10 dicas para publicar vídeos no IGTV
25 de junho de 2018
Um Comentário
10 dicas para publicar vídeos no IGTV
10 dicas para publicar vídeos no IGTV

10 dicas para publicar vídeos no IGTV

Um Comentário

O IGTV é uma plataforma bem interessante para quem gosta de produzir e compartilhar vídeos. Ele tem uma proposta diferente do que geralmente vemos no YouTube ou Vimeo, então acaba sendo um bom espaço para criar conteúdo criativo e em formatos variados. É claro que por ser algo totalmente novo, pode ser difícil de pensar em como se destacar de tantos outros usuários. Por isso, nós listamos algumas dicas importantes para publicar vídeos no IGTV e você pode conferi-las logo abaixo.

Leia também: Como criar um canal no IGTV do Instagram

1. Faça vídeos verticais

videos do igtv

Antes de qualquer coisa, lembre-se que todos os vídeos do IGTV têm que ser gravados na vertical. O app é feito exatamente para assistir conteúdo no smartphone e sem ter que virar a tela na horizontal, então tenha isso em mente sempre que for gravar algo.

Dica: Para criar vídeos no IGTV sem muito trabalho, recomendamos que conheça o Wave.video. Ele traz uma série de templates para gravação dos vídeos e tem um acervo com cerca de 200 milhões de elementos e vídeos para uso livre. Clique no link para conhecer o app!

2. Preste atenção na duração

Os vídeos do IGTV podem ter de 15 segundos até 1 hora, mas nem todos podem fazer vídeos tão longos assim. Todos os usuários podem fazer vídeos de até 10 minutos no máximo para começar.

Vídeos mais longos só podem ser feitos por contas verificadas ou com um grande número de seguidores. Por isso, sugerimos que preste atenção na duração antes de acabar com um vídeo que não pode ser publicado por lá.

3. Mantenha a tela centralizada

Pode ser mais difícil de achar o ângulo ou enquadramento perfeito para um vídeo na vertical, até porque todos estão mais acostumados a ver conteúdo na horizontal.


Nossa dica é que sempre tente deixar o assunto, pessoa ou objeto principal no centro da tela. Isso torna o vídeo mais agradável de ver e de entender.

4. Deixe espaço nas bordas

Já que mencionamos a centralização no tópico anterior, vale mencionar que você também deve deixar algum espaço nas bordas do vídeo. Se o objeto ou pessoa gravada ficar muito perto da câmera, pode ser desconfortável para quem estiver assistindo.

5. Edite antes de publicar

fazer vídeos no IGTV

Por mais que o IGTV pareça ser uma plataforma mais descontraída, não há motivos para deixar de editar seus vídeos. Isso pode tornar o vídeo mais interessante e com um andamento dinâmico.

Obviamente, depende do tipo de vídeo ou conteúdo que está pensando em criar, mas dificilmente haverá muitos vídeos sem edição na plataforma em breve.

6. Grave em uma boa resolução

Essa dica parecer óbvia, mas vale a pena mencionar. Praticamente todos os smartphones mais modernos são capazes de gravar vídeos em pelo menos Full HD, então faça proveito disso.

Vídeos muito borrados ou com resolução baixa não vão chamar atenção dentre tantos outros publicados na plataforma do Instagram.

7. Escolha um bom cenário de fundo

Se possível, sempre tente escolher bons cenários de fundo para os seus vídeos. Por mais isso que não tenha tanto a ver com o conteúdo produzido, isso pode trazer um aspecto diferencial.

Isso também implica no tipo de iluminação e possíveis distrações que estarão ao seu redor, o que é extremamente importante na hora de gravar qualquer tipo de vídeo.

8. Foque em um assunto principal

Considerando que seus primeiros vídeos podem ter no máximo 10 minutos, sugerimos que foque em um único assunto em vez de falar de várias coisas em pouco tempo. Isso pode tornar o vídeo mais interessante e menos confuso para as pessoas que forem assistir.

É claro que isso também ajuda a manter seus seguidores engajados no conteúdo, que é exatamente o que precisa em um canal iniciante.

9. Mantenha a câmera estável

Não é porque seu vídeo tem que ser feito na vertical que ele tem que ser todo tremido como se a câmera estivesse na sua mão o tempo todo.

Você pode usar acessórios para manter o smartphone em uma posição estável, o que tornará seus vídeos mais agradáveis de ver. Isso vale especialmente para quem pensa em fazer vídeos mais longos.

10. Não faça vídeos tão longos

igtv

Por mais que seus vídeos possam ter 10 minutos, você não precisa gravar algo desta exata duração sempre. Fazer vídeos mais curtos e com qualidade pode ser um ótimo diferencial.

Como estamos falando de conteúdo feito para ser assistido especificamente em smartphones, lembre-se que nem todo mundo tem paciência de ver algo longo no celular.

Gostou das dicas sobre publicar vídeos no IGTV?

Deu para aproveitar o nosso artigo para conferir algumas dicas interessantes sobre publicar vídeos no IGTV? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

Voltar ao topo