As 15 melhores dicas para a bateria do Moto Z durar mais
14 de agosto de 2017
Nenhum Comentário
As 15 melhores dicas para a bateria do Moto Z durar mais
As 15 melhores dicas para a bateria do Moto Z durar mais

As 15 melhores dicas para a bateria do Moto Z durar mais

Nenhum Comentário

O Moto Z faz parte da linha de smartphones premium da Lenovo, mas nem por isso podemos dizer que é uma aparelho completamente sem defeitos. Um dos problemas que você pode ter ao longo do tempo é a sua duração de bateria, que naturalmente vai decaindo após meses ou anos de uso. Felizmente, há diversas medidas que você pode aplicar para contornar este tipo de problema, conforme você pode conferir nas nossas dicas logo abaixo!

Leia também: As 14 principais novidades do Moto Z2 Force

1. Diminua o brilho da tela

moto z

O brilho da tela do smartphone serve puramente para que você possa enxergar melhor em diversos tipos de ambientes. Em locais com luz artificial ou menos iluminados, é possível usar um nível baixo de brilho, enquanto que em locais com luz natural e bem forte, é necessário aumentar o nível.

Por isso, preste atenção nos lugares que usa o smartphone e sempre lembre de ajustar o brilho do aparelho de maneira coerente. A tela do seu dispositivo é o fator que mais gasta bateria, então não tem motivo para piorar a situação com um brilho muito alto.

2. Desligue o Wi-Fi

Apesar de ser difícil para a maioria das pessoas, o hábito de desativar o Wi-Fi quando não o estiver usando é necessário quando se quer economizar a bateria do aparelho. O problema é que o wi-fi acaba usando muitos recursos o tempo todo quando está ativo, algo que facilmente acaba com sua bateria.

Nossa dica é simples: desligue o recurso em momentos que você estiver ocupado e deixe para conferir notificações de redes sociais apenas em certos momentos.

3. Deixe o Doze ativado

O sistema operacional do Moto Z já pode ser atualizado para o Android Nougat, o que garante que você tem o recurso “Doze” logo de cara. Este recurso reconhece quando o smartphone não está sendo usado e diminui suas atividades internas para que a bateria seja poupada.


Isso garante uma economia de pelo menos 50% da sua bateria, um número mais do que significativo. Como o Doze já vem ativado por padrão, tudo o que você tem que fazer é deixar o smartphone com a tela virada para baixo quando não o estiver usando.

4. Evite o uso de widgets

Widgets são bonitos, funcionais e dão um visual legal ao seu smartphone, mas não adianta colocar um monte deles em sua tela inicial se isso vai acabar com a sua bateria rapidamente. Como eles estão constantemente consumindo recursos e utilizando efeitos visuais, não há como usá-los de maneira eficiente o tempo todo.

Nossa dica é que você use um ou dois widgets que realmente achar útil, como um de calendário ou de previsão de tempo.

5. 3G só quando necessário

moto z play

Assim como o Wi-Fi, o 3G também gasta bastante bateria quando ativado e deve ser usá-lo apenas quando necessário. Considerando que a maioria das pessoas possuem planos limitados de internet móvel, essa dica também te ajuda a economizar seu plano de dados.

6. Desative o GPS

O GPS pode ser ainda pior que o Wi-Fi em certas ocasiões e um dos piores inimigos da bateria do seu dispositivo. Além disso, não há nenhum bom motivo para deixá-lo ativo se não o estiver usando para chegar em algum lugar, por exemplo.

Simplesmente deixe o recurso desativado sempre que possível, o que já garantirá uma ou duas horas a mais de carga no seu smartphone.

7. Desative o Bluetooth

Já se foi o tempo que o Bluetooth era realmente útil para a transferência de arquivos, sendo que atualmente é mais usado por quem tem acessórios sem fios (como fones de ouvidos, por exemplo). O maior problema é que muita gente esquece de desativá-lo quando não está usando, o que resulta em perda desnecessária de bateria.

Faça o mesmo que indicamos com o Wi-Fi e o GPS e desligue o seu Bluetooth sempre que não for usá-lo. São essas pequenas ações que economizam mais bateria no dia a dia.

8. Evite apps pesados

A maioria das pessoas sabe que usar aplicativos pesados por um longo período gasta bastante bateria, mas o fazem mesmo assim. Não há problemas se você tem como carregar o seu smartphone, mas se estiver fora de casa ou seu um carregador, é fácil de perder a noção e acabar ficando sem carga.

Em situações assim, dê preferência por apps que realmente precisa usar ou utilize os mais pesados por curtos períodos de tempo. Ficar de olho na porcentagem da carga também ajuda nestes casos.

9. Veja como a bateria é usada

Nada melhor do que saber o que realmente está gastando sua bateria para ter uma noção melhor de como contornar a situação. Se você for nas configurações do seu aparelho e clicar na opção “Bateria”, será possível ver todos os apps que você usou desde a última recarga e quais deles abusaram mais da sua bateria.

Desta forma, você pode aplicar nossas dicas de forma mais personalizada e dar uma maneirada nos recursos mais pesados do dispositivo.

10. Não carregue por pouco tempo

moto z novidade

É comum que as pessoas carreguem o smartphone por curtos períodos de tempo só para garantir um pouco de bateria quando estão pressa, mas este não é um hábito muito saudável para o seu dispositivo.

Ao longo prazo isso pode ser prejudicial para a autonomia de bateria do aparelho, o que pode deixar mais difícil de conseguir fazer a bateria durar durante um dia normal de uso.

11. Evite jogar por muito tempo

A dica acima também vale para jogos mobile, que tendem a ser muito pesados e utilizam bastante recursos o tempo todo no seu Moto Z. Deixe para jogar quando tiver certeza que poderá carregar o smartphone mais tarde ou opte por games bem mais simples se estiver entediado.

12. Evite vídeos por streaming

Vídeos por streaming são sempre uma boa maneira de passar o tempo, mas também são verdadeiros vilões da bateria. Além de usarem a tela e o áudio do seu smartphone ininterruptamente, estes tipos de serviços precisam estar constantemente conectados à internet.

Estes três fatores combinados drenam sua bateria em pouquíssimo tempo, algo que você já deve ter percebido enquanto via seus vídeos. Por isso, deixe essa atividade para quando puder recarregar sua carga quando necessário.

13. Evite músicas por streaming

O mesmo vale para músicas por streaming, que apesar de não serem tão pesadas quanto vídeos, ainda consumem bastante bateria. Não há problema em ouvir suas músicas favoritas no caminho do trabalho ou escola, mas evite fazer por horas se quiser economizar a carga.

14. Evite papéis de parede animados

Assim como os widgets, os papéis de parede animados são muito bonitos e dão um visual interessante ao seu smartphone. Outro ponto em comum com os widgets é que eles gastam muita bateria por estarem em uso constantemente. Há muitos papéis de parede interessantes para o Android, então é melhor dar preferência a um comum se quiser economizar a bateria do seu smartphone.

15. Desative as atualizações automáticas

Moto Z

As atualizações automáticas de aplicativos do Android vem ativada por padrão nos smartphones, algo que facilita sua vida, mas que consome muita bateria. Felizmente, o recurso é fácil de desativar e reativar a qualquer momento, como você pode conferir neste tutorial.

Leia também:

Gostou das dicas sobre o Moto Z?

Deu para aproveitar nossas dicas sobre a bateria do Moto Z para fazê-la durar ainda mais no seu dia a dia? Não esqueça de deixar seu comentário e veja também as melhores capas para Moto Z Play!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo