7 motivos para evitar o WhatsApp no Android e iPhone
13 de janeiro de 2018
3 Comentários
7 motivos para evitar o WhatsApp no Android e iPhone
7 motivos para evitar o WhatsApp no Android e iPhone

7 motivos para evitar o WhatsApp no Android e iPhone

3 Comentários

O WhatsApp ainda é o aplicativo de conversas mais usado atualmente, mas considerando todos os seus problemas, é meio difícil de entender o motivo de sua popularidade. Além de não oferecer os mesmos recursos de outros apps similares, ele também demora a receber atualizações importantes e é bastante limitado em seu uso geral. Para saber mais sobre o assunto, você pode conferir nossa lista abaixo, na qual falamos sobre os principais problemas do app e os motivos pelos quais você deve evitar o uso do WhatsApp no Android e iPhone.

Leia também: As 10 melhores alternativas ao WhatsApp no Android

1. Só é possível usar com seu telefone

aplicativos-de-mensagens-whatsapp

Para começar, temos uma das maiores reclamações de usuários sobre o WhatsApp: a maneira que você cria sua conta. Atualmente, só é possível ter uma conta no app com base no seu número de telefone, o que é extremamente inconveniente e impede que você o use em outros dispositivos de maneira independente.

Basicamente, não dá para usar o WhatsApp em um tablet que não tenha 3G ou no seu computador se você não tiver o app no celular. Isso também é um problema quando você precisa mudar de número telefone ou quando perde seu smartphone. Nessas duas situações, você pode simplesmente perder sua conta se não tiver um backup armazenado no computador ou se o suporte do WhatsApp não conseguir te ajudar.

2. Só dá para usar em um dispositivo

Exatamente pelo fato de você só poder entrar em sua conta do WhatsApp com o seu número de telefone que você não poderá usar o app em dois smartphones diferentes.

Se quiser usar os serviços do app em outro lugar, você acaba dependendo da versão Web ou do aplicativo de computador. O problema é que ambos dependem do aplicativo mobile para serem usados e ativados.

3. A versão Web depende do smartphone

Conforme acabamos de mencionar acima, a versão Web depende do aplicativo de celular para funcionar, mas de uma maneira ainda mais limitada do que a versão de computador.


Além de poder ser ativada com um simples código QR (o que pode gerar sérios problemas de segurança), esta versão só funciona se o seu smartphone estiver ligado ou com bateria suficiente.

4. Falta de segurança

status-whatsapp-pc-qrcode

O aplicativo pode até ter adotado um sistema de criptografia recentemente, mas isso não significa que o WhatsApp seja um bom exemplo de privacidade e segurança. Na verdade, todos os arquivos do app podem ser facilmente acessados com qualquer explorador de arquivos no Android ou ao conectar o smartphone em um computador.

Fora isso, qualquer pessoa que tenha acesso ao seu dispositivo por menos de 30 segundos pode conectá-lo ao WhatsApp Web facilmente e sem que você fique sabendo.

5. O backup não é confiável

Apesar de realizar um backup de suas conversas e arquivos compartilhados, não é tão simples de transferir esses dados do WhatsApp para outro smartphone quando necessário.

Na verdade, isso é um verdadeiro pesadelo para quem tinha um Android e decidiu comprar um iPhone ou vice-versa. Isso acontece porque os dois tipos de aparelhos usam sistemas diferentes para armazenar o backup do app: iCloud no iPhone e Google Drive no Android.

6. Não é possível alterar mensagens

Depois de anos, os desenvolvedores do WhatsApp finalmente incluiram uma maneira de deletar as mensagens enviadas no aplicativo, mas ainda não há uma maneira de simplesmente alterá-las. No máximo, você pode apagar mensagens se ele foi enviada há menos de 7 minutos, o que nem sempre é o ideal.

Este é um recurso que já existe em aplicativos como o Telegram e Skype, então é difícil de entender o motivo para o WhatsApp ainda ficar para trás neste quesito. Isso é especialmente útil naqueles casos em que o corretor estraga suas mensagens de alguma maneira.

7. Falta de opções para grupos

atualizacao-do-whatsapp

Por fim, é necessário falar sobre a maneira que os grupos do WhatsApp funcionam atualmente, já que este ainda é um dos piores recursos do aplicativo. Na verdade, não é necessariamente o recurso em si, mas a maneira que ele funciona no geral e como os usuários contam com poucas opções relacionadas a ele.

A seguir estão alguns dos piores problemas dos grupos do WhatsApp: você só pode entrar em grupos por convites diretos e não é possível requisitar acesso, eles não podem ser fechados até que todos os membros saiam, não é possível ver os grupos antigos que você fazia parte, qualquer pessoa do grupo pode ser seu número de telefone e qualquer pessoa pode te colocar em grupos aleatórios sem permissão.

A maioria dessas situações é evitada em aplicativos como o Telegram ou Slack, então não há motivos para que os desenvolvedores do WhatsApp não foquem em melhorias para o funcionamento dos grupos do app. Por enquanto, não há indicações de que a maneira que grupos funcionam mudem, então o jeito é esperar por alguma atualização útil do app no futuro.

O que achou dos motivos para evitar o WhatsApp?

Deu para aproveitar a nossa lista para conhecer melhor os motivos pelos quais você deve evitar o uso do WhatsApp no Android e iPhone? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou dos problemas do app. Se tiver outros motivos para não usar o aplicativo em seu smartphone que não tenha visto em nossa lista, não esqueça de compartilhá-los conosco logo abaixo!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

3 Comentários

  1. Dario 15 de janeiro de 2018 20:23

    Por mim eu nem usava! Tem o Telegram e outros que são bem melhores, mas infelizmente o WhatsApp chegou primeiro e tornou-se o principal mais usado do mundo :(

  2. Gleyson Rodrigues da Silva 15 de janeiro de 2018 21:51

    Acho que quem redigiu essa matéria precisa de mais informações e de tempo para processá-las, pois muito do que foi redigido não é verdade ou é desinformação.

  3. porno brasil 19 de abril de 2018 15:58

    adorei a lista, obrigado

Voltar ao topo