7 dicas para resolver problemas do Google Play
5 de abril de 2016
Um Comentário
7 dicas para resolver problemas do Google Play
7 dicas para resolver problemas do Google Play

7 dicas para resolver problemas do Google Play

Um Comentário

Apesar de ser uma loja bem completa e cheia de opções, a Google Play Store também pode apresentar algumas problemas e bugs de vez em quando. Como é a principal maneira de baixar e atualizar seus aplicativos e jogos no Android, fica claro o quanto isso pode ser irritante no dia a dia. Caso também esteja enfrentando os comuns problemas do Google Play, como travamentos, lentidão ou o app fechando sozinho, basta conferir algumas dicas e possíveis soluções na lista abaixo!

Leia também8 melhores apps de Android que não estão na Google Play

1. Limpe o cache

Talvez uma das dicas mais óbvias e usadas em diversas situações conflitantes do Android também seja uma das mais eficientes. Limpar o cache de seus aplicativos pode certamente te ajudar com muito com seu seu smartphone, incluindo em evitar possíveis travamentos e problemas do Google Play.

É possível fazer isso indo em suas configurações e localizando a aba “Apps”.

configurações Google

Clique nela e procure pelo app “Google Play entre a grande lista de aplicativos instalados em seu smartphone. Lá você verá algumas opções, sendo importante escolher “Limpar cache” para continuar.

Google Play não funcionando

Isso deve fazer o Google Play funcionar bem na maioria dos casos, então aconselhamos que teste a loja antes de seguir outras dicas.


2. Limpe os dados

No mesmo menu do tópico anterior, você verá a opção “Limpar dados”, que também deve ser selecionada se apenas o cache não ajudar.

Como dissemos acima, sempre teste o funcionamento do Google Play antes de prosseguir em outros passos e dicas deste artigo.

3. Desinstale as atualizações

Se as duas opções anteriores não funcionarem bem, ainda é possível desinstalar as atualizações do Google Play, já que os problemas podem ter começado exatamente por causa de uma versão recente do aplicativo. Para fazer isso, vá no mesmo menu dos tópicos anteriores e clique nos três pontinhos verticais na parte direita superior da tela.

problemas do Google Play

Selecione a opção “Desinstalar atualizações” para que que o Google Play volte a uma versão anterior e possivelmente volte a funcionar. Se quiser instalar uma versão específica da loja, basta baixar o arquivo neste link.

4. Limpe os dados do Google Play Services

Caso ainda encontre os problemas do Google Play depois de seguir estas dicas, talvez seja uma boa ideia tentar algumas coisas com o Google Play Services, que é o app que permite a comunicação entre os diversos serviços do Google no Android.

problemas no Play Store

Nossa dica é que você também tente limpar o cache dele, indo na aba “Apps” e procurando por Google Play Services, da mesma maneira que fizemos com o Google Play.

5. Instale a versão mais recente do Google Play Services

Com isso feito, também é uma boa ideia instalar a versão mais recente do Google Play Services para ter certeza de que o app está devidamente atualizado. Para fazer isso, você pode baixar o arquivo mais novo através deste link e instalá-lo manualmente em seu smartphone.

Se quiser saber como instalar aplicativos do Android por conta própria, é só conferir nosso tutorial detalhado sobre assunto neste link.

6. Resete sua conta do Google no aparelho

Se não tiver sucesso com nada do que foi mencionado, é hora de tentar algumas coisas mais sérias. Para começar, tente resetar sua conta do Google no aparelho. O processo é bem simples, bastando ir em suas configurações e selecionar a aba “Contas”.

configurações Android

Em seguida, selecione a sua conta do Google e clique em “Remover conta” para prosseguir.

problemas no Google play

Agora, você pode simplesmente adicionar sua conta novamente para verificar se tudo está funcionando da maneira correta.

7. Faça a restauração do aparelho

A medida mais drástica e que só deve ser considerada se nada mais funcionar é a restauração do seu smartphone, já que isso basicamente apaga todos os dados do aparelho e o deixa como saiu da fábrica. Fazer isso aumenta bastante as chances de qualquer problema ser resolvido, mas também não é algo que deve ser feito de qualquer maneira.

Primeiro, faça um backup bem completo de seus dados e arquivos para garantir que não vai perder nada no processo. Também é uma boa ideia conferir nosso tutorial mais detalhado sobre como restaurar seu aparelho para as configurações de fábrica, bastando clicar neste link.

Resolveu os problemas do Google Play?

Conseguiu aproveitar essas dicas para resolver possíveis problemas do Google Play? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo se deu tudo certo ou se ficou com alguma dúvida ou dificuldade.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Rui Duarte Coelho 28 de agosto de 2017 8:55

    Consegui resolver o problema de forma rápida,com a vossa ajuda.

Voltar ao topo