17 melhores alternativas ao Instagram
27 de outubro de 2015
Um Comentário
17 melhores alternativas ao Instagram
17 melhores alternativas ao Instagram

17 melhores alternativas ao Instagram

Um Comentário

O Instagram é praticamente o aplicativo ideal para quem gosta de tirar fotos, editá-las com diversos filtros e depois compartilhá-las com seus amigos. Além de ser completamente gratuito, o app funciona como uma verdadeira rede social para quem fotos e ainda permite integração com outras redes, como o Facebook. Mesmo assim, não é todo mundo se contenta com o app, afinal, muitos dizem que seus filtros apenas estragam as fotos e que ele não oferece muitas opções úteis para edição de imagens. Caso você também esteja pensando em trocar o Instagram ou simplesmente queira conhecer outras opções, basta conferir nossa lista com as 17 melhores alternativas ao Instagram!

1. Snapseed

alternativas ao InstagramPara começar, temos o Snapseed, um dos aplicativos de fotografia mais conhecidos e usados em dispositivos Android e em iPhones. Para terem uma ideia de sua qualidade, o app já foi considerado um dos melhores de sua categoria por veículos especializados.

Com ele, você tem dezenas de opções de edição (que não causam qualquer dano à qualidade de imagem de suas fotos) que não encontraria facilmente em outros aplicativos do tipo. O Snapseed também oferece ferramentas poderosas de correção de imagens, ajustes mais avançados e diversos efeitos e filtros incríveis. Clique aqui para baixá-lo no Android ou aqui para baixá-lo no iPhone.

2. Autodesk Pixlr

Outra ótima opção gratuita para substituir o Instagram é o Autodesk Pixlr – antes chamado de Pixlr-o-matic -, que é infinitamente mais completo que seu concorrente quando se trata de efeitos, opções de camadas, filtros, molduras e tudo mais que você pode imaginar de um app de fotografia.

Você pode tirar fotos diretamente com o app para editá-las ou escolher uma já existente em sua galeria para aplicar os efeitos que preferir. É possível compartilhar suas imagens no Facebook, Flicker e até no Dropbox se quiser. Para fazer o download do app no Android clique aqui e para baixá-lo no iPhone basta clicar aqui.

3. Snapchat

O concorrente direto do Instagram, obviamente, também é uma das melhores alternativas à rede social parente do Facebook. A espontaneidade das publicações – que duram apenas 24 horas – e a grande seleção de filtros, emojis e stickers tornam o Snapchat bastante popular, a ponto do próprio Instagram lançar o Stories, que funciona de maneira semelhante à rede social do fantasma. Confira nosso comparativo entre o Instagram Stories e o Snapchat nesse texto!

4. Hipstamatic

apps de fotografiaDiferente do nosso querido Instagram, o Hipsmatic não é gratuito e só pode ser encontrado na App Store para iPhones atualmente. Ainda assim, podemos dizer que o preço é relativamente baixo para o que app pode oferecer aos seus usuários.

Ele conta com uma interface muito legal que imita uma câmera antiga, perfeito para quem ama um visual mais retrô em suas imagens. O Hipsmatic também oferece diversas opções de álbuns (alguns podem ser compartilhados com seus amigos) e você pode até aplicar efeitos antes mesmo de tirar uma foto. Isso permite que você saiba exatamente como sua imagem ficará, dando a chance de mudar o filtro antes. Você pode baixar o app através deste link.


5. Camera+

Outro aplicativo de fotografia pago e por enquanto só disponível na App Store para iPhones e iPads é o Camera+, que dá muito mais opções de efeitos e de edição do que é possível encontrar no aplicativo de câmera nativa dos smartphones da Apple.

Felizmente, ele custa menos de 2 dólares e suas funções e ferramentas valem o preço. O mais bacana é que o Camera+ te ajuda a tirar fotos boas logo de cara, para minimizar a necessidade de edição, o que obviamente facilita a vida do usuário. É claro que há diversos efeitos, filtros e maneiras de editar sua imagem se desejar. Para baixar o app, basta clicar neste link.

6. Adobe Photoshop Express

Não dá para falar de aplicativos de edição de fotos sem mencionar o maior editor de imagens do mundo, não é mesmo? O Photoshop também possui sua versão oficial para dispositivos móveis, seja para Android ou aparelhos da Apple.

Com este app, você tem acesso há diversos filtros legais, ferramentas para corrigir imagens e muitas opções para editar suas fotos de maneira simples e intuitiva. Apesar de ser muito bom, este app não apresenta tantas opções para quem quiser incrementar suas imagens da mesma maneira que alguns dos aplicativos que mencionamos aqui. Você pode baixar o Photoshop no Android através deste link ou pode clicar aqui para fazer o download no iPhone.

7. WhatsApp Status

Após o lançamento do Instagram Stories, outros serviços como o mensageiro WhatsApp também implementou publicações instantâneas que se autodestroem em uma hora. Antes apenas uma frase, agora o WhatsApp Status pode ser uma história completa, contada através de fotos e vídeos feitos a partir do próprio mensageiro. Só faltou contar com os posts fixos e a enxurrada de hashtags. Saiba como usá-lo em nosso tutorial!

whatsapp-status-meustatus

8. Flickr

O Flickr é outro dos aplicativos que servem como alternativas ao Instagram que não podíamos deixar de mencionar em nossa lista, já que ele sempre foi um dos serviços de armazenamento de imagens mais populares da internet. Hoje em dia, também é possível usar seu app oficial para tirar, editar e compartilhar imagens onde você estiver.

Ele tem muitas opções legais de filtros e efeitos e permite que você corrija suas fotos com ferramentas bem avançadas. Além de poder armazenar tudo no próprio Flickr (que conta com mais de 1 TB de armazenamento gratuito), você pode compartilhar suas fotos no Facebook, Twitter e Tumblr. Clique aqui para baixá-lo no Android ou neste link para baixá-lo em seu iPhone ou iPad.

9. Facebook Messenger Day

O Facebook investiu tão pesado na estrutura do Snapchat que até mesmo o Messenger recebeu uma atualização chamada Facebook Messenger Day. A diferença entre ele, o Instagram Stories e o WhatsApp Status é que, dessa vez, suas histórias são enviadas exclusivamente a um de seus contatos ou conversas em grupo. Aprenda a usá-lo e comece a enviar histórias para seus amigos nesse passo a passo!

facebook-messenger-day-desenho

10. EyeEm

Que tal uma rede social onde suas fotos podem ser vendidas para websites usarem? O EyeEm é uma das alternativas ao Instagram para quem é fã de fotografia e deseja começar a trabalhar na área. Ou seja, além de rede social o EyeEm funciona como uma espécie de mercado digital para fotógrafos e aspirantes. Ele está disponível como um aplicativo para Android ou iOS, além de também poder ser acessado pelo navegador.

11. Retrica

O Retrica é um aplicativo perfeito para suas selfies, contando com uma grande seleção de filtros e stickers para aplicar em suas câmeras. Uma das vantagens é a possibilidade de aplicar os filtros antes de tirar a foto, permitindo que já avalie se o filtro ficará bom sem precisar tirar a foto. Também é possível criar GIFs através do app, assim como compartilhar suas criações no próprio Instagram. Baixe o Retrica para Android ou iPhone.

12. Negatives

Apesar de não ser exatamente uma das alternativas ao Instagram – na verdade ele se vincula à rede social -, a maneira como este app mostra seu feed de notícias muda completamente a experiência. Ao invés de rolar por uma tela publicação por publicação, ele oferece uma tela com foco nos perfis que está seguindo, atualizando-se a medida que postam fotos.

Ou seja, o amigo que aparecer primeiro em seu feed será o último a ter publicado alguma foto ou vídeo. Acessando o perfil, você pode navegar pelas fotos e vídeos publicados por ele. O Negatives pode ser usado nos dispositivos Android.

13. VSCO

Uma espécie de Instagram com mais recursos para edição de imagem e com uma comunidade mais fechada. O VSCO Cam se dedica exclusivamente às fotografias e, embora não funcione como uma espécie de mercado – como o EyeEm faz -, é uma boa forma de publicar seus trabalhos mais profissionais. O app também permite que publique as imagens tratadas ali em outras redes sociais. O VSCO está disponível no Android e iPhone.

14. Path

Uma das alternativas ao Instagram e Facebook que oferecem um ambiente digital mais intimista. Ao invés de recrutar milhares de seguidores ou pessoas estranhas, o Path permite que adicione apenas os amigos mais próximos. As funcionalidades não vão muito além do que já é oferecido pelas principais redes sociais, com a possibilidade de enviar e editar fotos, fazer check-in nos locais que visitar e compartilhar seus filmes, músicas ou séries favoritas. O aplicativo está disponível no Android e iPhone.

15. Pinterest

Se o Instagram é ideal para promover suas atividades, hobbies e até mesmo lojas online, o Pinterest é perfeito para exibir trabalhos artísticos ou que exijam maior complexidade. Áreas como decoração, planejamento de eventos e arquitetura são algumas das que fazem sucesso nessa rede social, sendo uma das mídias favoritas de empresas da área. O Pinterest pode ser acessado pelo navegador e permite publicação de GIFs, além de contar com aplicativos para Android e iOS.

alternativas-ao-instagram-pinterest

16. Tumblr

Apesar de contar com um público totalmente diferente do Instagram, a plataforma de blogs Tumblr conta com uma extensa galeria de fotos, imagens e gifs compartilhados diariamente pelos canais. Além disso, a rede social é organizada pelas hashtags, permitindo que busque por qualquer assunto através delas. Além de também estar disponível nos navegadores, a plataforma conta com aplicativo para Android e aparelhos com iOS.

17. Musical.ly

Uma das alternativas ao Instagram que se tornou uma febre, o Musical.ly traz de volta os vídeos musicais dublados popularizados pelo DubSmash. Mas, ao invés de se limitar a apenas isso, o Musical.ly também permite fazer vlogs, seus próprios shows de comédia ou qualquer outro tipo de apresentação, tudo isso com ferramentas de edição para deixar seu vídeo da maneira que preferir. O Musical.ly está disponível para iOS e Android. Confira abaixo alguns dos tutoriais que preparamos sobre o aplicativo:

Quais são as melhores alternativas ao Instagram?

Gostou das nossas recomendações de alternativas ao Instagram? Então deixe seu comentário dizendo qual aplicativo mais te chamou a atenção e se já está testando algum deles para tirar suas fotos no dia a dia!





Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Maria 4 de fevereiro de 2018 23:58

    vou testar o tumblr e o Path
    fato é que o instagram estragou com aquela enxurrada de anúncios! o pior é que caí até em fraude lá porque parece que qualquer um que pagar anuncia! e o instagram nem respondeu meus comentários – gastei horas prabachar algum meio de contato com eles e não tive resposta

Voltar ao topo