Instagram Hackeado: tudo o que precisa saber
18 de outubro de 2019
Nenhum Comentário
Instagram Hackeado: tudo o que precisa saber
Instagram Hackeado: tudo o que precisa saber

Instagram Hackeado: tudo o que precisa saber

Nenhum Comentário

Sendo uma das maiores redes sociais do mundo, o Instagram conta com milhões de usuários que publicam imagens, vídeos e utilizam seu canal de comunicação – o Instagram Direct – para conversar com seguidores, amigos e familiares. Levando tudo isso em consideração, não é atoa que muitos tem medo de ter seu Instagram hackeado.

Especialmente para um perfil de negócios, onde pessoas já utilizam o Instagram Shopping, ser hackeado pode ser um enorme problema com consequências graves. Por isso, hoje vamos falar sobre como evitar ter seu Instagram hackeado, como descobrir se ele foi e o que fazer nessa situação. Vamos lá?

Como descobrir se você foi hackeado

Bom, sempre que falamos nesses assuntos é muito comum que pessoas comecem a se perguntar “Será que eu fui hackeado?” Afinal, nem sempre fica tão explícito, pois um hacker pode estar apenas recolhendo informações de suas contas, como comentários, mensagens enviadas e recebidas no Direct, sem realizar nenhuma ação direta.

Mas não fique paranoico, as chances são que você não foi hackeado e, de qualquer forma, é fácil verificar. Primeiramente, existem três sinais mais claros de que você teve seu Instagram hackeado, são eles:

  • Existem novas publicações em seu perfil que você não fez;
  • Seu perfil seguiu diversos novos usuários sem que você tenha feito isso;
  • Você não consegue acessar sua conta, mesmo tendo certeza absoluta que o login e senha estão corretos;
  • Você recebeu um e-mail do Instagram falando sobre alterações de senha ou outras configurações que você não fez;

Se algum desses três casos é familiar, é bem possível que ele tenha sim sido hackeado. Porém, para as duas primeiras situações, é possível que você só tenha esquecido o perfil aberto em algum computador público ou no smartphone de um amigo, por exemplo.

Nesse caso, antes de pular para conclusões, verifique onde seu Instagram está logado.

Instagram hackeado

Como saber onde seu Instagram está conectado

Para descobrir em quais dispositivos seu perfil na rede social está aberto, o procedimento não é nada complicado e serve para identificar se teve o Instagram hackeado. Siga o passo a passo.


Passo 1: Primeiramente, faça o login em seu perfil e toque no ícone

Passo 2: Em Seguida, toque em “Editar Perfil”, os dois passos estão indicados na imagem abaixo.

Acessando seu perfil

Passo 3: Nessa tela, selecione a opção “Atividade de Login”

Passo 4: Aqui, você identificar logins mais recentes, assim como em quais locais e dispositivos existe uma sessão do Instagram aberta, exibido na área “Onde você está conectado”, também demonstrado na imagem.

Identificando acessos ao Instagram

Passo 5: Se identificar um acesso indevido na lista “Onde você está conectado”, basta clicar no mesmo e então clicar em “Sair” ou “Encerrar Sessão.”

Dessa forma, fica fácil descobrir se existe algum acesso não reconhecido, como em outra cidade ou até mesmo país no qual nunca esteve. Caso identifique algo assim, é um alerta claro que você teve o Instagram hackeado.

O que fazer se for hackeado?

Se você for hackeado, isso não significa necessariamente que será impossível reverter a situação e recuperar sua conta. Dependendo de você ter ou não acesso à sua conta, existem duas formas de se lidar com a situação. Mas, de qualquer formas, é importante que você atue rápido.

Se você tem acesso, faça o seguinte:

Primeiramente, se você consegue acessar sua conta normalmente, mas identificou uma sessão de acesso indevido, você pode rapidamente alterar sua senha no Instagram. Isso pode ser feito fazendo uma alteração diretamente em sua conta, através deste link ou solicitando um envio de email com uma nova senha, através deste link.

Após fazer isso, não deixe também de ativar a autenticação de dois fatores. Com isso, sempre que precisar fazer um login, será necessário além de sua senha, uma confirmação enviada como mensagem de SMS ao seu telefone ou um código de login processado através de um aplicativo de autenticação, como é o caso do Duo Mobile ou Google Authenticator.

Se você não tem acesso, este é o procedimento:

Se é impossível entrar em sua conta e não consegue recuperar o acesso, é necessário realizar um procedimento um pouco diferente. Aqui, você deverá acessar esta página oficial do Instagram e seguir o passo a passo informado para denunciar sua conta para a rede social.

Assim, mesmo que tenha tido o Instagram hackeado, a própria equipe de suporte poderá ajudá-lo a lidar com a situação. Porém, é importante mencionarmos que esse processo pode levar algum tempo, pois será necessário confirmar sua identidade enviando uma foto segurando um papel com o código que o Instagram lhe enviar.

Mesmo assim, após a verificação ser validada, você deve conseguir o acesso de volta à sua conta e, nesse momento, lembre-se de trocar a senha e ativar a verificação de dois fatores, como mencionamos acima.

Proteger sua conta do Instagram

Como evitar ter o Instagram hackeado

Agora, se você não foi hackeado, saiba que existem diversas formas de se prevenir quanto a isso. A primeira e mais óbvia delas é configurando a autenticação de dois fatores em sua conta, o que coloca uma camada de proteção adicional além de simplesmente sua senha no acesso. Mas isso não é tudo, acompanhe as dicas:

  1. Crie uma senha complexa, que não seja apenas “123123” ou simplesmente sua data de aniversário, para que pessoas que te conheçam não possam advinhar. Uma boa dica é usar aplicativos de gerenciamento de senhas;
  2. Certifique-se de proteger também a senha do email de cadastro utilizado. Afinal, ele é utilizado para recuperar a senha e comprovar acessos;
  3. Não permita que outras pessoas saibam sua senha, mesmo que sejam confiáveis. Isso porque, mesmo sem ter culpa, hackers podem acabar descobrindo sua senha “por tabela” a partir dessas pessoas;
  4. Evite clicar em links enviados pelo chat do Instagram e nunca faça seu login do Instagram em páginas não oficiais;
  5. Não salve sua senha no navegador ao acessar e evite acessar seu perfil em computadores públicos (eles podem estar infectados com vírus ou programas para roubar senhas);
  6. Desative o acesso de aplicativos menos confiáveis ou suspeitos. Isso pode ser feito através desse link ou acessando seu perfil em “Editar Perfil” e clicando em “Aplicativos autorizados.”

Pronto, levando tudo isso em consideração, será extremamente mais difícil (porém, infelizmente ainda não impossível) que tenha seu Instagram hackeado.

Gostou das dicas para proteger-se e não ter o Instagram hackeado?

Conta pra gente nos comentários se conseguimos ajudá-lo a proteger sua conta ou, para o caso de já ter perdido o acesso, se conseguimos ajudá-lo a recuperá-la.

Lembre-se, o Instagram é onde vários dados pessoais, como fotos, mensagens e outras informações são armazenados, então preze por sua segurança. Aproveite e conheça os melhores apps para gerenciar senhas e se proteger ainda mais!





Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo