Como evitar ser localizado por apps do Google?
Nenhum Comentário
Como evitar ser localizado por apps do Google?
Como evitar ser localizado por apps do Google?

Como evitar ser localizado por apps do Google?

Nenhum Comentário

Duas das maiores preocupações dos dias modernos são a privacidade e a segurança no âmbito virtual e onde elas se interseccionam com a vida fora das telas, além de evitar ser localizado por apps do Google. Se você possui um smartphone Android ou usa apps do Google em seu iPhone, seu GPS está sendo monitorado e os dados enviados à empresa.

Com isso em mente, escrevemos um artigo sobre como realizar um checkup de segurança em sua conta Google e agora vamos instruir o usuário a não só não ser encontrado pelos satélites da empresa, como também aumentar sua privacidade online num geral e evitar que seus dados sejam tão facilmente compartilhados.

1. Como desativar o rastreamento de apps do Google

Vamos começar pela parte mais simples, mas não de longe a menos importante, que é como evitar ser localizado por apps do Google.

Uma coisa que você provavelmente já percebeu é que as propagandas que recebe em seu celular, seja no Chrome, no Facebook ou onde for, são para lugares perto de você. Isso ocorre porque todos os seus dados de localização são compartilhados com diversas companhias de marketing.

Se você não gosta disso, é bastante simples fazer com que o Google pare de te rastrear. Para fazer isso no Android, vá em “Configurações”, role até “Google”, clique nessa opção, clique em “Gerenciar sua Conta do Google”, vá até a aba “Dados e personalização”, clique em “Atividade na Web e de apps” e, por fim, desative.

Desativar rastreamento

Isso vai fazer com que suas pesquisas e atividades em sites deixem de ser salvas; isso é necessário porque o Google usa dessas informações para aprimorar buscas futuras, com base no histórico, incluindo localização de prédios ou comércios que procurou.

A segunda parte é seguir os passos anteriores até chegar em “Dados e personalização” novamente, clicar em “Histórico de localização” e então desativar essa opção também. Isso vai fazer com que o Google não mantenha os dados de lugares que visitou e trajetos que tomou.


Também é possível desativar isso através de iPhones, iPads e computadores. Para fazê-lo, simplesmente vá na página de controles de atividade e desative primeiro a “Atividade na Web e de apps”, role para baixo e desative também o “Histórico de Localização”.

Se o link não estiver funcionando, abra o Google no seu navegador, clique na imagem de sua conta no canto superior direito, clique em “Gerenciar sua Conta do Google” e siga os mesmos passos para fazer pelo smartphone Android.

2. Como deletar os dados que já estão armazenados

Se quiser aumentar ao máximo a sua privacidade, apenas evitar ser localizado por apps do Google não é suficiente, afinal, antes de ter feito isso a empresa já havia coletado muita informação sua e armazenado em seu banco de dados.

Infelizmente, para remover os dados antigos que estão na base de informações da empresa, não tem uma opção nativa no Android e é necessário que o usuário se dirija à página de controle de atividade do Google; nela, você vai encontrar uma lista detalhada de tudo que pesquisou, assistiu e visitou em apps do Google.

Agora que está no site, pode remover todos os dados de um dia específico, pesquisas ou o que quiser. No lado esquerdo da página, tem a opção “Excluir atividade por”; ao clicar nela, abre um menu oferecendo excluir a atividade da última hora, últimas 24 horas, intervalo personalizado ou tudo.

Além disso, ainda é possível configurar para deletar automaticamente os dados, clicando em “Controles de Atividade” e, em “Atividade na Web e de apps” clicando em “Gerenciar Histórico”. Você irá para uma página onde tem a opção de “Selecionar para deletar automaticamente”, com as opções de deletar manualmente, em 18 meses ou em 3 meses.

deletar dados evitar ser localizado por apps do google

Para finalizar, é recomendado ao usuário que remova, também, todo o histórico de localização salvo no Google Maps. Para fazer isso pelo smartphone, abra o app “Maps”, abra o menu de 3 linhas, clique em “Sua linha do tempo”, clique nos 3 pontinhos e lá poderá “Excluir dia”, mas não todos os dados.

Pelo navegador, é necessário ir na página da linha do tempo e, se não estiver conectado à sua conta, realizar login. Depois, clique na engrenagem no canto inferior direito da tela e lá poderá excluir todo o histórico de localização. Pode, ainda, configurar pro histórico de navegação ser deletado a cada 3 ou 18 meses.

3. Configurando outras opções de privacidade

É possível diminuir a precisão do GPS do seu smartphone, para que os apps que dependem dele sigam funcionando, mas também possa evitar ser localizado por apps do Google. Para fazer isso, vá em “Configurações”, em “Google”“Serviços de conta”“Localização” e, nessa tela, mude o “Modo” para “Somente no Dispositivo”.

outras opções evitar ser localizado por apps do google

No iOS, vá em “Ajustes”“Privacidade” “Serviços de localização”. Aí, você poderá ativar ou desativar o GPS e também alterar o comportamento para cada app individual. Pode selecionar que o app tem que sempre pedir, pode acessar a localização quando está em uso, nunca poder acessar ou permitir sempre.

Além disso, quando o usuário fala com algum alto-falante inteligente como o Google Home – veja nossa comparação dele com o Apple HomePod – ou até mesmo o Google Assistant, a empresa mentém gravações de sua voz e do que foi dito, dizendo que os usa para melhorar o reconhecimento de voz e para te entender melhor.

Se quiser desabilitar isso, vá na página de controle de dados, role para baixo e desative as “Gravações de voz e áudio” e delete as gravações já feitas.

Outra coisa que pode ser desativada nessa mesma tela é a chamada personalização de anúncios, que te recomenda o que comprar e que sites visitar com base em suas buscas passadas e sites que frequenta, a custo de sua privacidade.

Então, o que achou das nossas dicas de privacidade e como evitar ser localizado por apps do Google?

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você e que tenhamos te ajudado a se manter um pouco mais seguro online; veja também esses apps para aumentar a segurança. Se você tem mais alguma dica que esquecemos, deixa nos comentários para incrementar a lista. Veja também mais formas que o seu smartphone está violando sua privacidade.





Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo