5 dicas úteis na hora de comprar um cartão SD
15 de janeiro de 2016
Um Comentário
5 dicas úteis na hora de comprar um cartão SD
5 dicas úteis na hora de comprar um cartão SD

5 dicas úteis na hora de comprar um cartão SD

Um Comentário

Cartões SD podem ser um dos acessórios mais úteis para se guardar arquivos de maneira fácil e rápida. Isso vale ainda mais em um smartphone, afinal, eles conseguem adicionar uma boa quantidade de armazenamento por um preço bem baixo na maioria das vezes. Desta maneira, você pode até economizar no preço do seu novo celular ao escolher um modelo com um armazenamento interno mais baixo, mas que possua compatibilidade de cartões SD. Ainda assim, há algumas coisas que se deve saber antes de comprar um cartão SD, já que você pode ter problemas de compatibilidade ou se deparar com dificuldades durantes o uso desses pequenos dispositivos. Para saber mais sobre o assunto, basta conferir algumas de nossas dicas mais úteis na hora de escolher e comprar um cartão SD para seu smartphone!

Leia Também: 25 melhores jogos de Android para aproveitar em 2016

1. Compatibilidade

cartao sd

Essa é uma das partes mais importantes na hora de adquirir seu cartão SD, já que muitos smartphones oferecem limitações quanto a aceitação de certos produtos. Os fatos primordiais que você deve saber são: a quantidade de armazenamento suporta (não adianta comprar um cartão de 64 GB se o smartphone só aceita até 32 GB), se ele só aceita uma marca específica e se é necessário comprar um cartão SD comum ou um mini cartão SD.

É importante ressaltar que muitos smartphones e tablets Android já não aceitam o uso de cartões SD, como alguns aparelhos da linha Nexus, da Motorola, etc. Sempre verifique isso antes de tudo, já que mais fabricantes estão adicionando esta restrição atualmente.

2. Diferenças

As principais diferenças que você notará nos cartões SD se classificam de acordo com a capacidade de armazenamento e a velocidade de transferência. Os chamados cartões SDHC (Secure Digital High Capacity) oferecem de 128 MB até 2 GB.

Já os cartões conhecidos como SDXC (Secure Digital Extended Capacity) variam de 2 GB até 2 TB. Outro fato importante são as classes de cartão, que podem ser divididas nas seis mais conhecidas: 2, 4, 6, 10, UHS 1 e UHS 3. Essas classes definem a velocidade de transferência, estando classificadas da mais lenta para a mais rápida acima.

Fora isso, é muito importante que você siga a dica anterior nesse quesito também e pesquise qual tipo de cartão é compatível com o seu smartphone. Dizemos isso porque certos modelos de celular podem não ser compatíveis com as versões mais recentes ou mais antigas de cartões SD. E é claro que você não vai querer descobrir essa possível incompatibilidade só depois que já tiver comprado o cartão.


3. Possíveis problemas

cartões sd

Um pouco mais acima, nós comentamos que diversas fabricantes estão deixando de incluir a compatibilidade com cartões SD em seus aparelhos. Isso se acontece por alguns motivos diferentes, mas o principal é causado pelos problemas que esses cartões podem trazer ao consumidor.

Basicamente, os cartões SD podem causar diversos bugs estranhos ao longo do tempo, algo que a maioria dos usuários não sabe e que é atribuído diretamente às empresas que desenvolveram o smartphone. Os cartões SD podem fazer seus apps pararem de funcionar, podem causar problemas na câmera do seu aparelho e ainda podem causar reiniciamentos aleatórios, por exemplo.

Essas coisas geralmente são totalmente resolvidas com a remoção dos cartões, o que levou muitas fabricantes a decidir remover a compatibilidade deles em seus aparelhos. Além disso, eles também faturam um pouco mais se você não tiver outras opções fáceis de conseguir mais armazenamento.

4. Armazenamento

Falando em armazenamento, isso é um dos fatos mais importantes na hora de considerar qual cartão SD comprar para o seu smartphones. Como falamos antes, você deve saber quantos gigas são suportados pelo seu aparelho, mas também é necessário ter noção do quanto realmente irá usar.

Isso impede que você gaste muito dinheiro com um armazenamento enorme que não usará ou que compre um cartão com poucos gigas que não será tão útil. Se você tira muitas fotos ou faz muitos vídeos, por exemplo, sempre opte por comprar um cartão de maior armazenamento, já que isso ocupa espaço demais. Se só quiser instalar alguns apps extras, não precisa exagerar tanto e uns 4 ou 8 gigas deverão ser o suficiente. Só que é bom ter em mente que arquivos e apps estão ficando cada vez mais pesados, então investir um pouco mais por um cartão maior pode ser uma boa ideia.

5. Marcas

dicas cartões sd

Há muitas marcas de cartão SD no mercado, como você mesmo já deve saber, o que dificulta a escolha na hora de comprar. Geralmente, marcas como a Kingston, SanDisk, Samsung e Sony são algumas das melhores que você pode encontrar, mas não precisam ser uma regra.

Se encontrar algum produto de marca menos conhecida e mais em conta, apenas certifique-se de pesquisar a opinião de outros consumidores antes de fazer a compra. Muitos dos problemas dos cartões SD são causados principalmente pela má qualidade dos produtos, então é preciso ter bastante cuidado com isso.

Leia também no Apptuts:

Gostou das dicas para comprar um cartão SD?

E aí, nossas dicas te ajudaram a escolher e comprar um cartão SD para o seu aparelho? Deixe seu comentário nos dizendo se ficou com alguma dúvida para que possamos te ajudar. Caso também tenha alguma outra dica que queira adicionar, você pode dizer logo abaixo!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Olga Edith Richter 31 de janeiro de 2016 14:58

    Muito bom.
    Informacao clara, objetiva para as pessoas da melhor idade.
    Já vou procurar outros assuntos para esclarecimento.

Voltar ao topo