15 dicas para economizar a bateria do Android Nougat
3 de dezembro de 2016
4 Comentários
15 dicas para economizar a bateria do Android Nougat
15 dicas para economizar a bateria do Android Nougat

15 dicas para economizar a bateria do Android Nougat

4 Comentários

Com a chegada da atualização do Android Nougat em mais smartphones ao redor do mundo, a autonomia da bateria destes aparelhos tende a melhorar bastante. Isso acontece principalmente porque o Google se empenhou bastante em otimizar a versão do sistema para recursos não sejam usados desnecessariamente, algo que sempre gasta bastante bateria em smartphones. Ainda assim, isso não impede que aparelhos mais antigos ou com pouca capacidade tenham problemas neste aspecto. Felizmente, há medidas simples que você pode fazer para garantir que a bateria do Android Nougat dure ainda mais. Confira logo abaixo!

Leia também: Como instalar o Android Nougat no seu smartphone

1. Aproveite o Doze

Android nougat

O Doze é um recurso das versões mais recentes do Android e que possibilita que o sistema economize bastante bateria. Esta função reconhece quando o aparelho não está sendo usado e reduz o uso de recursos pela metade, o que garante boas horas extras de carga.

Para aproveitar o Doze ao máximo, certifique-se que o smartphone está com a tela virada para baixo em uma superfície. Isso fará o Android perceber que você não está utilizando o smartphone e que pode ativar a função automaticamente.

2. Diminua o brilho

Está é uma dica antiga, mas que funciona em qualquer smartphone que esteja sofrendo com problemas de bateria. A simples ação de diminuir o brilho do aparelho pode economizar bastante carga ao longo do dia e fazer a bateria durar muito mais.

O ideal é que você deixe o nível do brilho bem baixo quando estiver em ambientes internos, já que a luz artificial ajuda na visualização da tela.

3. Desative o Wi-Fi

Se perceber que a bateria do seu smartphone não está durando o tempo desejado, você tomar algumas medidas simples durante o dia. Uma delas é desativar o Wi-Fi sempre que não for usar a internet no aparelho, já isso acaba economizando muito os recursos e carga em si.


Pode ser meio chatinho ter que ficar ativando e desativando o Wi-Fi de vez em quando, mas pelo menos é uma garantia boa de que a bateria vai durar mais.

4. Desative o GPS

bateria do Android

Hoje em dia, muita gente esquece de desativar o GPS quando não está usando, especialmente com a popularidade de Pokémon Go (que faz uso excessivo do recurso). O problema é que este é um dos recursos que mais gastam bateria em qualquer smartphone.

Por isso, tente lembrar de desabilitar o GPS sempre que não for usá-lo. Esta simples ação pode te ajudar a economizar uma boa parte da sua carga no dia a dia.

5. Desative o Bluetooth

O que falamos acima também vale para o Bluetooth, que muita gente não usa e mesmo assim deixa ativado sem qualquer motivo. Como o Wi-Fi e GPS, esse recurso também usa carga adicional da sua bateria quando está ligado e você deve evitar o desperdício sempre que possível.

6. Evite apps pesados

Quando mais pesado for um app ou jogo, mais recursos ele vai consumir e mais bateria será drenada do seu smartphone em pouco tempo. Isso costuma acontecer especialmente com jogos, que exigem muito do processador dos aparelhos.

Não há problema em usá-los quando tiver um carregador por perto, mas se estiver sem possibilidades de recarregar o smartphone por algum tempo, então é melhor evitar.

7. Evite ver vídeos por streaming

bateria do Android nougat

Outra atividade que você deve evitar quando não puder carregar o smartphone por algumas horas é a visualização de vídeos por streaming. Além de usar a tela do smartphone sem parar, você também precisa ficar com a internet constantemente ligada.

Tudo isso consome muita bateria e pode acabar com sua carga em pouquíssimo tempo. Deixe esse tipo de coisa para fazer quando estiver em casa ou com o carregador por perto.

8. Evite ouvir músicas por streaming

O que dissemos acima também vale para as músicas por streaming, que gastam um pouco menos de bateria que os vídeos, mas ainda consomem muito a carga sem você perceber. O ideal é que você dê uma maneirada nas músicas em vez de ouvi-las por muito tempo seguido.

9. Confira os apps que gastam bateria

Nas configurações de bateria do Android, você pode encontrar a aba “Bateria”, na qual dá para ver que apps consumiram mais bateria nas últimas horas. Isso pode te ajudar a ver que aplicativos você deve evitar quando estiver com a carga baixa.

Também é um jeito de analisar o uso geral da bateria do seu smartphone se achar que a bateria não está durando muito no geral.

10. Não use diversos apps de uma vez

problemas de bateria

Se perceber que a bateria do seu smartphone não está durando muito, evite ao máximo ficar usando diversos aplicativos de uma vez. Em casos assim, o melhor é usar apenas aqueles que realmente precisa. Isso vai te ajudar bastante a economizar a carga no dia a dia.

11. Evite fechar apps que for usar de novo

Muita gente acha que fechar aplicativos depois de usar ajuda a economizar a bateria, mas isso não acontece se você ficar abrindo o mesmo app várias vezes depois. Se for utilizar um app mais de uma vez, simplesmente deixe-o rodando em segundo plano.

Desta forma, o próprio Android deixa o app em modo de pausa e reduz os recursos voltados a ele. Se você ficar abrindo o aplicativo diversas vezes, o sistema sempre vai precisar reunir um bom número de processos para verificar o que você está fazendo e que app está sendo aberto. No fim das contas, retomar um app já aberta gasta bem menos energia.

12. Desative atualizações automáticas

Por padrão, o Android deixa a opção de atualizações automáticas ligadas o tempo todo, o que faz com que aplicativos baixem updates sem você precisar fazer nada. No dia a dia, isso pode ser muito útil, mas também é um recurso que usa muita bateria.

Você pode desativar e reativar esta função quando quiser para economizar sua carga, sendo que pode conferir como fazer com a ajuda deste tutorial.

13. Só use o 3G quando necessário

Infelizmente, o 3G pode gastar ainda mais bateria que o Wi-Fi e você só deve ativá-lo quando realmente for usar algo que precise da internet. Quando terminar a tarefa, simplesmente desative o recurso e volte a ligá-lo só quando necessário.

Pode ser meio chato de se acostumar, mas é uma boa solução para quem está com dificuldades em fazer a bateria durar ao longo do dia.

14. Não abuse dos widgets

nexus não carrega

Os widgets podem ser bem úteis e bem bonitos, mas também acabam com sua bateria sem que você perceba. Como eles necessitam de recursos extras o tempo todo, já dá para imaginar o estrago que este recurso faz na carga do seu smartphone, não é?!

Não estamos dizendo para se livrar de todos os seus widgets, apenas recomendamos que use aqueles que realmente acha útil e necessário.

15. Evite papéis de parede animados

Os papéis de parede animados são muito legais e dão um efeito diferente pra tela inicial do Android, mas eles também consomem muita bateria. Assim como os widgets, esse tipo de papel de parede vai precisar usar recursos extras do seu smartphone a todo momento e isso drenará sua carga em pouco tempo. Se for o caso, veja nosso tutorial e aprenda como desativar a exibição de ambiente do Android Nougat por completo!

Aproveitou as dicas sobre a bateria do Android Nougat?

Deu para aproveitar nossas dicas especiais para começar a economizar a bateria do Android Nougat? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou das sugestões!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

4 Comentários

  1. dudu 25 de janeiro de 2018 14:39

    Resumindo a matéria…não use o celular e sua bateria vai durar mais…..Piada!!!

    • Rafael 19 de abril de 2018 0:39

      Pois é, achei bem gosta a matéria kkk

  2. Fabio 9 de maio de 2018 17:24

    Pra que ter celular Então????
    O android anterior não consumia a bateria igual esse 7.0 lixo

Voltar ao topo