Google Assistant vs Siri: Qual é o melhor assistente?
21 de outubro de 2016
Nenhum Comentário
Google Assistant vs Siri: Qual é o melhor assistente?
Google Assistant vs Siri: Qual é o melhor assistente?

Google Assistant vs Siri: Qual é o melhor assistente?

Nenhum Comentário

Já faz alguns anos que as assistentes pessoais se tornaram populares nos smartphones, tablets e computadores. Até então, os mais conhecidos e usados eram a Siri nos produtos da Apple, a Cortana nos produtos da Microsoft e o Google Now nos produtos do Google obviamente. Só que com a chegada do Pixel, a empresa decidiu mudar um pouco as coisas e substituiu o Google Now pelo novo Google Assistant. O novo assistente já foi visto um pouco antes por quem usa o aplicativo Allo, mas é no Pixel que ele ganha uma faceta mais interativa e com voz.

É claro que isso faz muita gente imaginar qual o melhor, o Google Assistant ou a Siri? Felizmente, não faltam usuários para fazer diversas comparações e testes, como você pode conferir logo abaixo!

Leia também: Google Pixel vs iPhone 7 Plus: Qual é o mais rápido

Google Assistant vs Siri

Como mencionamos, muita gente que possui um iPhone e um Pixel já está testando os dois dispositivos para tentar ver como os dois assistentes se comportam em situações diferentes e qual é melhor para diferentes tipos de usuários. O canal “Marques Brownlee” no YouTube, por exemplo, fez um vídeo extenso com um teste bem detalhado com a Siri e o Google Assistant lado a lado.

Dando o mesmo comando aos dois assistentes, foi possível ter uma noção boa do que os dois podem fazer, o que entendem ou não, a velocidade que levam para entender e realizar uma tarefa e como respondem ao usuário nas diversas situações. Você pode conferir tudo no vídeo abaixo:

Como é possível ver no vídeo, os dois assistentes tendem a ser bem parecidos na maioria das vezes. É possível pedir que eles abram apps, ativem alarmes, criem lembretes, procurem lugares (como restaurantes próximos) ou que exibam informações sobre um assunto específico.

Em questão de velocidade, as coisas acabam sendo bem relativas. Às vezes a Siri é um pouco mais rápida e em outras o Google Assistant tem a vantagem.

Outro aspecto que foi possível perceber é que a Siri tem o costume de pesquisar os assuntos que não sabe responder por voz, enquanto o Google Assistant teve a tendência de dar certas respostas sem ter que recorrer a isso. Um bom exemplo ocorre quando se pergunta aos dois quem é o presidente dos Estados Unidos e Siri só oferece uma pesquisa no Google enquanto seu concorrente simplesmente diz “Barack Obama”.


Ao continuar as perguntas sobre o presidente, Siri continua enviando mais pesquisas como resposta (e errando algumas vezes) e o Google Assistant é capaz de manter uma “conversa” um pouco mais crível, falando as informações com naturalidade e conseguindo reconhecer que o usuário ainda fala da mesma pessoa que antes.

google-pixel

Isso já tinha sido mencionado pelo Google, que disse que seu novo assistente é capaz de reconhecer o contexto do que você fala para saber quando uma conversa ou assunto está sendo mantido. Isso torna o assistente bem mais falante do que os outros, o que é um bom diferencial. Enquanto isso, a Siri precisa de perguntas mais específicas para responder direito.

Ainda assim, um ponto positivo do assistente da Apple é que ele costuma oferecer informações mais detalhadas sobre certos assuntos. Quando perguntado sobre ações do mercado e o resultado de um jogo de futebol americano, a Siri mostrou gráficos e um placar completo, enquanto o Google Assistant só respondeu o básico.

No fim, é possível perceber que o Google Assistant é um pouco mais capaz e avançado que a Siri, o que já era esperado por ter sido desenvolvido para isso. O novo assistente também é mais fluído e possui uma naturalidade mais leve que seu concorrente.

Ainda assim, a Apple realizou ótimas melhorias com a Siri nos últimos anos e não há dúvida que a empresa capriche ainda mais em sua assistente agora que tem que concorrer com o Google Assistant.

Alternativas no Android

Para quem possui o Android e não gosta tanto assim do Google Assistant ou não tem suporte para ele em seu smartphone, há algumas alternativas interessantes. Você pode conferir algumas das melhores logo abaixo:

  • Cortana: Ela foi desenvolvida pela Microsoft e é integrada totalmente ao Windows 10, com suporte até mesmo ao português. Ela possui uma versão muito boa para Android, apesar de ainda não ser ideal. A Cortana até consegue entender um pouco de contexto, mas o nível é bem baixo se compararmos com o Google Assistant. De qualquer forma, ela é uma alternativa decente e você pode baixá-la neste link.
  • Assistant: Esta opção é muito boa em reconhecer vozes e até possui alguma capacidade com contexto em certas situações limitadas. Ainda assim, ele é um pouco mais simples do que outros assistentes e não permite que se mude suas configurações. Vale a pena conferir esta opção, já ela pode ser perfeita para quem não quer um app tão pesado. Você pode baixá-lo neste link.
  • Indigo Virtual Assistant: Esta opção pode fazer pesquisas, te dar a previsão do tempo e ajudar a marcar anotações ou lembretes facilmente. Este assistente consegue usar um pouco de contexto em perguntas sobre o clima, mas nada muito além disso. O legal é que você tem a opção de alterar diversas configurações do smartphone usando este assistente, algo que não se encontra tão facilmente em outros apps. Você pode baixá-lo através deste link.

Leia também:

O que achou da comparação?

Deu para ter uma boa noção de como os dois assistentes funcionam no geral com essas comparações e testes? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou e qual deles prefere!





Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo