Como limpar cache do Android e se livrar do lixo eletrônico
7 de fevereiro de 2017
7 Comentários
Como limpar cache do Android e se livrar do lixo eletrônico
Como limpar cache do Android e se livrar do lixo eletrônico

Como limpar cache do Android e se livrar do lixo eletrônico

7 Comentários

Já tentou instalar alguns jogos no Android ou quaisquer outros tipos de aplicativos porém ficou surpreso ao notar que o armazenamento de seu smartphone ou tablet estava entupido? Embora uma dica essencial seja parar o download automático de mídias no WhatsApp, evitando assim que fique sobrecarregado de memes ou imagens de bom dia no grupo da família, por muitas vezes o problema está no cache, onde ficam armazenados arquivos temporários, que podem travar aplicativos e fazer com que tenha de aprender a consertar apps que param de funcionar no Android. Por conta disso, saiba como limpar cache do Android, se livrando do lixo eletrônico!

Leia também no AppTuts: Confira também estes 10 vídeos com dicas e tutoriais do Android!

O que é cache?

O cache é uma área do armazenamento de seu dispositivo móvel (e computadores) no qual ficam guardados arquivos que normalmente auxiliam a inicializar um determinado app ou software de maneira mais ágil. Porém, com o uso de diversos aplicativos, por muitas vezes estes arquivos ficam acumulados no cache, mesmo que nem mesmo utilize o app.

Isso significa que por muitas vezes seu aparelho ficará lotado de lixo eletrônico, entupindo seu dispositivo com informações e dados desnecessários e, embora tenham o propósito de agilizar, acabam por reduzir a performance de seu aparelho.

Portanto, é importante fazer a limpeza de tempos em tempos para evitar que seus aplicativos possam começar a apresentar problemas, como travamentos, lentidão, ou mesmo que parem de funcionar por completo.

Como limpar cache do Android

Passo 1 – Primeiro, abra o app de Configurações do seu aparelho;

limpar-cache-do-android-configuracoes

Passo 2 – Acessem o menu Armazenamento e USB, conforme apontado pela seta vermelha na imagem abaixo;


limpar-cache-do-android-armazenamento

Passo 3 – Escolha a opção Interno. Evite mexer nos arquivos e espaço de armazenamento do próprio sistema operacional, visto que estes são normalmente apenas as ferramentas necessárias para manter tudo funcionando no Android;

limpar-cache-do-android-interno

Passo 4 – Procure no menu a opção Dados em cache e toque nela, conforme demonstrado na imagem abaixo;

limpar-cache-do-android-dados

Passo 5 – Confirme em Ok para limpar cache do Android;

limpar-cache-do-android-confirmar

Passo 6 – Após a limpeza, confira novamente o espaço livre. Vale lembrar que, quanto mais tempo demorar para fazer a limpeza, maior a quantidade de dados que será liberada ao realizar o apagamento. Ou seja, o ideal é que faça limpezas periódicas no cache de seu aparelho com o objetivo de não deixar que o armazenamento chegue a níveis que prejudicam seu dispositivo.

limpar-cache-do-android-resultado

Está tendo algum problema em seu dispositivo Android?

Limpar o cache pode fazer que aplicativos funcionem mais rapidamente, mas existem outros problemas que podem fazer com que seu smartphone acabe ficando mais lento, apresente travadas ou até mesmo que não ligue. Pensando nisso, criamos uma lista com os 20 problemas mais comuns de smartphones com sistema operacional Android.

Nele, incluímos dicas sobre a duração da bateria, problemas de conexão, Google Play não funcionando. Portanto, caso ache que algo está errado com seu smartphone, verifique a lista completa!

Você sabe identificar um aplicativo malicioso?

Por mais que a Google se esforce ao máximo para remover do ar aplicativos que possam ser maliciosos, existe ainda a chance de você acabar baixando e instalando um antes que ele seja removido da loja. Ou mesmo, caso esteja instalando aplicativos por fora da Google Play.

Aplicativos maliciosos são realmente perigosos pois têm o potencial de acessar arquivos armazenados em seu smartphone, como fotos, vídeos, documentos e até mesmo senhas salvas. Portanto, para evitar este tipo de invasão à sua privacidade, e até mesmo problemas sérios que podem ser causados por elas, é importante saber identificá-los.

limpar-cache-do-android-apps-maliciosos

Para isso, criamos uma lista com 7 dicas que podem ajudá-lo, seguindo os passos listados, você poderá se certificar se um app parece suspeito. Na lista, exploramos os pontos sobre onde o aplicativo foi baixado, permissões solicitdas, benefícios prometidos, entre outros.

Deixe seu smartphone Android mais rápido!

Se mesmo depois de limpar o cache do Android, seguindo o passo a passo deste artigo, seu smartphone ainda estiver lento, experimente executar todas nossas dicas infalíveis para deixar o sistema mais rápido. Muitas vezes, procedimentos realmente simples podem ajudá-lo a acelerar seu telefone.

Em nosso artigo, ensinamos como desacelerar as animações do smartphone, limpar o cache do navegador, atualizar aplicativos, entre outros. Vale a pena conferir para garantir que seu celular esteja rodando tudo na velocidade que deveria.

Está tendo problemas com o Google Maps?

O aplicativo de localização e GPS do Google realmente é muito útil e pode nos ajudar imensamente no dia a dia, ou mesmo durante viagens. Portanto, caso vá precisar do app e esteja enfrentando qualquer tipo de problema, recomendamos que leia nossas 5 dicas para solucioná-los no Google Maps. Ensinamos como atualizar o aplicativo e realizar alguns procedimentos que podem melhorar sua performance.

Encontre também no AppTuts:

Quanto de espaço conseguiu na sua limpeza

Como pode ser visto na última captura de tela do nosso tutorial, limpamos cerca de 1GB em poucos minutos. Dependendo de quanto tempo tenha feito a última limpeza, o número pode ser bem maior ou menor também. Por isso, conte para nós: quanto espaço conseguiu liberar após sua limpeza? Comente logo abaixo!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

7 Comentários

  1. Claudio Pinheiro 12 de fevereiro de 2017 8:59

    estava com 12,80 Gb antes da limpeza e baixou para 6,61 após realizar o procedimento.

  2. Paulo mas 24 de agosto de 2017 9:06

    O meu abaixou bem menos, algo em torno de 0,4, mas já é uma boa ajuda! Obrigado.

  3. Fabiano On|Off 6 de setembro de 2017 16:57

    4,43GB

  4. João Roberto Bottas 20 de janeiro de 2018 23:02

    vou tentar ok depois darei a minha opinião!

  5. William 2 de maio de 2018 21:44

    Limpei o cache e nada de sinal GPS ainda no meu celular

  6. Alancássio 5 de maio de 2018 20:46

    Também limpei a cache dos aplicativos e nenhum sinal de GPS…?

  7. Eduardo Sales 29 de julho de 2018 14:48

    Dica excelente!
    Comigo funcionou de primeira. Parabéns!!!

Voltar ao topo