Amazon Echo Dot: tudo o que precisa saber
Nenhum Comentário
Amazon Echo Dot: tudo o que precisa saber
Amazon Echo Dot: tudo o que precisa saber

Amazon Echo Dot: tudo o que precisa saber

Nenhum Comentário

Muitas das pessoas que não aderiram à tecnologia dos smart speakers não o fizeram pelo seu custo relativamente alto desde que foram inicialmente anunciados em 2014 pela Amazon; desde então, outras empresas, como a Apple e a Google lançaram suas próprias versões do aparelho e, com isso, os preços foram caindo.

Vamos, nesse artigo, analisar a versão mais em conta dos alto-falantes inteligentes da linha Amazon Echo, o Echo Dot de 3ª Geração, seguindo as nossas análises do Echo Show 5, do Amazon Echo e da comparação entre os três, que são os únicos comercializados em nosso país.

1. Corpo e Construção

O Amazon Echo Dot de 3ª Geração é a mais nova versão do modelo compacto da linha; ele tem uma aparência muito similar a seu irmã maior, o Amazon Echo, só que achatado. EM comparação às gerações anteriores, ele é um pouquinho maior, mas na prática não afeta em nada.

Seus materiais seguem o padrão de serem de excelentíssima qualidade, não deixando nada a desejar. É revestido pelo mesmo tecido dos outro s dois da linha e vem em três cores: branco, cinza e preto.

Corpo

A maior alteração externa que sofreu foi a remoção do revestimento de plástico, que foi substituído pelo já mencionado tecido, que acaba por dar uma aparência mais premium ao dispositivo.

Em seu topo, o usuário vai encontrar um painel da cor do model com quatro botões, dois para controlar o volume, o aumentando ou diminuindo, um para silenciar o microfone e mais um para falar com a Alexa no modo não incomodar.

Esse painel está envolvido por um anel de plástico translúcido que emite uma luz em diferentes cores para indicar o que está fazendo ou acontecendo. As cores são azul, violeta, laranja, vermelha, verde, amarela e roxa.


A azul, se estiver parada, indica que a Alexa está te ouvindo e quando passar a circular pelo anel vai indicar que sua assistente está processando o que ouviu, preparando sua resposta. A luz violeta está aí exclusivamente para alertar ao usuário que ocorreu algum problema na configuração da WiFi.

A laranja indica que seu Echo Dot está pronto para ser configurado; a vermelha só vai aparecer quando o botão de silenciar o microfone for pressionado, indicando que está desativado. Se aparecer a luz azul com roxo, você saberá que o modo não incomode está ativo

A luz verde serve como indicadora de chamadas de telefone, pulsando caso esteja recebendo uma e circulando caso tenha atendido e esteja falando. Por fim, a amarela serve para indicar que o usuário tem mensagens não lidas em sua caixa de entrada.

Por fim, na parte traseira, se encontra duas entradas: uma delas é para a fonte de carregamento e a outra é para fones de ouvido e cabos auxiliares – que não acompanha o produto -, o que sempre é bom, principalmente considerando que a maior parte dos dispositivos eletrônicos atuais estão a retirando, moda começada no iPhone 7.

Entradas Echo Dot|

2. Funcionalidades e Alexa

As inovações que foram feitas no Echo Dot de 3ª Geração são, em sua grande maioria, apenas estéticas. Contudo, houveram certas melhorias em sua performance, tanto no setor áudio quanto no setor Alexa.

Esse dispositivo foi projetado para quem quer um smart speaker com a Alexa mas não deseja realizar um investimento muito pesado nele. Oferece, em seu preço e tamanho bastante reduzidos, quase tudo que o Amazon Echo tem, como a principal diferença em capacidades, uma qualidade sonora reduzida, por mais que ainda bastante boa.

O processo de configuração e instalação do Echo Dot é bastante simples, principalmente se você possui outros produtos da linha em sua casa, caso em que tudo o que precisa fazer é abrir o app da Alexa em seu smartphone e clicar no ícone de adicionar.

Caso contrário, é necessário realizar o download do app da assistente e realizar o login com sua conta da Amazon, depois do que basta seguir os passos anteriores para terminar a instalação.

Alexa Echo Dot|

A Alexa é, como sempre foi, uma assistente bastante razoável, mas que deixar a desejar em algumas áreas, principalmente na compreensão do que o usuário está dizendo e em conseguir seguir no mesmo tópico com o usuário fazendo diversas perguntas.

Ela permite controles sobre sua casa inteligente, ouvir música de apps que tem suporte, realizar pesquisas de todos os tipos, incluindo curiosidades sobre famosos ou filmes, tempo, clima, previsões, placares de jogos, dentre muito mais.

Conclusão

O Echo Dot é um dispositivo muito capaz, com quase todas as mesmas funcionalidades do Amazon Echo, pecando apenas em qualidade sonora. Contudo, o seu preço muito inferior, custando metade do outro, faz com que valha muito a pena considerar esse.

Para um usuário que tem curiosidade sobre dispositivos do tipo, mas nunca teve um, esse é um excelente ponto de onde começar. Se você é alguém experiente na área e possui diversos dispositivos com a Alexa, também é bom considerar esse, já que ele é facilmente integrado aos outros e oferece todos os controles num corpo menor.

E aí, o que achou da nossa análise do Echo Dot?

Esperamos que tenha conseguido tirar proveito dessa nossa avaliação da nova versão do nanico da linha e que tenhamos ajudado a tirar todas as dúvidas que tinha quanto a se vale a pena ou não para você o adquirir. Deixe nos comentários sua opinião sobre ele e diga também se esquecemos de algum ponto importante.

Lembre-se, também, de conferir as nossas comparações de diversos outros alto-falantes inteligentes, como Echo Dot vs Apple HomeEcho Dot vs Google Home Mini e Alexa vs Google Home.





Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo