16 dicas para reduzir o uso do plano de dados no Android
13 de novembro de 2016
Nenhum Comentário
16 dicas para reduzir o uso do plano de dados no Android
16 dicas para reduzir o uso do plano de dados no Android

16 dicas para reduzir o uso do plano de dados no Android

Nenhum Comentário

Considerando o quanto usamos a internet nos dias atuais, é difícil de encontrar alguém que não acabe usando um plano de dados 3G ou 4G para se conectar quando não há redes Wi-Fi por perto. Apesar de ser algo muito útil, esta não é uma prática muito barata no Brasil, tendo em vista que os preços são abusivos e a quantidade de internet oferecida é bem baixa. Isso acaba levando as pessoas a gastarem sua franquia inteira em um dia sem saber, o que resulta em mais dinheiro gasto se quiser continuar navegando. Felizmente, há algumas maneiras de diminuir este uso e aproveitar seu 3G por muito mais tempo no Android.

Para conferir algumas dicas valiosas de como fazer isso, basta conferir nosso artigo abaixo para aproveitar nossas principais sugestões!

Leia também: 8 melhores apps offline do Android

1. Restrinja o uso de dados em segundo plano

Samsung Galaxy S7

A nossa primeira dica também é uma das mais valiosas: simplesmente restrinja o uso de dados de aplicativos em segundo plano. Você pode nem perceber, mas vários apps (especialmente os de rede sociais) ficam se atualizando constantemente para ver se há novas notificações ou mensagens.

Isso é bom se você realmente estiver esperando algo importante, mas pode acabar sua franquia rapidamente em alguns casos. Recomendamos que você desative o recurso pelo menos nos apps que não precisar tanto assim. Você pode conferir como fazer isso em detalhes neste tutorial.

2. Só baixe arquivos no Wi-Fi

Muitas pessoas nem pensam nisso, mas baixar arquivos enquanto usa o 3G ou 4G é uma das formas mais fáceis de acabar com ele em poucos minutos. Isso vale para fotos, vídeos, documentos e tudo mais que puder imaginar. Se estiver se perguntando, isso vale para os arquivos que recebe no WhatsApp, por exemplo.

Por mais que queira baixar algo, evite essa prática enquanto estiver no plano de dados e deixe isso para quando conseguir se conectar ao Wi-Fi.


3. Não atualize apps

Falando em downloads, também recomendamos que você não atualize seus aplicativos e jogos enquanto estiver usando o 3G. Hoje em dia, a maior parte dessas atualizações são enormes e podem sugar a sua franquia em poucos minutos.

Muita gente deixa a opção de atualizações automáticas, o que faz com elas sejam baixadas sem que você tenha que fazer nada. Para impedir que isso aconteça com o plano de dados ativado, você pode conferir este tutorial.

4. Restrinja os apps que usam o 3G

novidades do galaxy s7

Na nossa primeira dica, falamos sobre restringir o uso de dados em segundo plano, mas você também pode optar por não permitir que alguns deles usem o seu 3G. Esta medida pode parecer um pouco mais extrema, mas é uma boa opção para economizar a sua franquia. Para saber como fazer este procedimento, basta conferir nosso tutorial neste link.

5. Evite usar muitos apps que exigem conexão

Se não quiser começar a ficar restringindo seus aplicativos, temos uma dica mais simples mas que depende mais de você. Simplesmente evite utilizar apps que exigem conexão ou que precisam de recursos da rede para funcionar apropriadamente.

Isso vale especialmente para redes sociais, apps de mensagem, navegadores, etc. Não é necessário deixar de usar tudo, apenas use seu bom senso e utilize os apps que realmente precisar.

6. Não assista vídeos em alta qualidade

Vídeos são os piores inimigos do seu plano de dados, especialmente se forem assistidos em alta qualidade. Eles precisam fazer download de informação para serem carregados, o que vai gastando sua franquia constantemente e sem que você perceba.

Se realmente precisar ver um vídeo, opte pelos mais curtos e selecione uma qualidade baixa. Pode não ser tão bom, mas garante que sua franquia dure mais.

7. Não ouça música por streaming

Android

Como já deve ter imaginado, ouvir música por streaming também não é uma boa ideia enquanto estiver usando o 3G ou 4G. A boa notícia é que a maioria dos serviços de música por streaming oferece um modo offline em suas versões pagas.

Querendo ou não, pagar por um app premium desses pode ser bem mais barato do que um pacote de dados com uma franquia maior de internet.

8. Procure por pontos de Wi-Fi

O mais comum é se use o plano de dados em lugares públicos ou quando se está sem Wi-Fi em casa. Até aí tudo bem, mas não faz mal tentar encontrar um ponto grátis de Wi-Fi antes de ligar o 3G e começar a gastar sua franquia sem necessidade.

Muitos restaurantes, faculdades, shoppings e até ônibus oferecem pontos de Wi-Fi grátis hoje em dia, então não custa nada perguntar ao estabelecimento se é possível usar a internet de lá.

9. Dê preferência aos mapas offline

Em vez de gastar sua internet móvel consultando o Google Maps na rua, você pode se antecipar e fazer uma verão offline da região que mora ou costuma frequentar. Este procedimento é rápido, simples e pode ser feito em cada vez mais lugares.

A opção está disponível no próprio app do Google Maps e esses mapas offline costumam ficar armazenados no seu smartphone por meses. Se quiser, pode conferir nosso tutorial sobre isso neste link.

10. Use um navegador econômico

plano de dados android

Não há problema algum em navegar pela internet enquanto se usa o 3G, afinal, esta é um dos grandes motivos para as pessoas contratarem essas franquias. Mas aqui vai uma dica para otimizar seu uso de dados enquanto visita seus sites favoritos: use um navegador mais econômico.

Os apps do Google Chrome e Firefox são ótimos para usar no Wi-Fi, mas podem ser um pouco pesados no 3G. Se quiser uma recomendação, o Opera Mini é muito bom, leve e rápido de usar. Você pode baixá-lo neste link.

11. Use versões leves de apps

Muita gente não sabe, mas muitos aplicativos já oferecem versões leves para serem usadas por quem possui uma conexão lenta de internet ou por quem utiliza bastante o 3G ou 4G. Apps assim oferecem menos recursos que os originais, mas possuem todas as funções principais que as pessoas precisam.

Um bom exemplo disso é o Facebook Lite, uma versão bem mais leve e econômica da rede social. Há outros apps do tipo por aí que você pode pesquisar de acordo com seu gosto e necessidade.

12. Cuidado com emails

Lembra que mencionamos que há aplicativos que ficam se atualizando em segundo plano para checar se há novidades? Os apps de email são os que mais fazem, mas pelo bom motivo de verificarem se há novas mensagens para você.

Caso não esteja esperando um email realmente importante, recomendamos que desative a opção temporariamente no app ou reduza o tempo que ele demora para verificar as novas mensagens.

13. Desative o backup de fotos

O aplicativo Google Fotos costuma verificar e fazer backup da maioria das suas fotos em seu serviço da nuvem, que é gratuito. Isso é ótimo para economizar espaço de armazenamento do seu dispositivo Android, mas péssimo se você quiser economizar sua internet móvel.

Felizmente, isso pode ser desativado facilmente ao abrir o app e clicar no botão “backup” ao lado de suas fotos. Basta fazer o mesmo procedimento para ativar o recurso novamente quando estiver usando o Wi-Fi.

14. Desative a sincronização com serviços de nuvem

android

Já que mencionamos o backup do Google, vale falar sobre outros serviços da nuvem em geral. Muitos deles possuem recursos de sincronização dependendo de como você os configurou, então vale a pena checar que funções estão ativadas para o modo 3G.

Pode dar um trabalhinho dependendo de quantos apps deste tipo você usa, mas é melhor do que ficar gastando sua franquia à toa.

15. Não jogue games online

Assim como recomendamos que não use aplicativos que exigem ou precisam da internet para funcionarem, também é necessário evitar os jogos online. Hoje em dia, eles são cada vez mais comuns, sendo que muitos fazem isso para impedir que os usuários usem truques ou versões modificadas dos games.

Nossa dica para isso é que você baixe alguns jogos com um modo estritamente offline para garantir que possa jogar algo nos momentos de tédio e sem Wi-Fi.

16. Use apps para monitorar seu uso de dados

Por fim, você pode usar aplicativos que analisam seu uso de dados e permitem que você monitore e melhore a maneira que utiliza o 3G no geral.

Há muitas opções disponíveis, mas você pode conferir algumas das melhores nesta lista com nossas próprias sugestões!

Conseguiu economizar o 3G no Android?

Deu para aproveitar nossas dicas para começar a economizar o seu plano de dados no Android? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo se deu tudo certo ou se ficou com alguma dúvida.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo