15 melhores aplicativos para ler livros no iPhone e Android
24 de novembro de 2017
Nenhum Comentário
15 melhores aplicativos para ler livros no iPhone e Android
15 melhores aplicativos para ler livros no iPhone e Android

15 melhores aplicativos para ler livros no iPhone e Android

Nenhum Comentário

Para quem acha muito trabalhoso pegar o notebook ou sentar-se de frente a um desktop apenas para ler ebooks, atualmente já é possível usar seu próprio smartphone para ler seus livros, mangás ou quadrinhos favoritos e até mesmo a Bíblia. Engana-se quem pensa que estamos falando do Kindle da Amazon, que também é uma alternativa de bom custo benefício, mas desnecessário a não ser que seja um ávido leitor. Se costuma ler mas não quer investir em um aparelho apenas para isso, confira abaixo os 15 melhores aplicativos para ler livros no celular, seja ele Android ou iPhone.

aplicativos-para-ler

Dica: Até gosta das histórias da literatura mas não tem paciência para ler? Então veja esses apps para transformar texto em áudio!

1. Kindle

Não estamos falando do aparelho da Amazon, mas seu aplicativo oficial para Android, iPhone e computadores. Através dele, é possível baixar e comprar ebooks na loja digital da empresa. Após baixados, é possível ler as publicações diretamente do app. Entre as possibilidades, o Kindle permite que leia o primeiro capítulo de qualquer livro gratuitamente antes de decidir sobre comprá-lo ou não.

aplicativos-para-ler-kindle

Se usar o aplicativo em mais de um aparelho, vale lembrar que ele possui salvamento em nuvem. Isso significa que pode começar o livro na versão para Android e terminá-lo no computador, sem perder uma página sequer. Baixe o Kindle para Android ou para o iPhone e iPad.

2. Comics by ComiXology

Destinado aos fãs de quadrinhos, o Comics by ComiXology funciona de maneira semelhante ao app do Kindle. Isso não acontece à toa, já que a empresa que fornece o serviço é uma subsidiária da própria Amazon. Por isso, seu funcionamento é semelhante: é possível comprar gibis para ler em seu celular ou se cadastrar no serviço de assinatura mensal, que libera grande parte do extenso acervo. Clique no link para conhecer a versão para Android e nesse outro para a edição de iPhone.

3. Aldiko Book Reader

Esse leitor de ebooks é um dos mais antigos disponíveis no iPhone e também no Android. Isso não tira seu mérito como um dos melhores aplicativos para ler livros no celular. Com suporte a arquivos EPUB e PDF com ou sem proteção, o Aldiko Book Reader também possui ferramentas para personalizar sua leitura, decidindo tamanho e cor das fontes, por exemplo.


Além disso, ele também conta com um grande catálogo virtual, que permite alugar os livros para uma leitura. Porém, seu acervo não conta com livros em português, sendo melhor usado por quem entende inglês e os outros idiomas suportados.

aplicativos-para-ler-aldiko

Vale lembrar que, como ele também lê arquivos, ele ainda continua servindo com um leitor, ficando restrito apenas seu catálogo próprio. Conta com uma versão paga, que remove os anúncios e permite inserir anotações nos arquivos EPUB.

4. Google Play Livros

Se é usuário de iPhone e já está quase passando direto, vale lembrar aqui que o Google Play Livros também pode ser baixado no iPhone. Mesmo que seja nativo para os aparelhos Android, ele pode ser usado perfeitamente por ambos.

O Google Play Livros também conta com um extenso acervo de livros à venda, que podem ser lidos diretamente do aplicativo. Ele também lê arquivos EPUB e PDF sem proteção, não contando apenas com as funcionalidades online. Uma de suas funcionalidades mais únicas é a possibilidade de buscar um termo encontrado em uma publicação e clicar nele fazer uma busca no Google e Wikipédia de imediato.

aplicativos-para-ler-googleplay

5. Perfect Viewer

O Perfect Viewer é um dos aplicativos para ler livros mais simples da lista, já que não está atrelado a nenhum tipo de serviço de leitura online como faz o Kindle e o Aldinko. Apesar de ter sido originalmente criado apenas para ler arquivos nos formatos CBZ e CDR, comumente usados nos arquivos de HQs online, atualmente ele aceita quase todo tipo de formato, incluindo EPUB, PDF e HTML e imagens JPG, PNG e GIF, entre muitas outras. Acesse o link para baixar o Perfect Viewer no Android.

6. AIReader

O melhor entre os aplicativos para ler caso use um Android antigo. Compatível até com a versão 1.6 do sistema operacional, o AIReader também possui uma grande extensão de suporte a arquivos de leitura ou edição de texto, lendo inclusive arquivos no formato TXT, DOC ou DOCX, além dos já tradicionais EPUB e PDF junto a outros formatos menos conhecidos. Porém, o AIReader também está disponível apenas para os dispositivos Android.

7. Kobo

Assim como o Kindle da Amazon, o Kobo é uma plataforma de leitura digital, contando com um extenso acervo para agradar seus usuários. Livros adultos, infantis e histórias em quadrinhos fazem parte da biblioteca digital do Kobo, que cobra uma assinatura mensal para ter acesso ilimitado a qualquer uma das obras disponíveis.

O Kobo também conta com opções de ebooks grátis, além de diversas opções para personalizar sua leitura, deixando-a mais confortável possível. O aplicativo da Rakuten pode ser baixado tanto no iPhone quanto no Android.

8. Challenger Comics Viewer

Um dos aplicativos para ler quadrinhos da lista. Funcionando exclusivamente com esse formato, o Challenger Comics Viewer é um leitor totalmente gratuito, sem nem ao menos contar anúncios dentro do app. Fora isso, ele permite ler todo tipo de formato. Ou seja, mesmo que focado em quadrinhos, é perfeitamente possível ler livros nesse aplicativo e até mesmo imagens e GIFs, por exemplo. Clique no link para baixá-lo em seu Android.

9. Bookari

O Bookari é uma loja virtual de livros que também funciona como leitor. Assim como o Aldiko, possui versão gratuita com anúncios, exigindo pagamento para remoção dos anúncios. Esse app permite marcar páginas, fazer anotações e permite sincronizar sua versão de smartphone com a de tablet, permitindo usar qualquer uma delas sem perder o progresso.

Além disso, ele também permite que faça você mesmo a catalogação e organização de seus arquivos digitais, editando informações sobre os livros que leu. O Bookari está disponível para aparelhos Android e também para o iPhone.

aplicativos-para-ler-bookari

10. EbookDroid

Apesar de ser um app exclusivo para Android, o EbookDroid é um dos melhores aplicativos para ler livros gratuitos da Play Store. Ele possui grande compatibilidade com formatos de ebooks e de quadrinhos online, permitindo ler qualquer tipo de história com ele. Vale notar, porém, que ele não vem com um serviço atrelado, servindo apenas como um leitor de arquivos. O EbookDroid também permite a seus usuários personalizar a maneira que leem um livro, além de permitir marcações e anotações em suas páginas.

aplicativos-para-ler-ebookdroid

11. Marvel Unlimited

O aplicativo de leitura definitivo para os fãs de super heróis como Homem-Aranha, Capitão América e os X-Men. A Marvel Unlimited mantém um acervo digital de todas as edições dos quadrinhos lançados pela produtora, colocando edições digitais após os primeiros seis meses de seu lançamento nas livrarias americanas.

Porém, para acessá-las é necessário que faça a assinatura de seu serviço, que pode ser mensal ou anual. Seu segundo revés é o idioma, já que seus quadrinhos estão disponíveis apenas em inglês. Caso possa fazer a assinatura e não ter problemas com o inglês, baixe o Marvel Unlimited em seu Android ou no iPhone.

aplicativos-para-ler-marvel

12. FBReader

Apesar de ser usado apenas como um leitor, o FBReader alcança um meio termo entre funcionalidades offline e online. Enquanto ele suporta a maioria dos arquivos de leitura, também é possível sincronizar sua biblioteca através de uma integração com o Google Drive.

O FBReader também conta com um modo noturno, reduzindo o dano aos olhos ao ajustar o nível de iluminação automaticamente. O FBReader pode ser baixado na Google Play do Android ou na App Store do iPhone.

13. Marvin 3

Um dos poucos aplicativos para ler livros da lista que é exclusivo para o iPhone. Atualizado constantemente, o Marvin 3 é compatível com diversas funções do iPhone, como acesso pela Touch ID e visualização em tela dividida. Possui integração com o Goodreads e suporta tanto arquivos desprotegidos de ebook quanto os formatos usados nos quadrinhos.

aplicativos-para-ler-marvin

14. Social Comics

Assim como o serviço da Marvel Unlimited, o Social Comics é um dos aplicativos para ler HQ online através de assinatura mensal. Por outro lado, o Social Comics é um serviço brasileiro, ou seja, é bem mais barato de assinar e seus quadrinhos estão em português, mesmo que não sejam originários do país. Baixe o Social Comics no iPhone ou no Android.

15. FoxIt PDF Reader

Talvez o mais limitado da lista, o FoxIt PDF Reader é uma solução gratuita para ver PDFs no celular, incluindo ebooks. O app é um dos mais baixados nas lojas digitais, seja a Google Play ou App Store, onde ele está disponível. Algumas de suas principais funções além de ler PDFs são a possibilidade de escanear documentos físicos em PDF e o carregamento rápido e leitura fácil que o app proporciona.

Leia também no AppTuts:

Quais aplicativos para ler livros estão na sua cabeceira?

Agora que mostramos algumas das melhores opções de aplicativos para ler livros no seu Android e iPhone, chegou sua vez de nos recomendar: quais livros deveríamos baixar em nossos aparelhos para uma lidinha antes de dormir ou para passar o dia inteiro em um lugar confortável acompanhando uma boa história? Comente conosco!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo