Grupos de WhatsApp: 12 dicas e truques
Nenhum Comentário
Grupos de WhatsApp: 12 dicas e truques
Grupos de WhatsApp: 12 dicas e truques

Grupos de WhatsApp: 12 dicas e truques

Nenhum Comentário

O WhatsApp é, sem dúvidas, o maior aplicativo de comunicação por mensagens no Brasil, com mais de 120 milhões de usuários e, possivelmente, no mundo, com mais de 1.2 bilhões. Portanto, é bem provável que você também use (ou tenha que usar) dessa plataforma; então, porque não aproveitar de dicas para desfrutar ainda mais dela?

Nesse guia, vamos dar diversos truques e dicas para utilizar em grupos de WhatsApp, desde como criar um até funcionalidades mais avançadas que usuários de longo prazo podem não conhecer. Se quiser ver mais sobre essa plataforma, temos uma lista de dicas para o WhatsApp Web e confira também os melhores apps para WhatsApp.

1. Como criar grupos de WhatsApp

Vamos começar pelo mais básico: criar chats em grupo. Para manter contato com diversas pessoas ao mesmo tempo, ter grupos é das formas mais interessantes. Certamente você já está em algum mas, mesmo assim, vamos falar um pouco sobre este tema.

Vamos começar instruindo você a criar grupos de WhatsApp pelo iOS. Para fazer isso, abra o aplicativo em sua tela inicial, selecione a opção “Conversas” na parte inferior da tela e, no parte superior direita da tela terá a opção “Novo Grupo”.

Clique nela que você irá para a página de criação de grupos, na qual deve escrever o “Nome do Grupo” e pode, se assim desejar, adicionar uma imagem de perfil dele. Na próxima tela, pode adicionar quem quiser ao seu grupo, pesquisando por nome ou clicando em seus ícones; depois, basta clicar em “Criar”.

No Android o processo é muito similar. Para começar, abra o app. Depois, clique no menu de três pontinhos e clique em “Novo Grupo” para ser direcionado para a próxima tela, em que seleciona os participantes. Ao clicar na setinha noa esquerda, terá que digitar o “Nome do Grupo” e selecionar a imagem, se quiser.

Criar Grupos

Tanto no WhatsApp Web quanto nos aplicativos para Mac e Windows o processo de criação de grupos de WhatsApp é exatamente igual ao no Android.


2. Como silenciar grupos de WhatsApp

Muitas vezes o usuário pode se encontrar num grupo muito incômodo ou caótico, onde as pessoas mandam mensagens sem parar e nem se quisesse poderia acompanhar tudo, o que pode resultar em frustração, principalmente pelas notificações constantes. Além disso, pode ser uma forma rápida de descarregar a bateria do iPhone ou Android.

Considerando isso, tem uma função de silenciar as notificações de qualquer grupo de uma maneira bastante simples: basta selecionar o grupo (ou qualquer chat que quiser) e clicar no ícone de som com uma barrinha que abrirá uma janela perguntando por quanto tempo quer silenciar.

Para fazer isso no seu computador, basta clicar com o botão direito do mouse em cima do nome do grupo que um menu de opções abrirá; depois, selecione a opção de silenciar notificações.

Silenciar grupos de whatsapp

3. Como deletar um grupo

Se você for o dono ou o administrador de algum dos grupos de WhatsApp que perdeu seu propósito, por qualquer razão que for, pode deletar ele, por mais que não seja uma tarefa particularmente simples.

Um usuário não consegue simplesmente clicar num botão de deletar grupo ou sair do grupo para deletar, já que desde que ainda tenha algum membro, ele seguirá ativo. Para se livrar dele, é necessário primeiro remover os usuários um a um e, depois, sair do grupo e o deletar de seu dispositivo, o que irá deletá-lo permanentemente.

4. Adicionar administradores

Se tiver muita gente num de seus grupos de WhatsApp e necessitar de ajuda moderando ou se quiser poder sair dele sem dar problemas, você pode promover membros a administrador, de uma maneira bem simples.

Para isso, abra um grupo, vá no menu de informações e, lá, poderá segurar um clique no nome de alguém e selecionar a opção de promover a administrador.

5. Começar uma conversa particular

Se duas pessoas que estão no mesmo grupo quiserem começar uma conversa privada entre elas, seja por estarem se conhecendo por esse meio ou por qualquer outra razão, é perfeitamente possível. Lembre de conferir as melhores maneiras de criar figurinhas e emoji que se mexem para deixar a conversa ainda mais pessoal

Tem duas maneiras de fazer isso: a primeira é mais chata, precisa abrir as informações do grupo e pesquisar por nome nos participantes, clicar na pessoa e clicar em conversar com. Já a outra é bem mais simples, basta clicar na pessoa no chat e clicar em “Conversar Com”.

6. Buscar mensagens antigas em grupos de WhatsApp

Se você recebeu um link ou alguma mensagem importante há algum tempo, tipicamente seria bastante chato de encontrar a mensagem em específico, já que seria necessário rolar até o momento certo.

Contudo, o WhatsApp tem uma maneira bem simples de fazer isso, que é abrir o grupo, clicar no menu de três pontinhos no canto superior direito e clicar em “Buscar”. Aí, basta digitar algum termo específico que tenha sido usado na mensagem que será direcionado até ela.

buscar grupos de whatsapp

7. Procurar por links e arquivos

Por mais que dê para usar o outro método para isso, grupos de WhatsApp também tem uma função específica para achar esse tipo de mensagem.

É bastante simples, basta ir nos três pontinhos no canto superior direito e clicar em “Mídia do Grupo” para abrir uma janela com três abas, os links, os vídeos e imagens e os documentos enviados.

8. Convidar pessoas para grupos de WhatsApp através de um link

Se você não tiver o número de telefone de alguém para adicionar ao seu grupo ou se quer criar um grupo público onde qualquer um pode entrar, também é possível e fácil.

Para fazer isso, o WhatsApp disponibiliza os convites através de links gerados automaticamente; primeiro, abra o menu de informações do grupo. Depois, na seção de “Participantes” clique em “Convidar via link” que o convite será copiado para sua área de transferência.

9. Verificar o status de lida

Se você quiser verificar se uma mensagem foi lida por todos os usuários que estão em quaisquer grupos de WhatsApp, a plataforma permite, de uma maneira bastante fácil.

Assim que sua mensagem for entregue ao grupo, o usuário pode verificar quem recebeu e quem visualizou. Para fazê-lo, basta selecionar a mensagem e clicar no ícone de informações, no topo, que abrirá uma tela mostrando ambas as informações e quando foi feito.

10. Marcar pessoas

Se quiser garantir que alguém vá receber uma mensagem, burlando a opção de silenciar o grupo, você pode marcar a pessoa. Isso também faz com que, ao abrir o grupo, ela seja redirecionada diretamente para a mensagem em que foi marcada.

Fazer isso é extremamente fácil: basta digitar um arroba @ que aparecerá os nomes de todos os integrantes do grupo em questão; depois, só selecione o nome de quem quer marcar.

11. Deletar mensagens nos grupos de WhatsApp

Se se arrependeu de ter enviado alguma mensagem, seja em grupo seja em conversas particulares, você tem um período de uma hora para deletar a mensagem para todos; depois desse período, só poderá remover a mensagem para si mesmo.

deletar mensagens grupos de whatsapp

Para remover mensagens, basta clicar e segurar nela e, quando aparecer o menu superior, clicar no ícone de lixeira e em “Deletar para Todos”. E, se quiser recuperar mensagens anteriormente deletadas, basta seguir esse tutorial.

12. Limpar todo o conteúdo de algum grupo do WhatsApp

Se você estiver num grupo que compartilha muita mídia, possivelmente seu smartphone está cheio de imagens e vídeos desnecessários ocupando muito espaço, coisa que é possível resolver.

Para gerenciar seu armazenamento ocupado pelo WhatsApp, basta ir em “Configurações”, clicar em “Uso de dados e armazenamento”, em “Uso de armazenamento” e, por fim, selecionar a conversa ou grupo que quiser, onde estará detalhado no que ele está usando espaço. Clique em “Liberar Espaço” para deletar tudo.

limpar conteúdo grupos de whatsapp

Então, o que achou das nossas dicas e truques para grupos de WhatsApp?

Esperamos que você tenha conseguido tirar proveito de nosso guia. Deixe nos comentários sua opinião ou se esquecemos de adicionar alguma dica importante. Não se esqueça de conferir também a nossa lista de funcionalidades desejadas para essa plataforma!





Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo