iPhone 6S, Android e Windows Phone: qual a melhor câmera?
22 de outubro de 2015
Um Comentário
iPhone 6S, Android e Windows Phone: qual a melhor câmera?
iPhone 6S, Android e Windows Phone: qual a melhor câmera?

iPhone 6S, Android e Windows Phone: qual a melhor câmera?

Um Comentário

Conforme já foi destacado inúmeras vezes, uma das grandes melhorias do iPhone 6S em relação aos smartphones anteriores da Apple, foi que a câmera frontal e traseira finalmente tiveram algum avanço. Enquanto o iPhone 6 e o 6 Plus tinham uma câmera frontal de 1.2 megapixels e uma traseira de 8 megapixels, o 6S e o 6S Plus possuem uma câmera frontal de 5 megapixels e uma traseira de 12 megapixels.

Além disso, a câmera frontal tem capacidade de gravar vídeos em 1080p e a traseira pode gravar vídeos com resolução 4K. Enquanto isso pode ser uma melhora considerável em relação aos modelos antigos de iPhone, não é algo tão surpreendente quando lembramos de smartphones como o G4 da LG e o S6 da Samsung, que contam com câmeras de 16 megapixels que gravam em 4K tranquilamente.

Mas isso não significa que a câmera do iPhone 6S é automaticamente ultrapassada, já que muitos fatores dependem da qualidade final das fotos que você tira com seu smartphone. Pensando nisso, o site iPhone Hacks resolveu fazer uma pequena comparação das câmeras do iPhone 6S e das melhores câmeras que você poderia encontrar em dispositivos Android e Windows Phone. Confira para saber quem se deu melhor nessa história!

Smartphones testados

Para fazer uma comparação justa, foram escolhidos aqueles dispositivos cujas câmeras fossem consideradas as melhores dos sistemas Android e Windows Phone, além de alguns modelos de iPhone. Foram eles:

  • iPhone 6S
  • iPhone 6
  • Lumia 1020
  • Xperia Z5 Compact

No caso, tanto o Lumia quanto o Xperia possuem sensores maiores e resolução nativa mais alta, mas o processamento de imagens da Apple não deixa a desejar, sendo um dos melhores em questão de velocidade e qualidade.

Primeiro teste: Paisagem em dia ensolarado

O primeiro teste feito pelo site iPhone Hacks foi com a foto de uma simples paisagem em um dia ensolarado. Uma cena bem fácil de sair bonita em qualquer dispositivo atualmente, algo que foi considerado propositalmente para a primeira foto. Abaixo você confere a imagem inteira:

comparação de câmeras iphone 6s

Agora, apresentaremos um zoom da foto tirada nos diferentes dispositivos para começarmos a comparação com os detalhes mais visíveis. Primeiro, o iPhone 6S:


teste 1 iphone 6S

Em seguida, o iPhone 6:

teste 1 iphone 6

O Xperia Z5 Compact:

teste 1 Xperia

E o Lumia 1020:

teste 1 Lumia

Como mencionamos, esta não era uma imagem que prometia muitas diferenças entre os aparelhos, especialmente pela abundância de luz. Ainda assim, é bem perceptível a diferença na quantidade de detalhes do iPhone 6 e do iPhone 6S, o que já era de se esperar.

Teste 2: Dia nublado e com luz turva

Nosso próximo teste já conta com um cenário bem diferente do primeiro: o dia está visivelmente nublado e oferece uma luz mais turva ao ambiente. A imagem ainda pode oferecer um grande número de detalhes extra por sua profundidade e pelos efeitos refletidos na água. Confira a imagem completa abaixo:

teste 2 geral

Agora, um zoom da foto tirada com o iPhone 6S:

teste 2 iphone 6s

Com o iPhone 6:

teste 2 iphone 6

Xperia Z5 Compact:

teste 2 xperia

Lumia 1020:

teste 2 lumia

Mais uma vez, fica evidente a melhora do iPhone 6S em relação ao iPhone 6. Quando analisamos as outras imagens, podemos ver que o Xperia Z5 parece ficar um pouco para trás em questão de resolução, enquanto o Lumia 1020 mostra seu poder e fica na frente dos outros dispositivos. Podemos notar que o aparelho da Microsoft mostra mais luz e detalhes que o iPhone 6S e o Xperia Z5.

Teste 3: Paisagem com pouca luz

Desta vez, voltamos à paisagem mostrada na primeira foto, só que com uma situação oposta: há mais nuvens e a luz já está bem fraca. Esta ambientação permite saber quais smartphones conseguem se sair bem com pouca luz natural e ainda mostrar um grande detalhamento da cena. A seguir, a foto completa:

teste 3 geral

Um zoom da imagem do iPhone 6S:

teste 3 iphone 6s

Do iPhone 6:

teste 3 iphone 6

Do Xperia Z5:

teste 3 xperia

E do Lumia 1020:

teste 3 lumia

Caso você não tenha notado grandes diferenças nas fotos anteriores do iPhone 6S e iPhone 6, agora não dá para negar que a Apple realmente caprichou na câmera de seu novo smartphone. Mais uma vez, o iPhone 6S se mostra ligeiramente melhor que o Xperia Z5 em questão de resolução e detalhes do ambiente. Ainda assim, o aparelho da Apple não conseguiu combater o Lumia 1020, que conseguiu reduzir o ruído da foto de forma incrível e ainda trouxe um detalhamento muito bom para essas condições de luz.

Teste 4: Luz artificial em ambiente fechado

Por fim, o site iPhone Hacks decidiu usar um exemplo mais comum para os usuários do dia a dia: uma foto normal de uma pessoa em um ambiente fechado com luz artificial. Desta forma, podemos perceber a qualidade da câmera dos aparelhos testados de uma forma mais útil e que se aproxima mais do uso geral destes dispositivos. Para começar, temos a foto original.

teste 4 geral

A do iPhone 6S:

teste 4 iphone 6s

Do iPhone 6:

teste 4 iphone 6

Do Xperia Z5:

teste 4 xperia

E do Lumia 1020:

teste 4 lumia

Esta comparação é uma das mais importantes, já que acaba sendo difícil ver uma qualidade boa em fotos em situações assim. Desta vez, vemos que o iPhone 6S e o iPhone 6 não ficaram tão diferentes assim, tendo um aspecto mais borrado e escuro em comparação com os outros aparelhos. Já o Xperia Z5 captura mais luz e deixa a imagem mais nítida, enquanto o Lumia usa seu flash automaticamente para garantir que a foto tenha luz o suficiente. Ainda assim, o Lumia parece conseguir um detalhamento bem melhor que o Xperia Z5 no resultado final.

Veredito dos testes

Com estas simples comparações e testes, pudemos perceber que a Apple realmente se esforçou e trouxe melhorias reais ao iPhone 6S em relação ao iPhone 6. O novo smartphone da Apple consegue tirar fotos com mais detalhes, menos ruído, um processamento mais rápido e uma resolução muito maior. Caso a câmera seja um fator importante na sua escolha entre o iPhone 6 e o iPhone 6S, não há dúvidas que o 6S é sua melhor opção.

Em comparação ao Xperia Z5, ficou perceptível que o iPhone 6S tem mais do que capacidade para competir com as melhores câmeras de dispositivos Android. Embora não seja possível afirmar que a câmera oferecida pela Apple seja melhor em todas as situações, podemos dizer que os se equivalem e mostram vantagens em diferentes situações.

Dica de artigo: 9 dicas para proteger o seu iPhone de Malwares e vírus

Já em relação ao Lumia 1020, pudemos ver que a Nokia ainda mantém a fama de ter as melhores câmeras disponíveis no mercado atualmente. O iPhone 6S não fica tão para trás em comparação, mas a diferença de qualidade em certas situações é incrível, especialmente porque o Lumia 1020 foi lançando em 2013. Ainda assim, o novo iPhone mostra seu poder e continua como uma ótima opção para quem prefere o iOS em seus dispositivos móveis.

E então, gostou da nossa comparação? Não esqueça de deixar seu comentário dizendo o que achou dos testes e que smartphone te chamou mais atenção pela qualidade das fotos!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo