20 dicas para tirar fotos profissionais com o celular
9 de agosto de 2018
Nenhum Comentário
20 dicas para tirar fotos profissionais com o celular
20 dicas para tirar fotos profissionais com o celular

20 dicas para tirar fotos profissionais com o celular

Nenhum Comentário

É difícil encontrar alguém que não costume tirar fotos com seu smartphone hoje em dia. Considerando que as lentes desses dispositivos estão cada vez mais avançadas, também já não há muitos motivos para investir em uma câmera por si só. Felizmente, também já é possível tirar fotos profissionais com o celular com mais facilidade. Se estiver curioso para saber como você pode fazer isso, basta conferir as nossas principais dicas na lista abaixo!

Leia também: 12 dicas para tirar fotos em movimento

1. Verifique a resolução

tirar-fotos-profissionais-com-o-celular

A maior parte do smartphones atuais possuem resolução Full HD ou 4K em suas câmeras. Ainda assim, muitos deles ficam com uma resolução menor ativada por padrão.

Isso ajuda a não encher o armazenamento do aparelho com fotos na resolução máxima, mas não é o ideal para quem quer imagens em alta qualidade. Por isso, certifique-se de olhar as configurações da sua câmera antes de começar a tirar as fotos.

2. Preste atenção no foco

Outro aspecto importante a prestar atenção antes de tirar suas fotos é o foco da câmera. Sugerimos que não utilize o auto-foco que já vem ativado em muitos smartphones modernos.

Dizemos isso porque o aparelho pode dar o foco para o objeto ou pessoa errada bem na hora da foto. Caso seu dispositivo não permita a mudança para o foco manual, use outro aplicativo de câmera que tenha essa opção.

3. Não utilize o flash

Muita gente ainda insiste em usar o flash ao tirar fotos com o smartphone. Isso pode até parecer que ajuda em ambientes escuros, mas só vai deixar suas imagens mais feias, com cores estranhas, pessoas com olhos vermelhos, etc.

Isso deixa as fotos com um aspecto bem amador, em grande parte porque é utilizado nas situações erradas. Fora isso, o flash que vem equipado em smartphones é sempre bem fraco e não causa um efeito legal mesmo nas ocasiões certas

4. Não use o zoom digital

Outro fator que não dá certo em smartphones é o zoom. Como são poucos os smartphones que possuem algum tipo de zoom manual, o melhor é deixar a opção completamente de lado.

O zoom digital apenas aumenta e distorce a imagem que já está na tela em vez de realmente se aproximar dela. Assim como o flash, isso dará um aspecto amador nas suas fotografias.

5. Cuidado com a lente

Até por fazer parte do corpo do smartphone, muita gente não liga muito para a lente da câmera do aparelho. Ainda assim, essa é a parte mais importante do dispositivo para quem gosta de tirar fotos profissionais com o celular.

Nossa dica é que mantenha a lente protegida, que a deixe bem limpa e que preste atenção para ver se o vidro protetor não saiu sem querer. Esse último fato é meio incomum, mas pode acontecer em quedas mais bruscas.

6. Tire várias fotos de uma vez

Dificilmente será possível conseguir uma foto perfeita na primeira tentativa. Por isso, sugerimos que vá tirando dezenas de fotos em seguida e sem pensar muito.

O bom é que assim você pode testar ângulos e posições diferentes rapidamente e de maneira mais improvisada. Isso pode gerar uma foto bem interessante e que você nem esperava de início.

7. Use acessórios especiais

tirar-fotos-profissionais-com-o-celular-acessorios

Atualmente é possível encontrar diversos tipos de acessórios diferentes para tirar fotos profissionais com o celular. Além de tripés e outros tipos de suporte, também há algumas lentes diferentes para você experimentar.

No geral, essas lentes dão um efeito diferente nas suas fotos, seja com um tipo de zoom ou até com o conhecido efeito de olho de peixe. De qualquer forma, é uma ótima maneira de conseguir resultados diferenciados.

8. Use as duas mãos

A menos que esteja fazendo uma selfie, é importante usar as duas mãos para tirar suas fotos com um smartphone. Isso te ajuda a dar firmeza e conseguir um enquadramento melhor. Fora que ao usar apenas uma mão, você pode acabar tremendo o smartphone bem na hora de apertar o botão de captura.

9. Use o enquadramento

Quase todos os smartphones atuais possuem a opção de adicionar uma grade na tela para que você tenha uma noção melhor do enquadramento das suas fotos. É imprescindível usar essa funcionalidade para tirar fotos profissionais com o celular.

Desta forma, é possível ajustar melhor o ângulo das suas fotos e decidir o que pode ficar centralizado. Também é uma boa maneira de impedir que as pessoas ou objetos da sua foto fiquem tortas ou com partes faltando sem querer.

10. Sempre tire fotos horizontais

Mesmo sendo comum visualizar fotos na vertical no smartphone, você sempre deve tirar fotos na horizontal. Você terá mais opções de enquadramento e poderá incluir um pouco mais do cenário à sua volta. Fora que isso também ajuda na hora de visualizar fotos de outras formas, seja na TV, computador ou até mesmo se elas forem impressas.

11. Teste distâncias diferentes

Você pode seguir todas as dicas desta lista, mas ainda é possível estragar uma foto se você não acertar a distância da câmera e do objeto fotografado. Ficar muito perto ou muito longe acaba sendo um grande problema, mas também pode ser difícil de perceber a distância perfeita sem testar antes.

Por isso, nossa dica é que experimente distâncias diferentes de uma mesma foto sempre que possível e faça várias imagens para ir ganhando uma noção melhor de espaço.

12. Fique atento com o cenário de fundo

Algo bem comum de se ver em fotos mais casuais são objetos desnecessários aparecendo no fundo da foto, algo que tira o foco do que você realmente queria mostrar na imagem.

Ao ajustar o enquadramento, já comece a prestar a atenção nisso e remova o que achar necessário. Só não vá tirar absolutamente tudo o que encontrar pela frente, já que certos objetos podem ajudar a criar um senso de profundidade na imagem.

13. Garanta uma boa iluminação

Um dos elementos que faz uma foto ser fantástica é a sua iluminação, especialmente quando ela consiste de luz natural. Por mais que algumas situações necessitem de luz artificial, recomendamos que sempre experimente algumas alternativas com a iluminação real do lugar da foto.

Outra dica é que evite luzes fortes diretamente no objeto da foto (a menos que o objetivo seja uma super exposição deste objeto) e que use as sombras ao seu favor. Uma boa iluminação é essencial para tirar fotos profissionais com o celular.

14. Use o modo HDR

A maioria dos smartphones atuais conta com o recurso HDR, que pode melhorar bastante a qualidade das suas fotos. Ele te ajuda a conseguir um ótimo contraste, cores mais vibrantes e um detalhamento bem melhor que o normal.

Para fazer isso, ele tira três fotos automaticamente em diferentes níveis de exposição para combinar seus em melhores aspectos e então apresentar o resultado de maior qualidade. Fotos feitas com este recurso demoram um pouco mais, mas valem a pena.

15. Use diferentes perspectivas

dicas-para-tirar-fotos-com-o-smartphone

Também recomendamos que não se limite a tirar fotos profissionais com o celular que só passem uma sensação plana ou reta demais. Brinque com a perspectiva do local, especialmente se for uma foto de um cenário e não de pessoas ou objetos.

Para fazer isso, você pode experimentar ângulos diferentes ou distâncias menos uniformes de um objeto para outro. É claro que isso não funciona bem para todo tipo de foto, então é questão de testar o que dá certo.

16. Edite as imagens

É claro que esse é uma dica para depois que você já tiver tirado suas fotos no celular. Em muitas situações, uma leve edição é tudo o que você precisa para deixar uma imagem mais interessante.

Você pode aplicar um filtro diferente, deixar apenas uma cor em evidência, desfocar um objeto, etc. Só sugerimos que não faça nada muito artificial, já que isso pode chamar a atenção de forma negativa para a sua foto.

17. Use apps com controles manuais

Não é novidade que os aplicativos nativos de câmera dos smartphones deixam a desejar. Eles não possuem muitas opções e ainda acabam tendo vários recursos automáticos.

Isso é péssimo para lidar com diferentes tipos de fotos, já que você mal tem como alterar as opções. Nossa sugestão é que use aplicativos específicos que tenham controles manuais. Você pode conferir alguns dos melhores apps desse tipo em nossa lista de aplicativos de câmeras profissionais para smartphones no link a seguir.

18. Desfoque o cenário de fundo

Uma dica bem interessante para tirar fotos profissionais com o celular e que nem tudo mundo usa é o desfoque do cenário de fundo. Esse tipo de imagem é bem popular entre fotógrafos, mas acabamos não vendo tanto em imagens tiradas com smartphones.

Há aplicativos de edição que fazem esse desfoque, mas alguns smartphones mais recentes já oferecem o recurso na hora de tirar a foto. Seja como for, é um efeito que vale a pena explorar.

19. Tire fotos em movimento

Se quiser um efeito profissional sem ter que se esforçar muito, você pode tentar tirar fotos em movimento. Essas imagens não são muito complicadas de se conseguir e podem ter um efeito bem interessante. Há muitas maneiras de tirar essas fotos com eficiência, como você pode conferir em nosso guia no link a seguir.

20. Use as sombras em seu favor

Já mencionamos a importância de uma boa iluminação em suas fotos, mas sabemos que nem sempre dá para garantir isso. É exatamente por isso que sugerimos usar as sombras ao seu favor.

As sombras podem ser usadas para causar um efeito levemente dramático na sua foto, mas sem apelar demais. Nossa sugestão é que teste diferentes tipos de sombras no objeto ou pessoa fotografada antes de tudo.

Leia também no AppTuts:

Gostou das dicas para tirar fotos profissionais com o celular?

Deu para aproveitar a nossa lista de sugestões para saber como tirar fotos profissionais com o celular? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou.

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo