Qual o melhor horário para postar no Instagram? Guia completo
9 de outubro de 2018
Um Comentário
Qual o melhor horário para postar no Instagram? Guia completo
Qual o melhor horário para postar no Instagram? Guia completo

Qual o melhor horário para postar no Instagram? Guia completo

Um Comentário

Para que possamos conseguir o melhor resultado e engajar a maior quantidade de seguidores e contatos em nosso perfil, é necessário entender qual o melhor horário para postar no Instagram.

Não existe uma regra para qual a hora exata que seu post deve ser compartilhado, mas algumas métricas, assim como diversos estudos realizados nos ajudam a entender o horário de maior resposta às nossas postagens.

A partir desta pesquisa, nos acompanhe enquanto deciframos o intervalo de horas perfeito para que seu post tenha mais curtidas, comentários e exibições. Entender isso é importante para que seus projetos de marketing na rede social não sejam ofuscados por um mal planejamento de seu cronograma de postagens!

Leia também: Tag de nome no Instagram: como ganhar seguidores

Variação de tráfego nos dias da semana

O resultado geral de tráfego de usuários e interação com postagens no Instagram releva que a variação entre os dias da semana é minima. Porém, apontam ainda que no domingo existe uma pequena queda em relação aos outros dias. Por outro lado, segunda-feira normalmente trás uma alta no número de usuários utilizando a rede social ativamente.

melhor horário para postar no Instagram calendário

No geral, os melhores dias para postar no Instagram de acordo com diferentes fontes é na segunda-feira e quarta-feira. Utilizando ferramentas de automação e agendamento de postagens e acompanhando seus relatórios, estes foram os resultados obtidos.

Portanto, considere postar nas segundas e quartas como parte de sua estratégia para ganhar mais seguidores no Instagram. Lembramos mais uma vez que, independente destes dias serem melhores, a variação é pequena, pois usuários do Instagram estão normalmente ativos diariamente. Mesmo assim, vale a pena fazer a experiência e colher os resultados!

Qual melhor horário para postar no Instagram

Ainda que possamos observar que o tráfego de usuários diariamente no Instagram não possui muita variação, esta não é a realidade quando nos aprofundamos a observar o horário no qual as postagens e stories são compartilhados. Em uma visão geral, o que pode ser observado é que o nível de engajamento é maior em horários fora do período de trabalho. Isso é especialmente verdade em dias de semana.

A Elle & Co destaca em sua pesquisa que postar entre as 15 e 16 horas tem um impacto levemente pior. Enquanto isso, a MarketingProfs indica que os melhores horários para postar no Instagram são entre 13 e 14 horas, assim como 8 e 9 da manhã, especialmente na segunda-feira.

melhor horário para postar no Instagram melhor horário

Outro excelente horário de acordo com diferentes fontes é postar a partir das 17 horas durante os dias de semana. Isso porque este normalmente é o período onde trabalhadores estão terminando seu expediente e possivelmente podem estar procrastinando enquanto navegam pelas redes sociais antes de ir para casa.

Pesquisas indicam também que o horário entre 1 e 2 da manhã é ideal para dias como quinta, sexta e sábado. Isso porque usuários comumente estão acordados por mais tempo e possivelmente observando as redes sociais antes de dormir.

Entendendo seu público alvo

Considerar o melhor horário para postar no Instagram através de pesquisas é apenas o primeiro passo para obter um sucesso real e engajar mais através da rede social. Isso porque antes de mais nada, você também precisa compreender o seu público alvo. Ou seja, saber o perfil de seus seguidores e suas preferências. 

Se você é dono de um perfil de negócios no Instagram ou até mesmo possui uma loja configurara no Instagram Shopping, entender seus clientes é muito importante.

melhor horário para postar no Instagram shopping

Diferentes estudos indicam que postar cedo, na hora em que seu público alvo está acordando e antes de irem para o trabalho, por exemplo, é mais efetivo neste caso do que postar além das 20 horas.

Por outro lado, se o seu público alvo normalmente está ocupado pela manhã, ou não acordam cedo, postar no período da tarde é melhor.

Variações de fuso horário

Entender a geolocalização de seu público alvo também tem um forte impacto no melhor horário para postar no Instagram. Especialmente quando falando de perfis que possuem acessos internacionais, de usuários de outros países.

Aqui, o mais importante é entender de onde vêm a maior quantidade de tráfego em suas postagens. Sua loja é mais acompanhada por europeus? Americanos? Brasileiros? Se você não tem certeza, fica um pouco mais difícil programar seus posts e stories.

melhor horário para postar no Instagram fuso horário

Para isso, você pode usar uma ferramenta de análise como o IconoSquare e descobrir exatamente de onde vem a maior parte do seu tráfego.

Se o seu maior público é de outro fuso horário, ajuste seu cronograma de postagem seguindo as dicas neste artigo para bater com os horários da manhã, tarde e noite da localização em questão.

Encontre também no AppTuts:

Precisando de uma excelente ferramenta para agendar seus posts e stories no Instagram?

A melhor forma de garantir que seu conteúdo está sendo publicado no melhor horário para postar no Instagram é utilizando uma ferramenta que pode auxiliá-lo a organizar seu cronograma. Por isso, recomendamos o Bume, uma plataforma que além de oferecer isso, conta ainda com outras funcionalidades como resposta automática, gestão de seguidores, criação de relatórios e muito mais.

Com o Bume, economize mais tempo e foque em administrar seu perfil de forma profissional para otimizar seu engajamento e melhorar seus resultados. A melhor parte é que ele oferece um período gratuito por até 5 dias. Experimente agora mesmo!

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Mazinho 20 de outubro de 2018 10:25

    Muito interessante! auxiliou muito

Voltar ao topo