Golpe no WhatsApp: saiba como evitar cair em promoções falsas
27 de março de 2018
Nenhum Comentário
Golpe no WhatsApp: saiba como evitar cair em promoções falsas
Golpe no WhatsApp: saiba como evitar cair em promoções falsas

Golpe no WhatsApp: saiba como evitar cair em promoções falsas

Nenhum Comentário

O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados do mundo, então não é nenhuma surpresa que haja pessoas mal intencionadas querendo enganar os outros através dele. Atualmente, é bem comum encontrar algum golpe no WhatsApp, seja através de promoções falsas ou de links que fazem baixar algum malware. A boa notícia é que tudo isso é fácil de evitar, bastando ser mais cauteloso com o que você compartilha e acredita. Para te ajudar com isso, separamos algumas dicas essenciais para evitar cair nesses golpes. Confira logo abaixo!

Leia também: Como ficar invisível no WhatsApp Web

1. Não clique em links

aplicativos-de-mensagens-whatsapp

Para começar, simplesmente não saia clicando em qualquer link que for enviado através do aplicativo. Mesmo que for de algum amigo ou conhecido, já que o smartphone da pessoa também pode estar com algum malware sem seu conhecimento.

Esta é uma das maneiras mais simples de cair em um golpe no WhatsApp, afinal, muitas pessoas saem clicando em qualquer link sem nem prestar atenção. Examine bem o conteúdo enviado e, se possível, confira com seu contato se o link é legítimo.

2. Não compartilhe correntes

Muitos golpes do WhatsApp se espalham através de correntes, nas quais você precisa compartilhar uma mensagem para várias pessoas para ganhar algum benefício.

Ao fazer isso, você só estará contribuindo para o problema e fará com que outras pessoas caiam no mesmo golpe. Seja qual for a mensagem, evite o compartilhamento.

3. Não responda números desconhecidos

WhatsApp no iPhone

Assim como acontecia com mensagens de SMS, é comum receber algo de contatos desconhecidos com avisos estranhos. Geralmente, são pessoas tentando fazer você clicar em algum link ou dizendo que você ganhou alguma promoção.

Por mais tentador que seja, não acredite e não clique em nada. Pode ser que a pessoa até tente fingir que te conhece, então não dê informações pessoais ou simplesmente nem responda.

4. Não baixe apps enviados por mensagem

Também é possível que você veja mensagens mencionando um aplicativo novo e exclusivo, que você só pode conseguir em um link enviado pela pessoa.

Mesmo que se trate de um jogo ou app pago que esteja sendo oferecido de graça, não baixe nada que for oferecido. Você só estará perto de instalar um malware em seu smartphone se fizer isso.

5. Não acredite em promoções exclusivas

É comum receber mensagens dizendo que você pode participar de uma promoção exclusiva se fizer alguma tarefa específica. Nenhuma empresa utiliza essa tática, já que é extremamente difícil de mensurar pelo WhatsApp se tratar de um app privado e não uma rede social.

Não adianta compartilhar mensagens, tirar fotos ou mesmo clicar em links. Um bom exemplo disso foram as promoções enganosas de marcas como O Boticário e Walmart, que pediam que os usuários clicassem em um link falso.

Veja também: Os 5 melhores gerenciadores de arquivos para Android TV

6. Ignore possíveis cupons de desconto

atualizacao-do-whatsapp

Assim como as promoções falsas, você também se deparará com cupons de descontos sendo oferecidos. É claro que eles são falsos, então não clique ou compartilhe as mensagens que te forem passadas.

Recentemente, milhares de pessoas caíram em um golpe que oferecia desconto na rede Burger King, no qual era necessário clicar em um link e compartilhá-lo com seus amigos. Se quiser ter certeza de um cupom oferecido, basta pesquisar na internet sobre possíveis promoções da marca em questão.

Gostou das dicas para evitar golpe no WhatsApp?

Deu para aproveitar a nossa lista para ter mais conhecimento na hora de evitar golpe no WhatsApp? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou. Também nos diga se tiver alguma dica útil para evitar possíveis golpes com o aplicativo que não tenha visto em nossa lista de hoje.

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo