Como escolher o cartão micro SD certo para o seu Android
2 de janeiro de 2017
Nenhum Comentário
Como escolher o cartão micro SD certo para o seu Android
Como escolher o cartão micro SD certo para o seu Android

Como escolher o cartão micro SD certo para o seu Android

Nenhum Comentário

A maioria dos smartphones Android possui entrada para cartões micro SD, que serve especificamente para adicionar mais espaço de armazenamento no dispositivo. Esse acaba sendo um excelente benefício para quem não quer gastar muito dinheiro com aparelhos com grande armazenamento interno, por exemplo. Apesar de ser um ótimo recurso, isso pode causar muitas dúvidas na hora de comprar um cartão novo, afinal, há dezenas de opções disponíveis atualmente.

Fora isso, a maioria das fabricantes não dá muitas dicas sobre quais cartões são os melhores ou mais indicados para seus dispositivos. Felizmente, há algumas dicas básicas que você pode seguir na hora de comprar o seu cartão micro SD. Isso pode facilmente te ajudar até a te impedir de adquirir um modelo que não serve para o seu celular. Para saber mais, basta conferir o artigo logo abaixo e veja também algumas dicas úteis na hora de comprar um cartão SD!

Leia também: Os 30 melhores papéis de parede para o Android Nougat

1. Compatibilidade

Novo Android

Para começar, é mais do que necessário se preocupar com a compatibilidade do cartão SD com o seu smartphone. Não adianta nada pesquisar o melhor cartão SD do mundo para só descobrir depois que ele não funciona no seu smartphone por algum motivo. Todo aparelho tem especificações especiais sobre os cartões com os quais tem compatibilidade, algo que você deve prestar bastante atenção.

Procure saber seu o seu aparelho só aceita certas marcas, espaços de armazenamento específicos ou o tipo de formatação, por exemplo. Caso o cartão SD não seja completamente compatível, é bem provável que ele vá apresentar problemas no futuro.

2. Marca

Depois que já souber quais modelos funcionam bem no seu celular, é hora de pesquisar quais as marcas mais confiáveis do mercado. Não vale a pena pegar um cartão mais barato se você nunca ouviu falar de seu fabricante ou se não tem muitas recomendações de outros usuários.

Recomendamos isso porque se o cartão vier com defeito ou causar algum problema sério com seu smartphone, não há garantias que você seja recompensado pelos danos depois.


3. Preço

O preço é um dos aspectos mais importante para os consumidores na hora de comprar um cartão micro SD novo para o smartphone. Felizmente, há muitas opções disponíveis com diversas faixas de preço para agradar e acomodar a maioria das pessoas e suas necessidades.

Nossa dica é que não confie tanto em ofertas baratas demais, algo que se inclui na dica anterior referente às marcas. O melhor é escolher um modelo específico e comparar os preços em diversas lojas, sejam físicas ou virtuais. Desta forma, você terá uma boa noção da média de preço daquele cartão e reconhecerá as boas ofertas.

4. Especificações

Novo Android

Outra parte importante do processo é verificar todas as especificações do cartão micro SD que você escolher. Como mencionamos anteriormente, cada modelo possui suas variações e isso influencia diretamente no seu funcionamento.

Atualmente há três tipos principais de cartões micro SD: SDSC (mais baratos, com menos armazenamento e compatível com quase tudo), SDHC (oferece mais opções de armazenamento, mas é compatível com modelos mais novos) e SDXC (modelos mais caros, com armazenamento enorme e compatível com diversos aparelhos modernos).

5. Capacidade

Também é necessário que você considere a capacidade de armazenamento do cartão antes de comprá-lo. Não adianta adquirir um cartão de 16 GB se você gosta de instalar muitos apps, de tirar fotos ou de gravar vídeos, já que este tamanho provavelmente não será o suficiente.

Também preste atenção no tamanho máximo que o seu smartphone suporta para não gastar dinheiro à toa em um cartão SD de 1 terabyte, por exemplo.

6. Velocidade

Outro fator importante é a velocidade do cartão que você pretende comprar. Atualmente, existem cartões com velocidade de 2 MB/s, 4 MB/s, 6 MB/s e 10 MB/s. Estas são as velocidades de transferência dos cartões, ou seja, a rapidez que dados e arquivos podem ser gravados ou passados para eles.

No geral, os de velocidade de 2MB/s são muito lentos, especialmente para arquivos maiores, então é melhor evitar. Como cartões de velocidade 10 costumam ser mais caros, nossa dica é que procure um cartão de velocidade 4 ou 6, que são rápidos e tem bom preço.

7. Suporte de arquivos

Beta do Android N

Diferentes modelos também podem ter um suporte diversificado para arquivos. No geral, é recomendado que se use cartões com formatação FAT32, já que ela costuma funcionar em praticamente qualquer plataforma e tem compatibilidade com arquivos de até 4GB.

Essas informações são sempre informadas na embalagem do produto, mas como mencionamos antes, é bom fazer uma boa pesquisa antes de comprar um cartão.

8. Cartões específicos

Há alguns cartões que são feitos especificamente para funcionar bem com certos dispositivos. Isso vale especialmente para câmeras profissionais e semi-profissionais de vídeo e foto, já que a o armazenamento precisa ser maior e a velocidade do cartão precisa ser bem alta.

Isso faz com esses cartões sejam mais caros, mas não significa que sejam superiores para o uso no smartphone. Com isso em mente, procure comprar cartões que não sejam tão específicos para outros dispositivos. O tipo de cartão é sempre mencionado na embalagem, então não dá para se confundir.

Gostou das dicas sobre cartões micro SD?

Deu para aproveitar nossas dicas sobre como escolher o cartão micro SD certo para o seu smartphone Android? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou das sugestões. É claro que se tiver outras dicas interessantes que não tenha visto na nossa lista, não deixe de compartilhá-la conosco logo abaixo!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo