7 dicas para saber se um app de Android é perigoso
3 de novembro de 2015
Um Comentário
7 dicas para saber se um app de Android é perigoso
7 dicas para saber se um app de Android é perigoso

7 dicas para saber se um app de Android é perigoso

Um Comentário

Uma das maiores preocupações dos usuários do Android é acabar instalando um possível aplicativo perigoso ou suspeito em seu dispositivo. Enquanto aqueles que usam smartphones e tablets da Apple estão seguros na maioria das vezes, o mesmo não pode se dizer de quem prefere o robôzinho do Google.

Diferente dos apps e jogos da App Store, nem todos os aplicativos da Google Play (loja oficial de aplicativos Android) são verificados pela empresa antes de serem colocados no ar. Isso torna tudo mais arriscado, mesmo que muitos dos apps problemáticos acabem sendo denunciados em algum momento.

Caso queira conhecer algumas maneiras de saber se um app de Android é perigoso, basta conferir algumas de nossas dicas no artigo abaixo. Aproveite!

1. O app não está em uma loja confiável

Android é perigosoGraças à liberdade oferecida pelo Android, é possível instalar qualquer aplicativo nele mesmo que ele não esteja na loja Google Play (ou em lojas alternativas, como a Amazon). Isso significa que dá para baixar um app em qualquer página da internet, colocar o arquivo em seu dispositivo e instalá-lo sem problemas.

O problema é que se há apps suspeitos na própria Google Play, como confiar nos que nem estão por lá? Há inúmeras razões para um desenvolvedor preferir não colocar seu aplicativo ou jogo na loja do Google, mas nem todos têm boas intenções. Recomendamos que você evite este tipo de prática e que pesquise muito sobre um app antes de instalá-lo se ele só estiver disponível fora de uma loja confiável.

2. As permissões não fazem sentido

Quando você está prestes a instalar um novos aplicativo em seu Android, verá uma lista de permissões que o app em questão pede que você autorize para que ele possa funcionar apropriadamente. Geralmente, elas servem para que as funções do app possam ser usadas sem problemas, como um app de fotos pedindo permissão para usar sua câmera, por exemplo.

O problema é quando estas permissões não fazem sentido algum e são muito suspeitas, como um app de lanterna pedindo permissão para ver seus contatos ou saber sua localização. Por isso, sempre preste muita atenção e leia todas as permissões que o app estiver pedindo.

Até agora, era necessário aceitar todas as permissões ou deixar de instalar o app, mas o Android Marshmallow finalmente deixa que o usuário escolha que permissões serão aceitas e quais serão recusadas. Ainda assim, se elas forem estranhas ou não condizerem com as funções e recursos do aplicativo, é melhor não instalar o app.


3. Verifique as análises e reputação do app

Outra maneira de ter certeza de que seu aplicativo não é perigoso é sempre verificar a reputação (quantidade de estrelas dadas ao app) e suas análises na loja Google Play (ou na loja de apps da Amazon). Você pode encontrar muita gente dando 5 estrelas sem escrever nada sobre o app, mas se ler as análises com atenção, pode ser possível achar usuários que relatem os verdadeiros problemas do aplicativo.

Reclamações sobre o app travando ou não funcionando direito em dispositivos específicos são completamente normais, mas o que deve chamar sua atenção é se alguém falar sobre vírus, malwares ou algum tipo de comportamento estranho por parte do aplicativo.

4. Reporte apps suspeitos ao Google

apps seguros AndroidSe instalar um app e perceber qualquer coisa suspeita nele, como algum tipo de vírus ou se ele trouxe reais problemas ao seu dispositivo, é possível reportá-lo ao Google. Para fazer isso, é só ir na página do aplicativo na loja Google Play e procurar “Informações adicionais” (isso está sempre no fim da página).

Lá, é só clicar em “Sinalizar como impróprio” para ser levado à outra janela do Google para dizer quais problemas você teve com aquele aplicativo em questão. É uma maneira de deixar outros usuários mais seguros e impedir eles tenham os mesmos problemas que você.

5. Não confie em apps que oferecem benefícios

Isso não acontece tanto nos aplicativos que estiverem disponíveis em lojas confiáveis, sendo algo mais comum em apps distribuídos em sites da internet. Geralmente, são aqueles que prometem apps pagos de graça ou maneiras de habilitar recursos pagos em seus jogos favoritos sem que você tenha que pagar nada.

Não confie em nenhum destes aplicativos! Alguns deles podem até funcionar de uma maneira ou outra, mas a maioria só quer se aproveitar para que você instale o app modificado em seu dispositivo. Muitos até exigem que o root seja feito em seu smartphone ou tablet, algo que você não deve fazer sem ter algum tipo de conhecimento sobre o assunto.

6. Confira o número de usuários

Existem muitos aplicativos realmente bons que ainda não têm muitos usuários, mas isso acaba sendo algo meio raro hoje em dia. No geral, apps que se destacam por sua qualidade acabam sendo compartilhados de maneira muito rápida e são baixados por mais gente.

Isso deve ser algo a ser considerado quando você for instalar algo, já que se o app não tiver nem mil downloads, pode ser melhor reconsiderar. O maior problema de casos assim, é que você acaba não tendo muita referência de outros usuários e fica sem saber se o app é suspeito ou não.

Leia também: Os 15 smartphones Android com a melhor câmera

7. Use um antivírus

avast app de androidPor fim, temos uma das dicas mais óbvias, porém uma das mais úteis também. O antivírus é sempre necessário porque mesmo com todas estas precauções, é possível acabar instalando um aplicativo malicioso sem saber. Existem muitos apps que sabem disfarçar suas intenções, o que explica a quantidade de vírus que é possível encontrar na Google Play.

Caso esteja em dúvida sobre qual antívirus baixar e instalar em seu dispositivo, não precisa se preocupar, nós já listamos alguns dos melhores apps do tipo para Android neste artigo. É claro que os antivírus podem não ser perfeitos, mas se você os combinar com as outras dicas que demos hoje, é possível deixar seu Android bem mais seguro.

Gostou das nossas recomendações de segurança de como saber se um app de Android é perigoso? Então deixe seu comentário dizendo se já está colocando nossas dicas em prática em seu dispositivo e se elas estão funcionando!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Murilo 9 de novembro de 2015 14:06

    Ótimas dicas, eu mesmo sigo todas e nunca tive problemas. Alguns amigos meus andaram tendo problemas no celular. Aliás, recomendo o psafe, é o antivírus que eu uso e é bem completo. Tem até antifurto.

Voltar ao topo