurações ou mudança de certos hábitos já pode ajudar de forma incrível, deixando sua conexão muito melhor. Se você ficou curioso, basta conferir nossas 7 dicas para melhorar a internet no Android agora mesmo!

1. Mude a banda de frequência Wi-Fi

melhorar a internet no AndroidA maioria dos dispositivos Android é compatível com a banda de frequência de 5 GHz, o que significa que uma conexão bem melhor e mais rápida para o seu aparelho. Geralmente, o seu smartphone pode estar com a opção antiga de 2.4 GHz ativada por padrão, mas você pode mudar isso facilmente.

É claro que só recomendamos que faça isso se seu roteador de Wi-Fi for compatível com 5 GHz, o que geralmente é o caso dos modelos mais novos (você pode verificar isso na caixa do seu roteador ou pesquisar sobre o modelo na internet). Para trocar a frequência no Android, vá nas configurações de Wi-Fi, clique em “Avançado” e procure por “Banda de frequência Wi-Fi”. Agora é só selecionar a opção “Automático” para que seu dispositivo use o 5 GHz sempre que for possível.

2. Saiba onde o sinal é forte ou fraco

Você já deve ter percebido que há lugares em sua casa onde o sinal da internet fica mais forte ou mais fraco, não é? Isso acontece porque porque o roteador nem sempre consegue enviar seu sinal para todos os cômodos, sendo mais forte nos lugares próximos a ele.

Por isso, para realmente aproveitar sua conexão, é bem importante saber exatamente onde o sinal é bom e eficiente. Como não dá para ficar adivinhando este tipo de coisa, a melhor opção é contar com a ajuda de um aplicativo, como Wi-Fi Signal Booster. Entre seus recursos, você pode usar o app para medir o sinal em diferentes partes de sua casa e saber onde ele está mais forte ou fraco.

Leia também: 8 apps do Android para aumentar a velocidade da internet

3. Coloque seu roteador em outro lugar

Com a informação do tópico anterior, você pode fazer algo ainda melhor: colocar seu roteador de Wi-Fi em um lugar onde o sinal se espalhe com mais qualidade e eficiência. Por exemplo, não adianta nada colocar o aparelho em um cômodo distante dos lugares onde você mais usa internet, não é?

O ideal é sempre tentar centralizar a posição do roteador, colocando-o em um ponto próximo de diversos outros cômodos da casa. Isso deve garantir que o sinal chegue bem forte em mais lugares, melhorando o uso da rede em dispositivos móveis e em computadores.

4. Utilize um repetidor de sinal

internet no AndroidSe não for possível mover o roteador para outros lugares, você pode apelar para uma opção relativamente barata e que ajuda a maioria das pessoas com problemas de sinal fraco: comprar um repetidor de sinal. Este aparelho pega o sinal de seu roteador e o reenvia para mais longe, aumentando muito o alcance da sua internet.

Isso é ótimo especialmente para quem mora em casas muito grandes e que não conseguem um alcance bom apenas com o roteador. Hoje em dia, existem inúmeros modelos disponíveis de repetidor, mas é sempre bom pesquisar para saber qual funciona bem com o seu modelo de roteador. Apenas lembre-se de não deixar o repetidor tão distante do roteador, senão ele não conseguirá puxar um sinal forte dele.

5. Veja se a capa do dispositivo atrapalha o sinal

Um dos motivos mais bobos e que podem piorar sua conexão consideravelmente são as tão populares capas de celular e tablet. Quer você as use para proteger ou para enfeitar seu dispositivo, elas podem simplesmente bloquear ou atrapalhar o sinal da internet, já que cobrem quase todo o aparelho na maior parte das vezes.

Para saber se isso está causando problemas de conexão no seu dispositivo, basta remover a capa e usar seu smartphone ou tablet normalmente durante o dia. Se perceber uma melhora na internet, é bem possível que a capa tenha sido a culpada dos seus problemas.

6. Faça o dispositivo evitar conexões ruins

Há uma configuração bem útil nos dispositivos Android que faz com que o aparelho reconheça e evite conexões ruins ou instáveis. Isso já poupa bastante dor de cabeça dos usuários do sistema, afinal, você não terá que ficar aguentando problemas de internet sem saber que o problema é da própria rede.

Para habilitar este recurso, basta ir nas configurações de Wi-Fi, clicar em “Avançado” e ativar a opção “Evitar conexões ruins”. Infelizmente, esta função não está disponível em todos os modelos de smartphones Android atualmente.

7. Atualize seu dispositivo

Android lollipopA dica pode parecer simples, mas é realmente importante. Para evitar problemas no sistema e relacionados à conexão, é necessário sempre estar com o Android atualizado quando possível. Muitas pessoas acabam optando por ficar com uma versão antiga por a preferirem, mas as atualizações servem exatamente para corrigir problemas e bugs do sistema operacional.

Se você está usando uma versão antiga do Android e há possibilidade de atualização para o seu aparelho, vá em frente sem medos.

Gostou das nossas dicas de como melhorar a internet no Android? Diga nos comentários se elas também funcionaram em seu dispositivo!

Leia também:

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo