Leitor de ebook: 9 dicas para escolher o melhor para você
23 de abril de 2019
Nenhum Comentário
Leitor de ebook: 9 dicas para escolher o melhor para você
Leitor de ebook: 9 dicas para escolher o melhor para você

Leitor de ebook: 9 dicas para escolher o melhor para você

Nenhum Comentário

Para a alegria dos fãs do famoso “cheiro de livro novo”, os livros digitais nunca chegaram a ameaçar o mercado de livros físicos. Na verdade, não é incomum ver hoje pessoas que os leem, mas também não abdicam de um bom leitor de ebook.

Se você ainda não chegou a testar um deles ou acredita que o leitor de ebook pode te ajudar a ter o hábito de ler livros com mais frequência, talvez seja uma boa hora para começar. Os aparelhos normalmente custam menos que um tablet e os aparelhos são criados com o objetivo de darem a sensação de estar com um livro em mãos.

Essa familiaridade ajudou esse tipo de aparelho a se popularizar, além dos preços dos livros digitais, por muitas vezes mais baratos que as versões físicas.

Mas como saber qual é o melhor leitor de ebook para você? Todos conhecemos o Kindle da Amazon, mas vale lembrar que ele não é a única opção do mercado. Por isso, recomendamos que pesquise bem as diversas opções e fique atento a essas 9 dicas para escolher o leitor de ebook que vai atender todas suas necessidades!

Dica para escolher leitor de ebook #1 – Loja online

Quase todo leitor de ebook foi criado por uma rede de ecommerce ou livrarias online. Por isso, é importante ter conhecimento do acervo digital dessas lojas e se as obras que está de olho estão disponíveis.

leitor de ebook loja

Não adianta comprar um leitor de ebook para minutos depois descobrir que seu próximo livro favorito não está disponível para compra. Felizmente, a maioria dos best-sellers estão disponíveis em todas as lojas. Ainda assim, vale fazer uma busca antes de decidir seu próximo leitor digital.

#2 – Decida qual tipo de aparelho quer usar

Não é necessário comprar um leitor de ebook para ler livros digitais. É perfeitamente possível ler suas obras favoritas direto do seu smartphone Android ou iPhone, por exemplo.


Por outro lado, o aparelho dedicado a ler livros oferece uma experiência melhor de leitura. Sua ergonomia é perfeita para leitura, além das opções de visualização, que atendem pessoas com diferentes níveis de visão. Além disso, leitores dedicados não trazem notificações que podem interromper ou atrapalhar quando estiver lendo um livro.

#3 – O leitor é compatível com qual tipo de arquivo?

Uma das perguntas mais pertinentes quando falamos nos leitores digitais. Os aparelhos não reconhecem todo tipo de ebook. Muitos criados por livrarias online, por exemplo, tem um formato próprio e seu leitor tem dificuldade de aceitar outras extensões de arquivos.

No máximo, eles possibilitam ler arquivos em PDF, HTML ou EPUB. Porém, não deixe de conferir esse detalhe bastante importante. Se já possui um acervo próprio de livros digitais em PDF, por exemplo, adquirir um leitor que não ofereça uma boa leitura desses PDFs pode acabar virando dinheiro jogado fora.

#4 – Qual seu tipo de leitura?

Você prefere livros ou quadrinhos como os mangás japoneses? Se a segunda opção for sua favorita, você deverá redobrar sua atenção na hora de comprar um leitor de ebook. Nem todos possuem compatibilidade com quadrinhos, sendo incapazes de reproduzir as imagens.

fique atento aos formatos que o leitor e compativel

Por isso, atente para quais tipos de leitura pretende fazer e consulte se o leitor de ebook também é compatível com os quadrinhos ou graphic novels.

Leitor de ebook #5 – Analise as especificações

Cada aparelho possui suas próprias especificações e capacidades. Tamanho, peso, capacidade de armazenamento, possibilidade de usar cartões de memória são alguns dos fatores chave na hora de pesquisar pelos dispositivos. Sempre consulte os detalhes técnicos.

Fique atento aos valores e imagine como seria lidar com aquele aparelho. Busque uma média que fique de acordo com o tamanho de sua mão e que não fique pesado ao ser usado por longas horas, por exemplo.

Outra informação importante para quem já tem um acervo de livros digitais em casa é a capacidade do leitor de ebook. Se a quantidade de livros no seu computador passa dos 10 GB, por exemplo, talvez seja interessante investir em um dispositivo mais robusto ou que permita o uso dos cartões SD.

leitor de ebook especificacoes

Veja também detalhes sobre sua conectividade? Ele se conecta através de Wi-Fi? Ou você pode usar um chip SIM para usar dados móveis em 3G ou 4G.

#6 – Leia reviews de quem já comprou

Um tipo de atitude importante independente do que esteja a pesquisar em apps de compras. Ler reviews dadas por quem já comprou é uma maneira de ver como está a recepção e se o produto cumpre o que prometeu.

Fique especialmente atento às análises mais longas e detalhadas, já que a possibilidade ter sido feito por um usuário real é muito maior. Ignore reviews demasiadamente curtas, sejam elas boas ou más.

#7 – Tome cuidado ao importar

Aplicativos como o Wish ou qualquer uma de suas alternativas também oferecem diversos tipos de leitor de ebook. Porém, antes de comprar, verifique a disponibilidade de loja online para adquirir seus ebooks.

Alguns destes aparelhos não possuem acervo online disponível no Brasil ou em Portugal, o que torna sua compra inútil.

tome cuidado ao fazer importacoes

Leitor de ebook dica #8 – fique atento à garantia

Um detalhe que, por muitas vezes, é deixado de lado. Sempre pergunte ou pesquise qual o tempo de garantia que a loja ou o fabricante do leitor oferece.

Comprar produtos sem garantia significa correr grande risco de adquirir um leitor que não funciona bem ou que apresente defeitos. Por isso, nunca compre leitor de ebook que não ofereça garantia contra defeitos, pois ele é provavelmente pirata.

#9 – O leitor possui luz interna?

Uma das vantagens do leitor de ebook é que você pode desligar a iluminação interna. Ou seja, seus olhos fazem menor esforço na hora de ler, se estiver em um ambiente iluminado. Alguns aparelhos não tem qualquer tipo de iluminação.

Se os lugares onde costuma ler não contam com uma fonte de luz externa, então pode ser interessante adquirir um leitor que venha com luz interna. Caso contrário, poderá economizar em seu próximo leitor.

Agora que conhece algumas dicas simples na hora de escolher um aparelho para ler seus livros digitais, conte para a gente: qual deles parece o melhor para você? Qual prefere: Kindle ou Kobo? Comente conosco logo abaixo!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo