15 dicas essenciais para tirar fotos no Android
27 de dezembro de 2017
Nenhum Comentário
15 dicas essenciais para tirar fotos no Android
15 dicas essenciais para tirar fotos no Android

15 dicas essenciais para tirar fotos no Android

Nenhum Comentário

Há dezenas de aplicativos que prometem melhorar as fotos que você tira com seu smartphone, mas tudo o que você realmente precisa é aprender a usar sua câmera efetivamente. Existem várias maneiras de melhorar suas fotografias no Android e usando apenas os recursos disponibilizados no seu dispositivo. Caso esteja curioso, basta conferir algumas das nossas principais dicas para tirar fotos no Android com mais qualidade e sem muito esforço. A lista completa pode ser vista logo abaixo!

Leia também: Os 9 melhores aplicativos para criar GIFs no Android

1. Mude a resolução

samsung camera

A maioria dos smartphones atuais conta com resoluções Full HD ou mesmo 4K para suas imagens e vídeos, mas geralmente uma resolução ativada por padrão é bem menor. Isso ajuda suas fotos a não tomarem muito espaço de armazenamento no seu dispositivo, mas faz com a qualidade seja obviamente pior.

Felizmente, basta ir nas configurações do aplicativo da câmera e mudar a resolução para o máximo possível. Na maioria dos casos, basta abrir a câmera e você encontrará essa opção lá mesmo.

2. Mantenha a lente limpa

Muita gente não presta atenção em um dos aspectos mais importantes da câmera do smartphone: sua lente. Apesar dela ficar protegida por um vidro na parte traseira, você sempre precisa conferir se o vidro em si está bem limpo.

Qualquer tipo de sujeira, poeira ou marca de dedo pode atrapalhar suas fotos, então sugerimos que limpe o vidro da lente com bastante cuidado.

3. Ajuste o foco manualmente

Muitos smartphones oferecem um recurso de foco automático, o que pode atrapalhar suas fotos. Isso acontece quando o dispositivo teima em focar no lugar errado e deixa as pessoas ou objetos principais totalmente borrados.


Para cuidar disso, você pode ativar o foco manual ou clicar na tela para apontar onde quer a câmera foque. Em alguns aparelhos, isso pode ser mais difícil,  então é sempre bom pesquisar exatamente como fazer isso no seu modelo específico.

4. Tire várias fotos seguidas

Não dá para tirar apenas uma foto de algo e esperar que ela fique perfeita, então aconselhamos que tire o máximo do fotografias seguidas de uma mesma situação. Desta forma, você poderá analisar todas elas com calma e escolher a melhor.

Isso é algo que maioria dos fotógrafos fazem e até mesmo quem gosta de tirar selfies acaba fazendo sem perceber. A dica é fazer esse processo em todas as suas fotos, mas não esqueça de apagar o excesso depois para não lotar o armazenamento do smartphone.

5. Use acessórios

acessorios para fotos

Embora você não precise de aplicativos adicionais para tirar excelentes fotos, alguns acessórios podem te ajudar bastante. Há diversos itens de fotografia especificamente feitos para smartphones modernos, como lentes especiais, suportes ou até maneiras de dar zoom manualmente. Neste caso, depende mais do tipo de foto que você está querendo fazer com seu dispositivo.

6. Use as duas mãos

A menos que esteja fazendo uma selfie, é importante usar as duas mãos para tirar suas fotos com um smartphone. Isso te ajuda a dar bem mais firmeza e conseguir um enquadramento melhor. Fora que ao usar apenas uma mão, você pode acabar tremendo o smartphone bem na hora de apertar o botão de captura.

7. Use a grade de enquadramento

Quase todos os smartphones atuais possuem a opção de adicionar uma grade na tela para que você tenha uma noção melhor do enquadramento das suas fotos. Desta forma, é possível ajustar melhor o ângulo das suas fotos e decidir o que pode ficar centralizado (especialmente em paisagens). Também é uma boa maneira de impedir que as pessoas ou objetos da sua foto fiquem tortas ou com partes faltando sem querer.

8. Tire fotos na horizontal

Muitas pessoas ainda insistem em tirar fotos na vertical para para capturar um objeto maior ou mesmo uma pessoa de corpo inteiro. A menos que isso seja absolutamente necessário, recomendamos que sempre faça suas fotos e vídeos da horizontal.

Você terá mais opções de enquadramento e poderá incluir um pouco mais do cenário à sua volta, o que geralmente resulta em uma composição bem mais interessante. Fora que isso também ajuda na hora de visualizar fotos de outras formas, seja na TV, computador ou até mesmo se elas forem impressas.

9. Ajuste a distância

Você pode seguir todas as dicas desta lista, mas ainda é possível estragar uma foto se você não acertar a distância da câmera e do objeto fotografado. Ficar muito perto ou muito longe acaba sendo um grande problema, mas também pode ser difícil de perceber a distância perfeita sem testar antes.

Por isso, nossa dica é que experimente distâncias diferentes de uma mesma foto sempre que possível e faça várias imagens para ir ganhando uma noção melhor de espaço.

10. Observe os objetos de fundo

camera

Algo bem comum de se ver em fotos mais casuais são objetos desnecessários aparecendo no fundo da foto, algo que tira o foco do que você realmente queria mostrar na imagem.

Ao ajustar o enquadramento, já comece a prestar a atenção nisso e remova o que achar necessário. Só não vá tirar absolutamente tudo o que encontrar pela frente, já que certos objetos podem ajudar a criar um senso de profundidade na imagem.

11. Aproveite a luz natural

Um dos elementos que faz uma foto ser fantástica é a sua iluminação, especialmente quando ela consiste de luz natural. Por mais que algumas situações necessitem de luz artificial, recomendamos que sempre experimente algumas alternativas com a iluminação real do lugar da foto.

Outra dica é que evite luzes fortes diretamente no objeto da foto (a menos que o objetivo seja uma super exposição deste objeto) e que use as sombras ao seu favor.

12. Evite o Flash

Por mais tentador que seja usar o flash da sua câmera, é mais do que recomendado que você evite o seu uso sempre que possível. O flash muda a cor real dos objetos e pessoas, faz o segundo plano desaparecer da foto na maioria das vezes, deixa a iluminação artificial, cria sombras em lugares estranhos e ainda pode deixar o rosto de uma pessoa com efeitos meio bizarros.

O flash está lá para ser usado apenas em emergências, mas sempre pode ter uma solução bem melhor disponível. Em todo caso, a iluminação natural ou mesmo uma foto mais escura pode gerar resultados melhores.

13. Evite o Zoom

O zoom de smartphones é outro recursos que deve ser evitado a todo custo. Como ele não é um zoom verdadeiro, você só estará ampliando a imagem e não aproximando a lente do objeto.

Isso faz com a imagem fique distorcida, conte com menos detalhes e apresente uma resolução bem menor. Atualmente, há alguns smartphones que estão oferecendo um pouco de zoom real, mas geralmente ele é mínimo e encontrado raramente.

14. Ative o HDR

A maioria dos smartphones atuais conta com o recurso HDR, que pode melhorar bastante a qualidade das suas fotos. Ele te ajuda a conseguir um ótimo contraste, cores mais vibrantes e um detalhamento bem melhor que o normal.

Para fazer isso, ele tira três fotos automaticamente em diferentes níveis de exposição para combinar seus em melhores aspectos e então apresentar o resultado de maior qualidade. Fotos feitas com este recurso demoram um pouco mais, mas valem a pena.

15. Use a perspectiva ao seu favor

dicas de fotos Android

Por fim, recomendamos que não se limite a tirar fotos que só passem uma sensação plana ou reta demais. Brinque com a perceptiva do local, especialmente se for uma foto de um cenário e não de pessoas ou objetos.

Para fazer isso, você pode experimentar ângulos diferentes ou distâncias menos uniformes de um objeto para outro. É claro que isso não funciona bem para todo tipo de foto, então é questão de testar o que dá certo.

Gostou das dicas para tirar fotos no Android?

Deu para aproveitar a nossa lista de sugestões para saber como tirar fotos no Android com mais qualidade? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou.





Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo