30 dicas fantásticas para tirar fotos de si mesmo!
91 Comentários
30 dicas fantásticas para tirar fotos de si mesmo!
30 dicas fantásticas para tirar fotos de si mesmo!

30 dicas fantásticas para tirar fotos de si mesmo!

91 Comentários

As selfies vieram para ficar. É impossível navegar durante um minuto no Facebook ou no Instagram sem ver alguém que tirou uma foto de si mesmo. Apesar de ser moda, eu sei que existem muitas pessoas que se sentem frustradas por não conseguirem tirar a foto perfeita! Por isso, resolvemos compartilhar algumas dicas para tirar fotos de si mesmo.

Estas dicas são extremamente eficazes, mas você só vai conseguir melhorar os seus resultados se praticar de forma constante alguns destes conselhos que eu vou transmitir. Combinado?

Leia também: Os 9 Melhores Aplicativos para Ganhar Seguidores no Instagram

1. Selfie não é apenas rosto

Uma das coisas que você tem que modificar na sua mente é pensar que selfie é apenas o rosto. A selfie é uma foto que você tirou de si mesmo, independentemente dessa foto ter sido da sua cara, do seu pé ou da sua mão! As selfies têm como principal foco as novidades que você tem para contar aos seus amigos. Então, se você ganhou um relógio, um par de sapatos ou uma nova camisa, considere tirar uma selfie desses objetos.

2. Corte o seu rosto

tirar fotos corte o rostoPara tirar uma boa foto, você não precisa de pegar o seu rosto por completo. Bem pelo contrário! Muitas vezes, uma boa selfie tem apenas uma parte do seu rosto.

Se as suas selfies não estiverem ficando boas, experimente “cortar” a imagem perto do olho mais próximo, tal como mostramos na imagem ao lado. Para fazer isso, existem diversos aplicativos de edição de imagem gratuitos que podem ser baixados tanto no Android quanto iOS. Assim como diversos programas para PC.

3. Relaxe seu rosto antes de tirar fotos

Entenda, relaxar seu rosto não significa que você não pode utilizar expressões faciais. O problema é que, muitas vezes, partes do rosto como as sobrancelhas, testa e até mesmo boca podem ficar tensos.

Portanto, antes de dar um belo sorriso ou mesmo fazer outras expressões faciais, tire um momento para relaxar seus músculos faciais. Você irá notar a diferença nos detalhes.


4. Fique num dos cantos superiores da foto

Outra dica é deixar o seu rosto num dos cantos superiores da foto. Desta forma, o seu rosto não é o único foco da foto e passa a ser um bom complemento para a restante paisagem. Para saber se está posicionada da forma correta, verifique se o seu olho está no último terço da imagem.

Agora, caso vá tirar uma foto que inclui uma bela paisagem ao fundo e você deseja destacá-la tanto quanto você. Ou seja, o tipo de foto para guardar o momento de onde você está, experimente colocando-se no centro, como na imagem abaixo.

5. Utilize a água

tirar fotos com água

A água pode ser um excelente aliado na sua selfie. Em primeiro lugar porque cria um maior brilho na sua pele e cabelos. Além disso, uma pele molhada parece ser sempre mais bonita do que uma pele seca. Obviamente, um dos cuidados que deve ter é com o corpo.

Se ele for um bom complemento para a sua selfie, deve também ter cuidado com a pose. Se você não quiser que o seu corpo apareça, um foto onde aparece apenas do pescoço para cima pode ser uma boa opção, tal como mostramos na imagem acima.

6. Aproveite reflexos

Outra excelente dica, muitas vezes relacionada à água mas que também pode ser aproveitada com espelhos é a utilização de reflexos. Reflexos do céu em um lago ao fundo na hora de tirar fotos de si podem gerar resultados realmente belos, por exemplo.

Caso vá tirar fotos com espelhos, seja cuidado ao verificar quais elementos estão sendo refletidos e tente posicionar-se da melhor forma para evitar elementos indesejados.

7. Atenção no foco

O foco em sua fotografia é um dos elementos mais críticos para garantir que a mesma tenha qualidade. Uma foco desfocada e embaçada, por mais que tirada em ótimas circunstâncias e um excelente local, realmente não conseguirá transmitir bons resultados.

Caso sua mão esteja tremendo muito, considere nossa próxima dica ou, ainda, utilize um tripé com temporizador ou outros acessórios (mencionados mais à frente no artigo) para tirar fotos.

8. Tire foto com as duas mãos

tirar fotos com duas mãos

Quando você tira uma foto, geralmente você tem duas opções: utilizar uma ou duas mãos. Se você está começando a tirar fotos, as duas mãos pode ser a opção mais simples e mais eficaz. Em primeiro lugar, porque você tem um novo elemento na foto (o outro braço) e pode ajudar a disfarçar a sua falta de experiência. Por outro lado, dá uma maior equilíbrio à sua câmera.

9. Utilize os apps certos

Uma boa selfie não surge apenas no momento do disparo. Para você conseguir uma boa selfie, precisa editá-la da melhor forma depois. Os filtros do Instagram podem ser uma boa ajuda mas ainda não o suficiente.

Se quiser saber quais são os melhores para tirar fotos de si mesmo com o seu iPhone, iPad ou Android, confira alguns artigos que vão ajudar você:

10. Coloque a sua câmera por cima da cabeça

tirar fotos camera sobre a cabeça

Uma boa ajuda na hora de tirar uma selfie é posicionar a câmera do seu smartphone por cima da sua cabeça. Além disso, pode sempre aproveitar esse momento para mostrar outra parte da sua casa (um sofá, por exemplo), a sua roupa nova ou até mesmo…o Rio de Janeiro!

Mas cuidado, ao fazer isso, é importante não tirar todo o seu corpo e deixar apenas a cabeça com a paisagem no fundo da foto. Tente enquadrar pelo menos seu torso, da cintura ou peitoral para cima na imagem para obter os melhores resultados.

11. Encontre o seu ângulo

Todos nós temos o nosso melhor ângulo. Todos! Cabe a você encontrar aquele que é o seu melhor ângulo. Além de experimentar os lados direitos e esquerdo, experimente também posicionar a câmera um pouco acima da cabeça, fazer alguma alteração com as sobrancelhas ou até mesmo com os lábios. Tudo é válido na hora de melhorar a sua selfie!

Uma dica especial para que não consuma muito tempo, normalmente fotos tiradas com a câmera abaixo do rosto raramente são consideradas o melhor ângulo. Isso porquê exibem muito o pescoço, narinas e tendem a fazer com que a iluminação esteja atrás de você, o que não é ideal – como mencionamos anteriormente.

12. Desfoque o fundo

Diferente do que muitos pensam, desfocar o fundo não serve apenas para esconder imperfeições que você não deseja mostrar do ambiente em que se encontra na hora da foto. É possível aproveitar este recurso para destacá-lo na imagem, enquanto também produzindo um resultado final extremamente agradável aproveitado as cores no fundo desfocado. Faça um experimento tirando uma foto com foco apenas em você – o elemento mais próximo à câmera!

13. Tire uma foto com alguém mais feio do que você!

tirar fotos com mais pessoas

Pode parecer ridículo, mas segundo o pesquisador Dan Ariely, se estivermos perto de alguém mais feio do que nós, vamos sempre parecer mais bonitos do que realmente somos. Digamos que o nosso amigo feio torna-nos mais bonitos. Por isso, na hora de tirar uma selfie, considere trazer um amigo mais feio do que você! Já se trouxer um mais bonito, o mais provável é que você não fique muito bem…

14. Ajuste suas roupas

Ao tirar fotos de você, enquadrando pelo menos parte de seu torso, não se esqueça de ajustar suas roupas. Afinal, por mais que o resultado final seja realmente excelente, você pode acabar frustrado ao notar uma mancha na camisa, uma alça de sutiã ou qualquer outra imperfeição em suas vestimentas. Claro, ainda é possível utilizar aplicativos para editar a foto, mas o resultado natural ainda é mais viável.

15. Tire várias fotos consecutivas

Apps como a Fast Camera, por exemplo, permitem tirar várias fotos em poucos segundos. Desta forma, fica mais fácil encontrar a sua foto perfeita. Algumas fotos podem sair tremidas, em outras você pode estar piscando e, ao tirar várias consecutivas, poderá ainda economizar o tempo de verificar cada tentativa.

16. Conheça os tipos de luz

É importante considerar que tipo de iluminação você possui. Luz natural normalmente garante os melhores resultados, enquanto luzes fluorescentes deixam as fotos com tons mais frios e luzes halogenas ou de tungstênio (amarelas), assim como luzes de vela deixam sua fotografia com tons mais quentes. Experimente com diferentes tipos de luz e veja o resultado final na temperatura da cor.

17. Tenha a luz contra você

tirar fotos contra luz

Parece ser amador mas…muitas pessoas ainda cometem este erro! Ter a luz contra você ajuda a tornar a sua pele mais brilhante, realça as suas qualidades e deixa a foto mais iluminada. Por melhor que seja a sua pose, se você tiver a luz nas suas costas, os resultados vão ser péssimos!

18. Utilize a câmera traseira do seu iPhone

Apesar de ser extremamente prático utilizar a câmera frontal no seu iPhone, a verdade é que ela tem uma qualidade muito inferior à câmera traseira! Por isso, se você quer que a sua foto pareça mais profissional, utilize sempre a câmera traseira.

19. Utilize alguns acessórios

Existem alguns acessórios que podem ser muito úteis na hora de tirar a sua selfie. Obviamente, eles vão dar alguma despesa extra e fazê-lo andar com mais acessórios na mochila (o que muitas vezes pode ser pouco conveniente). Mas se mesmo assim você quer melhorar a sua selfie, confira 4 objetos que deve comprar:

  • HisyEste botão funciona através de bluetooth e permite que você tire fotos com alguns metros de distância do seu iPhone. Assim, você consegue treinar várias poses sem que para isso esteja segurando no seu iPhone.
  • The SelfieO The Selfie é um pequeno acessórios de $14.99 dólares que fica ligado ao seu iPhone e permite que tire fotos como se tivesse um estúdio do século XIX!
  • ShutterballEste pequeno acessório permite que você tire fotos sem estar segurando no seu iPhone, tal como acontece com o Hisy. Porém, ele tem um aspeto um pouco mais infantil e pode ser facilmente transportado no seu bolso.
  • Cellfy Stic: Este acessório tem como objetivo ajudar o seu iPhone a fixar fixo numa parede. Com dois lados que ajudam a “colar”, tanto na parede como na parte de trás do iPhone, este acessório pode ser útil para os fãs de selfies no banheiro, por exemplo.

20. Timing é tudo!

tirar fotos timing

Muitas vezes,o segredo para uma boa selfie, é o timing  com que ela é tirada. Uma foto tirada num evento importante com uma qualidade mediana, pode ter um grande impacto. Por outro lado, uma boa selfie num momento comum, pode vir a não gerar grande resultado. O segredo é estar mesmo com o seu iPhone ou Android sempre à mão e pronto para tirar a selfie no momento certo!

A selfie dos óscares que você está vendo acima, é um bom exemplo disso mesmo. Repare que a foto não está nada bem tirada (O Brad Pitt e a Angelina Jolie estão desfocados, por exemplo) mas a verdade é que ela foi tirada no momento certo e depois compartilhada para as redes de fãs dos atores, o que ajudou na divulgação!

21. Evite elementos indesejados

Ao tirar fotos de si, é importante tomar cuidado com seus arredores e no que está atrás. De acordo com seus objetivos, certifique-se de que não está incluindo outras pessoas, objetos ou elementos indesejados na fotografia. Faça isso especialmente antes de tirá-la e avalie o resultado final com cuidado para não acabar com uma gafe publicada nas redes sociais.

22. Não exagere no número de selfies

A qualidade das suas selfies tende a cair a partir do momento que você exagera no número de selfies! Então, um dos segredos é saber dosar um pouco este vício de tirar fotos de si mesmo. Lembre-se: quantidade não é qualidade! Além do que, um pouco de variedade em suas próprias fotografias é uma excelente forma de engajar seus seguidores nas redes sociais.

23. Prefira usar luz natural

Luz natural é o melhor tipo de luz, já que ela dá o brilho perfeito, mesmo para pessoas que não usam ou não podem usar maquiagem no momento. Evite usar luz artificial para usar em suas fotos, dando preferência à iluminação dada pelo Sol.

aproveite a luz natural

24. Evite sombras

Especialmente útil quando estamos usando luz natural, evite a projeção de sombras na foto, já que apagará uma parte de seu rosto na imagem. Os melhores horários para usar luz do Sol ao mesmo tempo que evita as sombras é bem de manhã, ao nascer do sol, ou no final do dia, quando ele está se pondo. Evite horários como meio-dia ou uma hora da tarde, já que é onde o Sol está mais forte e mais propenso a gerar sombras na sua foto.

25. Prefira fotos de manhã

Se quiser aperfeiçoar ainda mais o uso dos horários do dia para tirar fotos, prefira a manhã. Como está no início do dia, sua pele e cabelo não irão ainda ter sido afetados por suor, vento ou umidade do ar. Mas lembre-se de lavar o rosto para não aparecer com cara de sono! Além disso, assim como mencionamos anteriormente, poderá aproveitar muito bem a iluminação natural neste período do dia.

26. Tirar fotos em locais diferentes

Outra excelente dica na hora de tirar fotos é diversificar nos locais. Se mora em uma cidade litorânea, não tire fotos sempre na praia, por exemplo. Elas realmente podem ser muito belas, mas podem acabar ficando um pouco cansativas de se olhar ou entediantes para o caso de estar compartilhando-as nas redes sociais.

27. Saiba quando usar o flash

Se está em um momento onde não é possível ter luz natural, lembre-se de ser comedido em relação ao uso do flash. Apesar de útil, o equipamento pode fazer suas fotos “estourarem”, ou seja, fiquem demasiado iluminadas, de maneira que estraga a imagem.

saiba quando usar o flash

A maioria dos apps de câmera não contam com flash frontal, mas, apesar de estar em desuso após a chegada dos Instagram Stories, a câmera do Snapchat permite usar o flash na lente frontal. Como é possível salvar as imagens tiradas com ele, o utilize nesse tipo de situação e salve a foto no rolo da câmera do seu smartphone.

28. Certifique-se que o horizonte está reto

Ao tirar fotos que exibam o horizonte, como em uma praia por exemplo, certifique-se que o horizonte está posicionado como uma linha reta horizontal. Esse é um ponto de referencia de imagens que, frequentemente quando quebrado, acaba deixando o resultado final um tanto quanto estranho.

29. Aproveite referências

Mesmo fotógrafos profissionais não tiram todas suas fotografias utilizando apenas suas próprias ideias. Portanto, aproveite referências em fotografias disponíveis nas redes sociais ou mesmo em uma pesquisa rápida no Google.

Confira o estilo que te agrada e tente replicá-lo na hora de tirar fotos de si. Mas claro, dê seu próprio ar de originalidade e tente fazer com que o resultado final não fique igual à referência utilizada.

30. Perca a timidez!

Se não trabalha como modelo, está na hora de fingir que é um. Deixe a timidez de lado e prepare sua melhor pose – mesmo que seja pose de introvertido! – e comece a tirar fotos de si mesmo. Deixe a vergonha de lado, aproveite nossas dicas e tire fotos fantásticas de si mesmo com todas as dicas desse tutorial!

Saiba mais sobre fotos aqui no AppTuts:

Como está sua carreira de modelo após aprender a tirar fotos de si?

E você, quais são os segredos na hora de tirar fotos de si mesmo – ou, melhor dizendo, selfies? Compartilhe alguns deles nos comentários! Aproveite também e confira alguns apps que podem ajudá-lo a fazer algumas edições rápidas em fotos, como tirar pé de galinha ou clarear os dentes em suas selfies no Android ou iPhone!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

91 Comentários

  1. wanessa 19 de outubro de 2018 23:43

    Adorei depois dessas dicas minhas fotos estao perfeitas

  2. Lisa 9 de janeiro de 2019 12:10

    Polus.media advertising network for publisher and advertising, cpm cpc, cpi pricing models

  3. Beatriz Rosário 19 de janeiro de 2019 17:23

    Muito legal essas dicas,eu estava precisando

  4. Karol Jenny 21 de janeiro de 2019 12:31

    Eu tenho muitas fotos bonitas no meu blog https://descargarfondosdepantalla.net/

  5. Vera Silva 19 de março de 2019 8:47

    Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

  6. valter assis de oliveira 23 de março de 2019 9:33

    Quero participar do grupo

  7. Vera Silva 21 de Maio de 2019 12:58

    Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

  8. Amanda 15 de junho de 2019 15:33

    Tenho canal no YouTube por isso preciso da ajuda de vcs

  9. Claudia Oliveira da Rosa 27 de julho de 2019 8:58

    Eu amo fotografia e, depois que descobri o temporizador, passei a tirar minhas fotos de rosto e corpo inteiro. Faço selfies maravilhosas e a cada dia me supero! Aprendi a conhecer meus melhores ângulos, expressões, a encobrir o que não gosto. Mas às vezes deixo aparecer tudo mesmo só por diversão. Faço caretas, tiro com animais, no trabalho, só não tiro na rua, porque uso um tablet de 10 polegadas que chama muito a atenção. Mas aproveito todas as possibilidades que ele oferece. Adorei as dicas! Obrigada!

Voltar ao topo