As 15 dicas essenciais para vender um celular antigo
12 de janeiro de 2018
Nenhum Comentário
As 15 dicas essenciais para vender um celular antigo
As 15 dicas essenciais para vender um celular antigo

As 15 dicas essenciais para vender um celular antigo

Nenhum Comentário

Quando se está considerando comprar um smartphone novo, uma das melhores táticas para se conseguir mais dinheiro é vender seu celular antigo. Apesar de nem sempre ser possível vender um smartphone usado por um preço tão alto, ainda é melhor do que deixar o dispositivo simplesmente guardado. É claro que existem algumas maneiras de chamar mais a atenção dos consumidores e de conseguir vender o celular de maneira mais rápida e fácil. Você pode conferir nossas principais dicas logo abaixo!

Leia também: Os 30 melhores apps para Android Oreo

1. Verifique as condições do celular

vender smartphone

Antes de pensar em vender seu celular antigo, você precisa ter noção sobre as condições gerais dele. Caso ele esteja com algo quebrado ou simplesmente em mal estado, é bem improvável que alguém vá querê-lo.

Por isso, recomendamos que o inspecione bem e saiba exatamente suas possíveis vantagens e desvantagens. Se tiver dúvidas, é uma boa ideia pedir que um amigo com mais conhecimentos sobre o assunto dê uma olhada geral do dispositivo.

2. Pesquise sobre o modelo

Outra coisa bem importante para se fazer antes de vender um celular antigo é pesquisar mais sobre seu modelo específico. Desta forma, você terá uma noção melhor sobre ele e se há algum tipo de interesse por parte dos consumidores no geral.

Uma boa maneira de fazer isso é olhar anúncios já existentes do mesmo modelo do seu smartphone. Além de ter uma perspectiva melhor sobre o aparelho, também será possível ver o preço atual cobrado por ele.

3. Faça backup

Se realmente for vender seu smartphone usado, você já deve ir se preparando para realizar um backup nele. Desta forma, você poderá salvar todos os seus arquivos e informações que estiverem armazenados no aparelho.


Isso também faz com que seja relativamente fácil de restaurar esses dados no aparelho novo. Você pode usar o próprio backup do Google ou procurar aplicativos específicos como recomendamos neste link.

4. Apague os dados do celular

Com o seu backup já realizado no celular, é hora de apagar os dados que ainda estiverem no smartphone. Isso impedirá que o futuro dono do dispositivo tenha acesso a suas informações ou arquivos antigos.

Obviamente, isso vai garantir bem mais segurança e protegerá sua privacidade. Felizmente, todos os smartphones atuais possuem uma opção específica para formatar suas memórias.

5. Identifique possíveis problemas

celular antigo

Com o smartphone devidamente restaurado, você poderá ter uma noção melhor de se ele funcionando bem. Teste seus recursos básicos, verifique se todos os botões físicos estão respondendo seus comandos e anote qualquer problema que aparecer.

Dizemos isso porque será algo importante de informar aos possíveis compradores, especialmente se eles tiverem dúvidas específicas sobre o aparelho. Desta forma, você evita problemas na hora da venda e acaba passando uma sensação mais confiável.

6. Limpe o celular

Outro passo bem necessário antes da venda é a limpeza do seu smartphone. Considerando o tamanho dos aparelhos atuais, esta não é uma tarefa trabalhosa e ainda é algo que pode atrair mais compradores.

Há vários produtos específicos para a limpeza de produtos eletrônicos que podem te ajudar nisso. Uma boa limpeza do celular pode deixá-lo parecendo mais novo, então não deixe de fazer isso.

7. Tire fotos dele

Com o smartphone restaurado e limpo, é hora de preparar algumas fotos interessantes para que você possa mostrá-lo para os possíveis compradores.

Tire fotos com uma boa iluminação e de diversos ângulos, não esquecendo de mostrar os arranhões ou marcas de uso que o aparelho possa ter. Desta forma, o comprador saberá exatamente o receberá e não poderá reclamar injustamente depois.

8. Inclua acessórios

Se ainda tiver alguns acessórios do aparelho, considere vendê-los também. Isso pode incluir películas protetoras, capas, carregadores portáteis, etc.

Se possível, trate a maioria desses acessórios como um brinde em vez de comprar um preço extra por eles. Desta forma, os consumidores terão um motivo a mais ao considerar o seu anúncio.

9. Cobre um preço justo

Com isso tudo feito, é hora de decidir qual o preço que será cobrado pelo seu smartphone antigo. Leve em consideração o preço cobrado em outros anúncios similares, o tempo de uso do aparelho, os possíveis problemas que ele tem e os eventuais pedidos de desconto dos compradores.

10. Tente vender para conhecidos

vender celular

Antes de anunciar o celular na internet, pode ser uma boa ideia ver se alguns de seus amigos, familiares ou conhecidos estão interessados no aparelho.

Considerando que a pessoa pode conferir o smartphone ao vivo e ainda pode combinar o pagamento de forma segura, esta acaba sendo uma excelente primeira opção.

11. Anuncie na internet

Se não encontrar um conhecido que esteja interessado no seu smartphone antigo, então a melhor alternativa é vendê-lo através da internet mesmo.

Para isso, você pode usar sites como o Mercado Livre ou no OLX, nos quais dá para fazer anúncios de graça e conseguir uma boa visibilidade facilmente. Se preferir, você pode até pagar uma pequena taxa para garantir benefícios como pagamento sem juros para o comprador, por exemplo.

12. Faça uma boa descrição

Ao fazer seu anúncio na internet, não esqueça de mencionar todos os problemas que encontrou no aparelho durante sua inspeção. Este é um dos aspectos mais importantes para que o comprador não te qualifique negativamente depois.

Também fale sobre o tempo de uso, se está incluindo acessórios e qualquer outra informação que ache pertinente para a venda do aparelho. Isso deixará o anúncio mais completo e passará mais confiança aos compradores.

13. Tire as dúvidas dos interessados

Com seu anúncio ativo, diversas pessoas aparecerão interessadas no seu aparelho, mas elas também terão diversas dúvidas sobre ele. Nesta etapa, tenha paciência e responda tudo com bastante clareza, mesmo que as respostas já estejam na descrição do produto.

Isso ajudará o consumidor a se decidir de maneira mais rápida, seja positivamente ou não. Fora isso, outros interessados poderão ver suas respostas e isso pode influenciar suas decisões

14. Considere diferentes ofertas

Não há dúvidas de que você encontrará consumidores querendo descontos no produto oferecido, então você já deve pensar nisso na hora que for determinar o preço inicial.

De qualquer forma, mantenha a mente aberta para possíveis ofertas e aceite aquelas que achar mais interessantes. Não vale a pena ficar com o smartphone anunciado por meses só porque você quer que alguém aceite o preço original estabelecido

15. Cuidado no envio

android

Se conseguir vender seu celular antigo, há um passo que você deve seguir: ter o máximo de cuidado possível na hora do envio do aparelho para o comprador.

Inclua tudo o que foi prometido no anúncio e embale o conteúdo com o bastante proteção. Se possível, até faça o seguro do pacote para garantir que o dinheiro não seja perdido se alguma coisa acontecer com ele.

Leia também:

Gostou das dicas para vender seu celular antigo?

Deu para aproveitar nossas principais dicas e sugestões para vender o seu celular antigo com mais facilidade? Não deixe de conferir também nossos guias de vendas para aparelhos específicos como o LG G5, o Nexus 5 ou o Zenfone 2!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo