As 14 maiores novidades do Android O
6 de abril de 2017
Um Comentário
As 14 maiores novidades do Android O
As 14 maiores novidades do Android O

As 14 maiores novidades do Android O

Um Comentário

Assim como acontece todos os anos, o Google já está começando a soltar mais informações sobre a nova versão de seu sistema operacional para smartphones, o Android O. Mesmo sem um nome oficial, esta versão já está disponível para testes para diversos desenvolvedores e deve ser lançada oficialmente até o fim deste ano para diversos modelos mais recentes de celulares. Até lá, muitos aspectos e recursos serão adicionados ao Android O, mas você já pode conferir algumas de suas principais novidades logo abaixo!

Leia também: Os 30 melhores aplicativos para o Galaxy S8

1. Notificações melhoradas

android-o

O Google sempre traz algum tipo de melhoria na maneira em que recebemos notificações em nossos smartphones Android, o que não é nada diferente desta vez. A novidade é que agora as notificações serão classificadas em diferentes categorias para serem exibidas de forma mais organizada.

Será possível que você até escolha silenciar tipos específicos de notificações, como notícias de certos assuntos que não te interessam, por exemplo.

2. Picture-in-Picture

Apesar deste recurso existir desde o lançamento do Android Nougat, o Picture-in-Picture nunca teve muita disponibilidade ou uso nos smartphones e tablets até agora.

Isso aconteceu principalmente pela falta de suporte dos desenvolvedores, que nunca chegarão a incluir uma maneira de usar esta função em seus apps. Por isso, o Google decidiu aprimorar o uso do Picture-in-Picture de maneira nativa no Android O, dando mais incentivos para que os desenvolvedores implementem o recurso em seus projetos.

3. Bateria aprimorada

Outro aspecto que sempre recebe atenção em atualizações é a duração da bateria em aparelhos Android. Ainda mais atenção foi colocada no recurso Doze, que faz com o que smartphone saiba quando você está dormindo para que o uso de seus recursos sejam diminuídos.


Para garantir que esta função funcione de maneira ainda mais eficiente, o Android O vem com bem mais restrições sobre o que os apps podem fazer em segundo plano quando o aparelho não está sendo usado há muito tempo. Diferente de suas versões iniciais, o Doze será bem agressivo fará o possível para que nenhum aplicativo faça atividades desnecessárias.

4. Atalhos na tela de bloqueio

android

Desde suas versões mais antigas, o Android sempre possuiu atalhos diversos na tela de bloqueio, o que facilitava o uso de certos recursos ou apps. Geralmente, esses atalhos eram fixos e não podiam ser alterados com muita liberdade.

Felizmente, o Google mudou isso e agora você poderá escolher os atalhos que forem mais eficientes para o seu uso. Tudo poderá ser alterado e personalizados diretamente nas configurações do aparelho.

5. Configurações renovadas

Falando em configurações, também vale mencionar que a página de configurações do Android O terá grandes mudanças em seu design. Na verdade, isso nem pode ser considerado uma grande novidade, já que o Google costuma fazer isso praticamente em todas as atualizações do Android.

A boa notícia é que desta vez estará tudo mais organizado e fácil de encontrar, diferente do que temos atualmente no Android Marshmallow e Nougat.

Leia também: As 10 maiores novidades sobre o novo Galaxy J7

6. Exibição de ambiente

O recurso de exibição de ambiente serve para que o Android te mostre notificações de maneira rápida e minimalista quando você simplesmente pega o celular na mão. O problema é que isso sempre gastou muita bateria em smartphones que não possuíam telas AMOLED.

Para contornar a situação, o Google decidiu aprimorar a forma que a exibição de ambiente funciona no Android O. A partir de agora, você verá apenas ícones menores das notificações que receber e poderá ver o conteúdo integral ao tocar na tela.

7. Apps de fontes externas

Prisma no Android

Como todos já sabem, o Android sempre ofereceu muita liberdade aos seus usuários, permitindo que fizessem o que achassem melhor para seus smartphones e tablets. Isso também se aplica à maneira que se instala aplicativos, já que é possível baixar o arquivo de um app e instalá-lo manualmente.

O problema é que para fazer isso, era necessário ativar a opção de instalação de apps de fontes externas, algo que também permitia que qualquer app pudesse ser instalado, mesmo sem sua permissão. No Android O isso finalmente mudou e agora todos os apps que tentarem ser instalados no seu smartphone, precisarão da sua autorização. Isso deve aumentar ainda mais a segurança do seu Android e impedir que malwares ou apps maliciosos se instalem silenciosamente.

8. Interface

O Google também sempre gosta de fazer algumas mudanças na interface do Android, seja para melhorias práticas ou puramente estéticas. Desta vez, há muitas alterações pequenas que a maioria dos usuários não perceberia logo de cara.

Ainda assim, há certas mudanças mais perceptíveis, como o tamanho e fonte da data e hora, o ícone da bateria, os atalhos no painel de controle e muito mais.

9. Restrições de segundo plano

Mesmo sem o recurso Doze estar ativado, o Android O ainda será bem restritivo quanto as atividades realizadas em segundo plano pelos aplicativos instalados em seu smartphone.

É claro que você poderá mudar as configurações originais caso queira que um app específico possa ter mais liberdade em todos os momentos, mas tudo foi feito com a intenção de aumentar a duração média da bateria do aparelho.

10. Melhorias do teclado

Novo Android

Além de trazer algumas melhorias no funcionamento do teclado virtual do seu smartphone, o Android O virá com aprimoramentos para quem quiser usar teclados físicos com o aparelho.

Com o crescente uso destes acessórios (especialmente em tablets), esta mudança é mais do que bem vinda.

11. Aprimoramento das conexões

Quem usa smartphones ou tablets Android já deve ter percebido que a conexão de pontos Wi-Fi, Bluetooth e 3G está longe de ser perfeita. Em muitos casos, o sinal demora para aparecer ou a conexão cai constantemente.

Com a atualização do Android O, espera-se que estes problemas deixem de existir e que o sistema seja um pouco mais inteligente no reconhecimento de pontos de acesso.

12. Armazenamento de cache

O armazenamento de cache de aplicativos é sempre um problema em dispositivos móveis, seja no Android ou em outros sistemas operacionais. É o cache que garante que o vídeo que você via no YouTube permaneça no mesmo trecho por horas até que você decida voltar para terminá-lo, só para dar um exemplo.

O grande problema é que quando o armazenamento chega ao seu limite, o Android começa a apagar o cache de forma arbitrária e inconveniente. Com o Android O, cada app terá seu próprio limite de cache e a limpeza será feita de forma individual quando um deles atingir este limite.

13. Disponibilidade

Como sempre, a disponibilidade de novas versão do Android acabam sendo um pouco escassas nos primeiros meses de seu lançamento. Seja para garantir exclusividade em seus próprios aparelhos, por falta de acordos com outras fabricantes ou pelo simples fato de alguns smartphones não serem poderosos o suficiente para a atualização.

Neste caso, é possível afirmar que o Pixel (tanto o modelo do ano passado como o deste ano) receberá o Android O em primeira mão. Há quem acredite que o Nexus 5X e o 6P também sejam atualizados, mas já não é algo garantido pelo Google.

Por fim, espera-se que smartphones premium da Samsung, Sony e Motorola sejam alguns dos primeiros (de fabricantes externos) a receberem o Android O.

14. Lançamento

widgets de android

O anúncio oficial sobre o lançamento de novas versões do Android geralmente acontecem na conferência conhecida como Google I/O, que acontecerá entre os dias 17 e 19 de maio deste ano.

Apesar de ter lançado o Android Nougat no final de agosto do ano passado, é esperado que o Android O chegue apenas quando o novo Pixel for lançado, algo que só deve ocorrer em outubro.

O que achou do Android O?

Deu para aproveitar nossa lista detalhada para saber mais do Android O? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Amanda cristina 7 de maio de 2018 19:22

    como que eu faço para recuperar eu não sei o a senha e o nem a mensagem do Google fotos eu só sei o email mais também não tem no aparelho o email

Voltar ao topo