12 dicas para tirar fotos em movimento
8 de agosto de 2018
Nenhum Comentário
12 dicas para tirar fotos em movimento
12 dicas para tirar fotos em movimento

12 dicas para tirar fotos em movimento

Nenhum Comentário

Está cada vez mais simples conseguir fotografias de qualidade com smartphones, mas ainda há alguns tipos fotos que são complicadas de tirar. Isso inclui as fotos em movimento, que requerem um controle maior do fotógrafo, algo que nem sempre é possível com câmeras de dispositivos móveis. Felizmente, ainda há algumas dicas que você pode seguir para tirar fotos em movimento com qualidade e sem depender apenas de controles manuais da sua câmera. Você pode conferir nossas sugestões logo abaixo!

Leia também: 10 aplicativos para transformar fotos em vídeos

1. Se prepare antes

tirar-fotos-em-movimento-preparacao

Considerando o quanto pode ser complexo tirar fotos em movimento, nossa primeira dica é bem simples. Você deve se preparar ao máximo antes de tirar esse tipo de foto.

Se você já sabe que vai querer fotografar algo em movimento, prepare o ambiente, a iluminação, os objetos, as pessoas, o plano de fundo, etc. É claro que nem sempre possível cuidar de tudo isso, mas é uma das melhores maneiras de garantir uma sessão de fotografia com qualidade.

2. Tenha uma boa iluminação

Como mencionamos acima, uma boa iluminação é bem importante para as suas fotos. Na verdade, esse é um dos maiores fatores para quem quer tirar uma foto em movimento em um smartphone.

Em muitos casos, é a quantidade de luz que vai determinar a velocidade do obturador do seu dispositivo na hora da foto. Se estiver tentando capturar um objeto específico se movimentando, é isso que vai te ajudar.

3. Tire várias fotos em sequência

Uma maneira de garantir uma boa foto em movimento é tirar diversas fotos em sequência. Isso é possível com o modo conhecido como “Burst”, que é encontrado em diversos smartphones Android e também no iPhone.

É claro que você pode recorrer a aplicativos que fazem isso especificamente se preferir. A vantagem é que você acaba com dezenas ou centenas de fotos do mesmo momento para escolher a melhor delas.

4. Movimente a câmera

Muita gente fica com a câmera parada esperando o objeto se movimentar, mas você também pode se mover. Isso pode ser feito para conseguir ângulos diferente ou para focar especificamente em algo, por exemplo.

Nossa dica é que combine isso com o modo Burst que mencionamos acima. Desta forma, você não precisa ficar apertando botão do aparelho para fotografar toda hora.

5. Não use o Auto-Foco

Muitos smartphones contam com o recurso de Auto-Foco para auxiliar seus usuários, mas nunca o use para tirar fotos em movimento. Isso só vai te atrapalhar, já que o foco provavelmente vai ficar mudando sem o seu controle.

Caso não dê para desligar o auto-foco no app nativo de câmera do seu aparelho, é melhor até instalar outro aplicativo. O foco manual é extremamente importante quando o objeto principal se move de maneira imprevisível na frente da câmera.

6. Use o HDR

tirar-fotos-em-movimento-hdr

O modo HDR também já está presente na maioria dos smartphones atuais, então nossa dica é que sempre o deixe ligado. Isso vai te ajudar a capturar fotos mais coloridas, com melhor contraste e mais nitidez.

Como tirar fotos em movimento acaba sendo algo complicado, essas outras qualidades podem te ajudar a conseguir um resultado melhor. Vale mencionar que há aplicativos de câmera que também tem suporte para HDR.

7. Objeto borrado

Há duas maneiras interessantes de tirar fotos em movimento. Uma delas é deixando o objeto em movimento borrado e o cenário de fundo totalmente em foco.

Um exemplo disso seria borrar o movimento de carros em alta velocidade enquanto as árvores por perto permanecem totalmente paradas. Isso dá uma grande sensação de movimento em relação ao plano de fundo e não é difícil de conseguir.

8. Fundo borrado

A outra maneira interessante de tirar suas fotos envolve o contrário do que foi proposto acima. Desta forma, você deve focar em um objeto/pessoa enquanto o cenário de fundo apresenta movimento e fica borrado.

Isso pode ser feito ao focar em uma pessoa parada no metrô enquanto um vagão passa por ela em alta velocidade, por exemplo. O resultado fica muito legal e dá um efeito diferente na sua foto.

9. Use o slow motion

Caso prefira, você pode usar o recurso de slow motion para conseguir as fotos que deseja. Muitos smartphones já contam essa opção de forma nativa, mas também há aplicativos para recriar o efeito.

Com o slow motion, você cria vídeos com um movimento devagar e pode separar o frame exato que quer transformar em fotografia. Esta acaba sendo uma maneira mais simples de lidar com o assunto.

10. Use apps específicos

É claro que você pode usar alguns aplicativos específicos para tirar fotos em movimento. Existem apps para fazer grande parte do que mencionamos nessa lista de forma automática, embora o resultado nem sempre seja tão bom. Nossas maiores recomendações são o iMotion para iPhones e o YI Action para smartphones Android.

11. Use acessórios

Há muitos acessórios para tirar fotos melhores com smartphone atualmente. Isso inclui tripés, lentes diferentes e até dispositivos que tiram a foto sem você precisar ficar segurando o aparelho.

Isso pode te ajudar tanto a capturar o objeto em movimento de uma distância maior, como também evita que as fotos fiquem tremidas. O melhor é testar acessórios diferentes dependendo da situação, é claro.

12. Use a distância ao seu favor

tirar-fotos-em-movimento-distancia

Dependendo do que você quer capturar, pode ser melhor ficar mais perto ou longe do objeto em movimento. Quanto mais longe estiver, mais lento o movimento parecerá e vice-versa.

Use esse conhecimento ao seu favor dependendo do efeito que quiser na sua foto. Nossa sugestão é que teste algumas distâncias diferentes antes de partir para a sessão de fotos.

Leia também no AppTuts:

Gostou das dicas para tirar fotos em movimento?

Deu para aproveitar as nossas sugestões para saber como tirar fotos em movimento com qualidade? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou!

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo