7 hábitos do Android que você deve evitar
12 de fevereiro de 2016
Nenhum Comentário
7 hábitos do Android que você deve evitar
7 hábitos do Android que você deve evitar

7 hábitos do Android que você deve evitar

Nenhum Comentário

Os dispositivos Android podem trazer muita facilidade para o nosso dia a dia. Isso vale principalmente quando os usamos de maneira eficiente e evitamos certos aspectos que podem prejudicar seu desempenho. Como isso não é tão óbvio para a maioria dos usuários, resolvemos montar uma lista bem simples com alguns dos mais comuns hábitos do Android que você deve evitar sempre que possível. Confira nossas sugestões na lista abaixo!

Leia também: 10 smartphones baratos e funcionais para comprar em 2016

1. Deixar o Wi-Fi ligado o dia todo

hábitos do AndroidMuita gente prefere deixar o Wi-Fi ligado o dia todo por achar mais conveniente do que ficar desativando e ativando sempre que for checar a internet ou um app que precise dela. Só que a menos que você esteja usando a internet de forma contínua e útil, é bem melhor deixá-la desligada e só usá-la quando realmente precisar.

Assim, você não desgasta a bateria com o Wi-Fi e nem com os aplicativos que geralmente abre de 5 em 5 minutos, mesmo sem necessidade. Esta é uma dica bem básica, mas que pode acabar se tornando muito eficiente à longo prazo.

2. Usar qualquer carregador

Com a facilidade de carregar dispositivos Android com qualquer cabo USB, é comum que muita gente acabe usando diversos tipos de carregadores em seus smartphones. O problema disso é que acabamos encontrando muitos carregadores genéricos que podem simplesmente danificar seu aparelho.

Isso pode até demorar um pouco para acontecer, mas é inevitável. A principal maneira de perceber que algo está errado é quando seu smartphone começa a esquentar demais quando está sendo carregado, o que pode ser bem perigoso.

3. Carregar a carga pela metade

Falando em carregadores, há outro hábito muito ruim que a maioria dos usuários do Android insiste em cometer: realizar o carregamento da bateria pela metade. Isso geralmente acontece quando o usuário está com pressa e só precisa de um pouco mais de carga no smartphone para realizar suas tarefas ou para ir em algum lugar.

Este poderia ser um hábito inofensivo se fosse realizado apenas em emergências, mas sabemos que geralmente não é o caso. Isso também pode causar danos em sua bateria e você corre o risco de diminuir a vida útil dela, o que é bem problemático para quem tem aparelhos com baterias que não podem ser removidas. Sugerimos que só faça essas cargas rápidas quando não houver outra opção.


4. Instalar apps sem pesquisar

problemas comuns do AndroidComo sabemos, o Android oferece bastante liberdade aos seus usuários, nós permitindo modificá-lo da forma que preferirmos. Isso também significa que não precisamos depender de lojas específicas (como a Google Play) para baixar e instalar aplicativos, sendo possível fazer o processo manualmente.

O único problema disso é que muita gente se empolga, baixam apps de sites suspeitos e os instalam sem qualquer preocupação. Obviamente, esta prática pode acabar trazendo vírus e malwares para o seu smartphone e deve ser evitada a qualquer custo. Nós aconselhamos que você pesquise um pouco sempre que quiser instalar um app e que só utilize sites ou lojas seguras e confiáveis para baixá-los.

5. Não usar uma senha de segurança

Deixar seu dispositivo Android sem qualquer senha ou outro tipo de proteção é uma das piores coisas que você pode fazer. É preciso lembrar que provavelmente há documentos, arquivos, fotos, dados, informações pessoais, conversas privadas e muito mais armazenado no seu smartphone, então é natural que o mínimo de segurança é necessário.

Muita gente acaba não usando senhas na tela de bloqueio por preguiça ou por acreditar que ninguém realmente irá tentar roubar suas informações, mas é sempre melhor gastar alguns segundos do seu dia com isso do que correr o risco. Só não esqueça de caprichar e criar uma senha segura também.

6. Deixar os apps desatualizados

Você já deve ter percebido que toda semana acabam aparecendo algumas notificações de aplicativos do seu Android que precisam ser atualizados. É bem comum que na hora não haja tempo para ver isso com atenção, mas aconselhamos que você use um pouco do seu tempo livre para realizar estas atualizações sempre que possível.

São essas atualizações que consertam erros, evitam travamento e lentidão, adicionam novos recursos aos apps e os deixam mais seguros, obviamente o aspecto mais importante de todos.

7. Fazer root sem conhecimento prévio

AndroidMuitos usuários do Android acabam se empolgando ao ouvirem falar do root e as possibilidades que este processo traz ao seu aparelho. Embora o root realmente tenha muitas vantagens, não é algo que deve ser feito por qualquer usuário, especialmente por quem não tem muito conhecimento sobre o sistema operacional.

Acontece que o root também deixa seu dispositivo bem mais vulnerável e deve ser evitado caso você não tenha um bom motivo para fazê-lo ou se ainda for iniciante no Android. Se realmente quiser fazer isso, sugerimos que leia bastante sobre o assunto, afinal, o procedimento pode ser muito diferente para cada aparelho Android e há instruções específicas que devem ser seguidas para que seu smartphone não sofra danos.

Encontre também no AppTuts:

Conseguiu evitar esses hábitos do Android?

Deu para aproveitar bem estas dicas para melhorar o desempenho do seu Android? Deixe seu comentário nos dizendo se você também tinha ou ainda tem estes hábitos com seu smartphone!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo