3 maneiras fáceis de recuperar arquivos deletados no Android
14 de outubro de 2015
23 Comentários
3 maneiras fáceis de recuperar arquivos deletados no Android
3 maneiras fáceis de recuperar arquivos deletados no Android

3 maneiras fáceis de recuperar arquivos deletados no Android

23 Comentários

Deletar seus arquivos sem querer ou se arrepender de ter apagado algo por algum motivo é bem comum, mas felizmente há muitas maneiras de recuperar algo perdido, como já mostramos ser possível com um pen drive, por exemplo.

Só que com o número crescente de usuários de smartphones e tablets Android, torna-se ainda mais usual ver pessoas cometendo esses erros nestes dispositivos. O pior é que nesses casos, não há uma simples “Lixeira” como nos computadores, o que dificulta a vida de quem precisa recuperar seus arquivos de alguma forma.

Como sempre, há uma solução simples o suficiente para que qualquer um possa ter seus arquivos de volta. Caso você esteja precisando de ajuda com isso ou já quiser se prevenir para casos futuros, basta conferir nosso tutorial sobre como recuperar arquivos deletados no Android!

Recuperando arquivos com root

Se você já tiver feito o root em seu smartphone ou tablet, há um aplicativo que pode recuperar seus arquivos deletados, mas isso custará uma certa quantia infelizmente. A primeira coisa que você deve fazer é obviamente baixar o tal aplicativo, chamado Undeleter Recover Files, que pelo menos é de graça para se instalar no seu Android.

Abra o app em seu dispositivo, selecione que tipos de arquivos você deseja recuperar (como fotos, vídeos, SMS) e o local onde estes arquivos provavelmente estavam, como um cartão SD ou memória interna do aparelho. Quando confirmar o processo, o app mostrará todos os arquivos que encontrou, sendo que você pode selecionar o que quer que ele restaure a partir daí.

recuperar arquivos com root

Para continuar, será necessário adquirir a versão premium do aplicativo, que custa em torno de 4 dólares. Se concordar com isso, poderá salvar seus arquivos no seu aparelho, no Google Drive ou até no Dropbox.

Recuperando arquivos sem root

Caso não tenha feito o root em seu aparelho ou não queira pagar para recuperar seus arquivos, não há uma maneira de restaurar nada apenas com seu Android sem se preparar antes. O que você pode fazer é se prevenir ao instalar o aplicativo Dumpster (baixe-o neste link). Ele funciona exatamente como uma lixeira e armazenará todos os arquivos que forem deletados após sua instalação.


Aliás, você poderá configurá-lo para armazenar apenas os arquivos que te interessarem, como fotos, vídeos e documentos em geral. É claro que você pode excluir qualquer arquivo permanentemente ao ir até o app e escolher esta opção.

dumpster salvar arquivos deletados android

Para restaurar algo, também é super fácil, já que o Dumpster oferece esta opção com um pequeno e útil botão em qualquer arquivo que você clicar. Tudo bem que com ele não dá para recuperar algo que já foi deletado antes de sua instalação, mas vale muito a pena tomar esta precaução!

Recuperando arquivos com ajuda do PC

Se você não tiver root, não quiser pagar pra realizar o procedimento e precisar muito recuperar um arquivo de seu Android, ainda é possível recorrer ao seu computador para tentar algo. O melhor jeito é usando o Recuva, um programa muito bom que pode salvar seus arquivos antes que eles se percam para sempre.

Faça o download do software através deste link, instale-o em seu computador, conecte seu Android ao PC usando um cabo USB e abra o Recuva. Agora, basta selecionar que tipo de arquivos você está tentando recuperar: imagens, vídeos, documentos ou até tudo o que for possível achar através do software.

recuperar arquivos deletados no Android

Selecione onde você quer que o Recuva faça sua busca por arquivo. No caso, você pode selecionar a opção de cartão de mídia ou especificar o local que quer que ele procure. Confirme suas preferências e espere que o Recuva faça seu trabalho. Com o processo finalizado, você verá todos os arquivos que podem ser restaurados, sendo necessário apenas selecionar o que você quiser e clicar em “Recuperar”.

recuva recuperar arquivos

É aconselhável que você salve tudo no seu computador antes de colocar no seu dispositivo, para não correr riscos de perder nada.

E então, gostou das nossas dicas sobre como recuperar seus arquivos deletados no Android? Deixe seu comentário dizendo qual método te chamou mais atenção e o que usaria em seu smartphone ou tablet para restaurar seus documentos!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

23 Comentários

  1. zen 2 de setembro de 2016 22:00

    o recuva não acessa partições de celelar

  2. Arimarcos Quintiliano 2 de outubro de 2016 13:05

    Recuva não identifica o smartphone Samsung S5 NE (SM-G903M). O aparelho é ancorado ao Windows 10 e reconhecido por este, mas não atribui nenhuma letra (E: ; F: ; G: , etc).

  3. José Antonio Rossetto 2 de dezembro de 2016 15:43

    Olá…, bom dia!!
    Existe o Recuva para Android?
    Se existir, seria possível fazer a recuperação no próprio celular?

    • Felipe 20 de dezembro de 2017 14:30

      Acho que isso é devido a versão do android, porque eu já fiz esse procedimento em celulares com android mas antigo, lembro que no android 5 tinha a opção de usar o celular como armazenamento de massa e ai sim reconhecia no pc como uma letra no MEU COMPUTADOR. No android 7 não tem essa opção, pelo menos não no meu celular.

  4. Gedinario 9 de maio de 2017 19:55

    Nâo consigo encontrar o meu smartphone sony xperia z ultra com o recuva! Sabem me dizer algum app eficaz?

  5. Anselmo José Sene 12 de junho de 2017 1:11

    Eu também não consegui acessar meu celular um Galaxy Win Duo com o app Recuva, alguém recomenda outro App?

  6. Viviane Matesco Peixoto Bombonatti 16 de julho de 2017 5:35

    Boa noite. O Recuva recupera conversar de whatsapp?

  7. layne 18 de agosto de 2017 18:07

    OI gente estou tentando recuperar uns audios gravados, mas nao aparece meu celular no recuva o que eu faço. preciso mt desses audios, sao os audios da minha pesquisa de TCC

  8. Mario 29 de novembro de 2017 18:41

    O Recuva não encontra o celular de jeito nenhum. O Windows 7 encontra fácil. O problema é esse Recuva que promete mas não cumpre.

  9. ANDRÉA TE 12 de dezembro de 2017 18:24

    Preciso recuperar áudios do WhatsApp
    Mas exclui a pasta de áudios da memória interna do meu celular Samsung j2.
    Não tenho root
    Como fazer?
    É muito importante
    Obrigada

  10. ANDRÉA 12 de dezembro de 2017 18:26

    Preciso recuperar áudios excluídos da memória interna do celular
    Como fazer sem root?

  11. João Marcelo 14 de dezembro de 2017 11:47

    NÃO FUNCIONA !!! Essas “dicas” passadas pelo estagiário, não passam de informações inúteis e óbvias que deveriam ser excluídas, evitando perda de tempo de quem realmente precisa resolver um problema sério como este! Parece muito com as “Dicas do Piropo” publicadas no Globo Informática nos anos 90, ensinando em uma página inteira como colocar texto em negrito e itálico no word…

  12. ze 5 de fevereiro de 2018 14:24

    Muito bosta isso alguem copio isso de algum outro lugar sem nem se quer testar, recuva é só pra hd, pendrive e cartao de memoria, no resto simplesmente não funciona. Praticamente todas as paginas nacionais falam as mesmas merdas que não funciona.

  13. Henric 9 de fevereiro de 2018 11:05

    Conversa!!! Por várias vezes perdi arquivos e nenhum app rodando no Android funcionou (mesmo com root,seguindo as orientações). No PC via promete, aparece alguma coisa do que se perdeu. O melhor a se fazer é backups após os procedimentos efetuados no seu smartphone ou tablet.

  14. LUCIANA 8 de março de 2018 11:07

    NÃO RESOLVE COM O TABLET….. ELE NÃO ENXERGA

    • Leticia 14 de junho de 2018 11:17

      Luciana, vc tentou com outros programas? Tipo o aiseesoft fonelab para android? Pra mim deu certo na tablet depois d experimentar esse ai do artigo

  15. Alberton 14 de maio de 2018 12:22

    O Android deixou de reconhecer a paginação do sistema como uma partição de armazenamento em massa, desde versões anteriores (desde a 6, de repente, a validar). Por esta razão, softwares como Recuva não reconhecem o celular, mesmo quando versões recentes do Windows o reconhecem. Eu instalei uma versão Pro do Recuva no Windows 10, o sistema reconheceu o celular e instalou os drivers do Samsung J7 Prime, porém, o Recuva Pro não conseguiu identificar a partição do celular. Existem outros softwares mais recentes que podem reconhecer, como Dr. Fone, contudo, precisará da versão Pro (paga) e, ainda assim, testar se o celular será reconhecido. Acredito que o problema seja a questão do Android que mencionei acima.

  16. Lenice 29 de maio de 2018 7:23

    como transferir documentos do camscan em pdf do celuylar para o pc

  17. Beatriz Hiromi Yozhiyoka Almeida 26 de junho de 2018 10:07

    Não aparece o meu MotoG3 para selecionar. Não consegui recuperar nada.

  18. Sarah Lins Valentino Araújo de Sá 12 de outubro de 2018 9:53

    Eu nunca fiz esse root, o que aconteceu dói que um dia eu fui procurar um arquivo e não achei, porém vi dois arquivos desnecessários que não da para abrir e os selecionei para apagar e não percebi que selecionei tds as pastas do meu celular, baixei um tal de disk alguma coisa e só apareceu as fts do momento atual, esse procedimento vai recuperar tds as coisas msm sem euter feito o tal root?

  19. Vera Couto 21 de fevereiro de 2019 14:18

    Recuperar fotos e contatos

  20. Anônimo 17 de setembro de 2019 9:51

    O recuva não reconhece o celular como um dispositivo a ser escaneado….

Voltar ao topo