7 dicas para salvar um smartphone danificado por água
19 de novembro de 2015
Nenhum Comentário
7 dicas para salvar um smartphone danificado por água
7 dicas para salvar um smartphone danificado por água

7 dicas para salvar um smartphone danificado por água

Nenhum Comentário

Deixar um smartphone cair na água deve ser o pesadelo de muita gente, exceto por quem já possui um modelo à prova d’água, é claro. De qualquer forma, em momentos assim, é muito difícil de saber como agir ou o que se deve fazer para salvar seu aparelho. Isso vale especialmente para quem não tem certeza de que danos foram causados pela água ou que resistência o seu dispositivo possui.

Só que em vez de se desesperar, há algumas coisas específicas que você pode fazer logo depois do acidente para garantir a sobrevivência de seu dispositivo. É claro que cada caso é diferente, mas aconselhamos que você leia atentamente as nossas dicas para salvar um smartphone danificado por água. Confira nossas principais sugestões na lista logo abaixo!

Leia também: 9 melhores gerenciadores de arquivos para Android

1. O que não fazer

smartphone na água

As primeiras coisas que você tem que saber são exatamente aquelas que não se deve fazer para piorar a situação no primeiro momento: Não ligue-o se ele estiver desligado, algo que as pessoas provavelmente fariam instintivamente, e nem pressione qualquer outro botão.

Não balance o aparelho de forma alguma e nem tente abri-lo, já que isso pode simplesmente espalhar a água para lugares que ela não atingiu. Também não tente soprar, usar secadores ou esquentar o smartphone, isso pode piorar muito a situação. Se possível, desligue o aparelho para garantir que ele não fique funcionando enquanto estiver molhado. Só tome cuidado se tiver que pressionar qualquer botão físico no aparelho.

2. Desligue o smartphone

Sabendo desses detalhes, a primeira coisa que você vai querer fazer é desligar o smartphone, como já mencionamos acima. Esta é a única situação em que você deve pressionar qualquer botão nele, como também mencionamos no tópico anterior. Isso precisa ser feito o mais rápido possível, então aja assim que estiver com o aparelho em mãos.

Esta é uma maneira de prevenir outros problemas causados pela água, então saiba que o aparelho terá que ficar desligado por um bom tempinho.

3. Retire a bateria

bateria do android

Com ele desligado, retire qualquer capa de proteção que você possa estar usando no smartphone e remova a bateria , seus cartões SIM e cartões de memória. Isso obviamente vai impedir que mais dano seja causado nestes itens específicos. A remoção da capa também impede que fique água acumulada em algum canto do aparelho.

Se você tiver um iPhone ou outro tipo de smartphone cuja bateria não pode ser retirada, então pelo menos remova o resto dos itens assim que possível. Isso inclui qualquer outro tipo de acessório que não tenha sido mencionado antes.

4. Absorva o excesso

Depois de seguir o passo anterior, pegue um pano seco e gentilmente tente absorver o excesso de água. Você não deve esfregar o pano no smartphone, já que isso só vai empurrar mais água para lugares que ela não atingiu ainda e causará mais danos.

Faça isso com bastante paciência e tente absorver o máximo que conseguir, especialmente de cantos menores ou mais estreitos. Você não vai conseguir tirar toda a água e umidade, mas já é um bom avanço. O ideal é que use um pano bem absorvente para essa tarefa, assim terá mais facilidade.

5. Coloque o aparelho no arroz

Com isso, nos resta o passo menos convencional: coloque o smartphone em um saco cheio de arroz. Pode parecer estranho, mas o arroz cru é perfeito para absorver toda a umidade que ainda está em seu dispositivo e que você não conseguiria tirar manualmente.

O ideal é deixar o aparelho no arroz por pelo menos um ou dois dias, para ter certeza de que ele vai ficar realmente seco. Neste período, nem tente tirá-lo de lá ou usá-lo de forma alguma.

6. Tente ligá-lo ou carregá-lo

android danificadoDepois desses dois dias secando e descansando, está na hora de verificar o estado do seu smartphone pela primeira vez. Verifique se ele está bem seco para então colocar a bateria e seu cartão SIM de volta. Por fim, tente ligá-lo para ver o que acontece.

Se ele não ligar, tente carregá-lo por algum tempo. Se ele nem estiver carregando, pode ser que a bateria tenha sido danificada. Neste caso, tente usar uma outra bateria para saber se o smartphone está funcionando pelo menos. Ele mesmo assim ele não ligar, é quase certo que o aparelho realmente ficou muito danificado, sendo necessário levá-lo à assistência técnica o quanto antes.

7. Fique de olho nos próximos dias

Caso ele tenha ligado normalmente, você realmente teve muita sorte do dano não ser tão profundo. Mesmo assim, é extremamente importante que você tenha muito cuidado com seu smartphone nos próximos dias. Use-o de forma moderada e teste-o de diferentes maneiras para ver se está tudo em ordem.

Uma boa dica é tentar ouvir uma música ou um vídeo para ver se os alto-falantes não foram danificados pela água. De resto, vá usando o dispositivo normalmente e tenha mais cuidado quando estiver perto da água, já que ele pode não sobreviver a outro incidente desses.

Salvou o seu smartphone danificado por água com essas dicas?

E aí, gostou das nossas dicas de como salvar seu smartphone dos perigos da água? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo se elas te ajudaram a arrumar seu aparelho. Se tiver qualquer outra dica sobre o assunto que não tenha visto em nossa lista, não esqueça de compartilhá-la conosco.

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo