25 melhores documentários Netflix 2019
30 de julho de 2019
Nenhum Comentário
25 melhores documentários Netflix 2019
25 melhores documentários Netflix 2019

25 melhores documentários Netflix 2019

Nenhum Comentário

Os documentários estão cada vez mais na moda! Com o aumento da atenção em relação às diversas questões ambientais e sociais da humanidade, esse gênero era antes visto como exclusivo de quem é “intelectual”. Hoje, esse estereótipo não reflete a realidade.

Prova disso é a própria Netflix, que traz alguns dos melhores filmes e séries do gênero. Ainda não explorou essa parte do catálogo, mas se interessou em conhecer algumas destas obras?

Então prepare já a pipoca, ajeite as almofadas do sofá e confira abaixo nossa lista completa com os melhores documentários Netflix 2019!

Quer uma ideia de post para Instagram sobre os filmes e séries que estiver assistindo? Então veja agora esse artigo ensinando como compartilhar o que estiver vendo na Netflix pelo Stories do Instagram!

1. Nosso Planeta

Começando a lista dos melhores documentários Netflix 2019, Nosso Planeta é uma série de oito episódios que fala sobre a relação da humanidade com nosso próprio planeta. Cada episódio foca em um ambiente, como florestas, oceanos e áreas geladas.

A série se destaca pelos seus visuais impressionantes e por mostrar como nós mesmos estamos a destruir nosso planeta com ações que, na maioria das vezes, nem percebemos.

melhores documentarios netflix 2019 planeta

2. Absorvendo o Tabu

Vencedor do Oscar 2019 na categoria Melhor Documentário Curta-Metragem, Absorvendo o Tabu conta a história de um grupo de mulheres na parte rural da Índia. O local possui um estigma muito forte em relação à menstruação, a ponto de causar segregação.


O documentário retrata a história das mulheres dessa comunidade rural e de um grupo delas, que desenvolveu uma máquina capaz de produzir absorventes biodegradáveis de baixo custo. A chegada dos absorventes tornou o produto acessível, ajudando mulheres a alcançar independência financeira e melhorando um problema de saúde pública.

A maioria das mulheres mostradas no documentário eram obrigadas a utilizar tecidos sujos ou até mesmo folhas para impedir que o fluxo se espalhasse, causando infecções.

3. Bandidos na TV

A primeira obra brasileira entre os melhores documentários Netflix 2019. Bandidos na TV é uma série documental que narra a história de Wallace Souza, fundador de um programa policial em Manaus chamado Canal Livre.

Incrivelmente popular, o apresentador se tornou um político no Estado. O problema: os crimes mostrados em seu programa eram arquitetados pelo próprio apresentador!

Se já viu o filme O Abutre, precisa assistir à Bandidos na TV o quanto antes.

4. Malala

É difícil não conhecer ao menos um pouco da história mundialmente reconhecida de Malala Youzafai. Lutando pelo direito de estudar, a menina de então 14 anos se tornou um símbolo de luta contra a opressão e a mais jovem a receber o prêmio Nobel da paz.

O documentário traz com maior profundidade a vida antes e depois do atentado, mostrando mais de sua luta pelo direito de educação às mulheres no mundo inteiro.

Procurando inspiração para tornar o mundo um pouco melhor? Então Malala é um documentário que precisa assistir.

5. World War II in Colour

Gosta de história e quer entender um pouco mais sobre a Segunda Grande Guerra? World War II in Colour pode fazer isso por você!

Por meio de documentos e imagens raras colorizadas digitalmente, o documentário retrata algumas das estratégias usadas nas batalhas. A série em 13 episódios mostra alguns dos momentos mais importantes do conflito, como a decisão de Hitler em invadir a Rússia e a entrada dos Estados Unidos na guerra, provocada pelo ataque japonês à base de Pearl Harbor.

6. Por Dentro das Prisões mais Severas do Mundo

Sabemos que os presídios abrigam criminosos e que, no Brasil, as condições são abaixo das ideais. Séries como Carcereiros mostram uma parcela dessa realidade, mas ainda é uma obra de ficção.

Por Dentro das Prisões mais Severas do Mundo é uma série documental que viaja o globo e mostra as condições das penitenciárias consideradas as mais perigosas. Honduras, Ucrânia, Colômbia e o próprio Brasil fazem parte de alguns dos episódios.

7. Privacidade Hackeada

Se sente intimidado por quanto as gigantes de tecnologia tem acesso aos seus dados pessoais? Então assista Privacidade Hackeada. Lançada no meio de 2019 na Netflix, a série joga luz sobre o quanto suas informações estão disponíveis na rede e como podem ser usadas. Um dos melhores documentários Netflix 2019 para quem quer entender mais sobre as redes sociais.

Por outro lado, fica aqui nossa recomendação: não assista com a perspectiva de se assustar, mas sim para ter completo conhecimento sobre o quanto de privacidade está abrindo mão ao usar um serviço digital. Ou seja, use o que aprender no documentário para tomar decisões conscientes sobre seus dados.

8. Homecoming

Se você tem a Beyoncé como ídolo e ainda não assistiu Homecoming, então pode se preparar porque você já tem o que assistir hoje. Diferente de Malala, Homecoming não traz tantos detalhes sobre a vida da celebridade.

O foco aqui é o processo criativo e os bastidores do seu maior show, que aconteceu em 2018. Você ficará por dentro de todos os detalhes de como ela produz, coreografa e interpreta em seus shows, conhecendo os métodos de trabalho de uma das mais importantes celebridades do planeta.

homecoming mostra o processo criativo de beyonce

9. Winter on Fire

Indicado a um Oscar de Melhor Documentário, Winter On Fire mostra como protestos estudantis na Ucrânia em 2013 culminaram em uma resposta extremamente violenta e sua principal consequência: 93 dias de conflitos em defesa dos direitos civis no país.

10. As Casas Mais Extraordinárias do Mundo

Gosta de arquitetura e design e procura por inspiração? Então não pode perder as temporadas de As Casas Mais Extraordinárias do Mundo. Uma lição em pensamento fora da caixa, cada episódio nos leva a algum lugar do mundo e uma casa fora do convencional.

Na primeira temporada, os apresentadores nos levam a projetos em ambientes como floresta, montanha e litoral. Na segunda, visitamos casas em países como Estados Unidos, Espanha e Índia, entre outras.

11. Tickling Giants

Nada irrita mais figuras de poder do que sátiras com sua imagem. É isso que torna Tickling Giants — que significa “fazer cócegas em gigantes”, na língua inglesa — tão genial.

O documentário mostra a história do cirurgião que virou comediante árabe Bassem Youssef. Em meio à primavera árabe, ele voltou seu humor contra figuras de poder em um país conhecido por ser antidemocrático. A resposta: inúmeras ameaças de morte ou agressão por parte de seus partidários.

O documentário impressiona pelo nível de violência dessas ameaças e para lembrar da importância de preservar o direito à sátira e da liberdade de expressão.

12. Dope

Essa série documental traz questões sobre a logística, produção e consumo de drogas em diversos países, sendo um dos melhores documentários Netflix 2019 sobre o assunto. Importante para entender questões relacionadas ao combate, Dope mostra a perspectiva dos envolvidos nessa relação: forças de segurança pública, consumidores e os próprios criminosos.

O documentário roda o mundo, mostrando como essas operações funcionam em países como México, Holanda e Estados Unidos, entre outros.

13. Wild Wild Country

É difícil não ter ouvido falar sobre o mundialmente famoso guru Osho Rajneesh. Indiano, ele ruma para os Estados Unidos e funda uma cidade com seus seguidores em meio ao deserto no estado do Oregon.

As coisas começam a dar errado quando os habitantes da cidade clandestina entram em conflito com os moradores que já estavam lá. O ocorrido se transformou em uma espécie de guerra civil, que chegou a depôr o governador do pequeno estado, vizinho à Califórnia. Wild Wild Country conta como a cidade surgiu, como ascendeu e como terminou.

14. Apenas Cães

Se quer uma folga de guerras civis, guerras às drogas ou qualquer tipo de guerra, Apenas Cães é um documentário que irá fazer carinho no seu coração. Principalmente se não consegue se desgrudar do seu pet.

Apenas Cães é uma série de histórias emocionantes vividas pelos pequenos animais e seus donos. A série mostra a importância da convivência entre humano e dono, além do impacto que um exerce na vida do outro.

15. A 13° Emenda

Voltando aos documentários impactantes, A 13° Emenda mostra como o sistema judiciário e prisional americano tem um viés contra a população negra do país, a mais encarcerada. Seu nome faz uma referência à 13° emenda na Constituição do país, que aboliu a escravidão.

A 13° Emenda é um documentário importante para entender como muito da estrutura da nossa sociedade ainda é racista e por que isso deve ser combatido.

16. Explicando

Se sente confuso ou até mesmo um pouco velho quando se depara com termos como K-Pop ou astrologia, entre diversos outros? O Explicando te mostra em 20 minutos!

Disposto a esclarecer e debater temas contemporâneos, a série de documentários é uma das mais abrangentes, falando de assuntos que vão desde música, sexualidade e nutrição, entre outras.

Ideal para o horário do almoço – principalmente se trabalha em casa -, já que diverte ao mesmo tempo que ensina, com mais leveza que algumas das obras citadas aqui. Facilmente um dos melhores documentários da Netflix 2019.

melhores documentarios netflix 2019 explicando

17. The Keepers

Ideal para quem gosta de suspense e investigação de casos policiais, The Keepers é uma série documental que promete te manter com os olhos vidrados na tela. O documentário acompanha o assassinato não solucionado da freira Cathy Cesnik.

Nenhuma agência de segurança ou do governo foi capaz de esclarecer o crime, mas o diretor do documentário vai além das questões tratadas durante o processo, sugerindo que o caso envolvia abuso sexual e uma relação íntima entre a igreja e o Estado.

18. Conversando com um serial killer: Ted Bundy

Lançado pouco antes da chegada do filme estrelado por Zac Efron, Conversando com um serial killer: Ted Bundy fala da vida real do famoso matador em série.

Diferente do filme, que traz uma dramatização da vida e dos casos, o documentário traz a perspectiva do próprio Ted Bundy sobre seus crimes. O documentário traz uma linha do tempo, traçando a história do criminoso antes mesmo que ele cometesse os assassinatos.

O documentário é uma maneira de entender como funciona a mente de um criminoso dessa escala. Ele também traz críticas ao sistema judiciário americano e como isso atrapalhou o caso.

19. Ícaro

Dos Estados Unidos para a Rússia, Ícaro é uma história que mostra até onde o governo do país ia para conquistar medalhas. A ganância levou a um dos maiores casos de doping na história do esporte mundial, como mostrado pelos apresentadores do documentário, um cineasta americano e um cientista russo.

20. One Strange Rock

Para quem quer aprender mais sobre nosso pequeno planeta, One Strange Rock pode ser uma proposta interessante entre os melhores documentários da Netflix 2019. Narrado por ninguém menos que Will Smith, o programa traz a perspectiva de diversos astronautas que já tiveram a oportunidade de ver o nosso planeta de fora dele.

O documentário conta com incríveis imagens do nosso planeta, tiradas em cerca de 45 países. Você verá diferentes espécies de animais, formações geográficas e todo tipo de estranheza que podemos encontrar na Terra.

21. Terra

Assim como One Strange Rock, Terra mostra nosso planeta, mas por uma ótica voltada à preservação do meio ambiente e nosso comportamento destrutivo em relação a ele.

O documentário traz visuais deslumbrantes sobre os diversos ambientes que temos em nosso planeta. Um filme para nos fazer compreender que a falta de compaixão em relação às espécies em extinção da Terra ainda pode condenar nossa sobrevivência.

22. Brinquedos que Marcaram Época

Fugindo um pouco da seriedade da maioria dos documentários, Brinquedos que Marcaram Época certamente irá invocar uma nostalgia gostosa. A série documental conta a história das principais febres na indústria de brinquedos, com curiosidades sobre termos e produção e táticas de vendas para as crianças da época.

Sabia que os Comandos em Ação eram chamadas action figures para não ficar parecendo que os pais estavam comprando bonecas para seus filhos homens? E que o desenho do He-Man e dos Transformers foram criados apenas com o propósito de vender brinquedos? Esse é o tipo de coisa que aprenderá em Brinquedos que Marcaram Época!

melhores documentarios netflix 2019 brinquedos

23. Fyre Festival: Fiasco no Caribe

Uma das maiores festas do mundo. Luxo, gente bonita e celebridades. Esse seria o Fyre Festival, um dos festivais de música mais badalados e caros do mundo. Impulsionado pelas mídias sociais, o festival era uma grande farsa.

Os primeiros pagantes chegaram no local e…nada mais do que uns trailers estavam disponíveis. Nada de palco, nada de DJ, nada de bebidas caras e ostentação.

Como isso aconteceu?

É isso que Fyre Festival: Fiasco no Caribe explica!

24. Take your Pills

Junto à indústria alimentícia e petroleira, a indústria farmacêutica é uma das mais criticadas no mundo. Não à toa, já que é acusada de “inventar a doença para vender a cura”.

O documentário Take your Pills procura mostrar essa relação de dependência que temos em produtos para mantermos nossa eficiência. Ela denuncia como nossa sociedade voltada à competitividade e alta performance transformam essas pílulas para melhorar a produtividade causam alienação e dependência, enquanto as gigantes farmacêuticas lucram bilhões.

25. Abstract: the Art of Design

Diferente da maioria dos melhores documentários da Netflix 2019, Abstract: the Art of Design não traz denúncias relacionadas ao meio ambiente ou percorre a vida de ícones ou celebridades. O documentário fala sobre arte contemporânea e design.

Ao longo dos episódios, ela nos mostra os diferentes ramos dessa arte, entrevistando especialistas e mostrando seus processos criativos. Ideal para entender melhor sobre o ofício para quem é leigo ou apresentar novas perspectivas sobre como os profissionais podem usar suas ferramentas.

Quais são os melhores documentários Netflix 2019?

Agora que já aumentou sua lista consideravelmente com nossas sugestões, chegou a sua vez de dar a sua opinião: qual desses é o melhor documentário do serviço de streaming? Comente conosco!





Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo