10 melhores jogos para aprender inglês de maneira divertida
13 de fevereiro de 2017
4 Comentários
10 melhores jogos para aprender inglês de maneira divertida
10 melhores jogos para aprender inglês de maneira divertida

10 melhores jogos para aprender inglês de maneira divertida

4 Comentários

Algumas vezes aprender um novo idioma através de cursos online pode se tornar maçante, se tornando uma tarefa tediosa em sua rotina. Felizmente, existem diversas formas de ter esse aprendizado de maneira divertida. Seja assistindo a um filme sem legendas ou tentando identificar e traduzir as letras de suas canções favoritas, os métodos são bastante amplos. Claro que os jogos eletrônicos também podem ser grande parceiros. Por isso, reunimos uma lista com 10 dos melhores jogos para aprender inglês de forma divertida e descompromissada!

Dica: Mesmo cansativo, precisa se focar nos estudos? Então confira estes 20 apps para estudar sobre qualquer assunto no iPhone, iPad e Android!

1. Série Pokémon

A franquia dos monstrinhos de bolso da Nintendo até hoje são um dos melhores jogos para aprender inglês, principalmente por também estarem disponíveis para Android e iPhone atualmente. Isso acontece por conta da grande quantidade de textos e descrições, embora todas elas sejam de baixa complexidade. Ou seja, as palavras e termos mais usados no idioma estão presentes no título, auxiliando o jogador a se familiarizar cada vez mais com a parte escrita do idioma.

jogos-para-aprender-ingles-pokemon

Caso escolha Pokémon GO como seu jogo para aprender melhor o idioma, confira estas 10 dicas para se tornar um mestre!

2. World of Warcraft

Um dos destaques de nossa lista dos melhores jogos de aventura online, World of Warcraft pode ser um grande aliado no aprendizado. Apesar de conter muito mais textos e descrições do que os jogos da franquia Pokémon, o vocabulário do game permanece simples, adicionando pouca complexidade em relação ao outro. Outra grande vantagem dele é a possibilidade de jogá-lo totalmente em português e trocar o idioma a qualquer momento. Ou seja, caso um termo ou missão esteja de difícil compreensão em inglês, pode mudar para o português e compreender o que estava sendo dito, aumentando seu dicionário interno do idioma.

3. Where in the World is Carmen Sandiego?

Um clássico dos anos 90, Where in the World is Carmen Sandiego não é apenas uma excelente forma de aprender inglês, mas também ampliar seus conhecimentos sobre geografia e história. Dizemos isso pois a trama do jogo envolve caçar criminosos internacionais pelo mundo inteiro, porém, dada a idade do game, muitas referências geográficas mudaram ou não existem mais, servindo para saber como era a geopolítica, cultura e fronteiras de 20 anos atrás. Não possui tantos diálogos quanto World of Warcraft e Pokémon, mas é facilmente compreensível para quem não é tão familiarizado com o idioma.

jogos-para-aprender-ingles-carmensandiego

Conheça alguns dos melhores jogos de MS-DOS!

4. Série Sherlock Holmes

Os jogos atuais sobre Sherlock Holmes também são uma boa maneira de aprender o idioma, principalmente por também trazerem tradução para o português. Mais complexo que as investigações do clássico mencionado acima, os jogos sobre a série – cujas edições atuais se chamam Crimes & Punishments e The Devil’s Daughter – trazem o detetive realizando diversas investigações soltas, à medida que a trama principal se desenrola ao fundo.

Como é necessário prestar atenção aos diálogos, detalhes e informações, isso acaba por torná-lo um dos melhores jogos para aprender inglês e começar a compreender o idioma da terra da rainha. As aventuras de Sherlock Holmes nos games podem ser adquiridas para os consoles atuais e PC.

5. Valiant Hearts: The Great War

Outro dos jogos para aprender inglês que também são ótimos para aprender história. O enredo conta a história de quatro indivíduos – e um simpático cãozinho – durante a Primeira Guerra Mundial. Aparentemente soltas, as histórias se entrelaçam, falando sobre a guerra de uma perspectiva mais humana, ao invés da ação ininterrupta dos jogos de tiro. Além da aventura, o jogo proporciona uma enciclopédia, contando sobre eventos que aconteceram durante os conflitos e descrições de itens comuns usados no período.

jogos-para-aprender-ingles-valianthearts

Valiant Hearts: The Great War pode ser jogado nos consoles, PC, Android e iOS. Também conta com tradução para o português e referências à participação brasileira na guerra que recomendamos fortemente que veja.

6. Feel the Music

Um jogo disponível para navegadores, Feel the Music permite que preencha lacunas de diversas músicas cantadas em inglês. Ou seja, você deverá identificar na música o que o cantor está dizendo e então escolher a opção correta para ganhar mais pontos. Além de divertido, o exercício é de grande ajuda para melhorar sua percepção e audição do idioma. Ao se cadastrar, você recebe dinheiro virtual para liberar canções de maior complexidade.

jogos-para-aprender-ingles-feelthemusic

7. Verb Machine

Um jogo online disponibilizado por uma instituição de ensino, Verb Machine é uma excelente ferramenta para o aprendizado de verbos, embora suas mecânicas não sejam tão parecidas com a dos videogames. Porém, ela entra nessa lista por justamente permitir a exploração livre, trazendo ao jogador as diversas formas de utilizar verbos no idioma através de apenas quatro botões. Ele é excelente para os momentos nos quais precisa construir uma frase mas não tem certeza de como utilizar um verbo nela.

jogos-para-aprender-ingles-verbmachine

8. Spelloween

Outro dos jogos para navegador disponíveis pela organização British Council, o Spelloween possui uma fórmula para colocar seu conhecimento de inglês à prova – e sob pressão. O game consiste em dois testes rápidos. O primeiro dura 90 segundos e mostra opções de palavras, devendo o jogador escolher a única correta, com cada acerto dando um ponto e erro tirando um. Ao final da sequência, sua pontuação é dada e a resposta correta para as questões que errou são mostradas na tela.

jogos-para-aprender-ingles-spelloween

Já o segundo teste o obriga a fazer o inverso, apontando a palavra escrita de maneira errada! Porém, ao acertar, deverá escrever a versão correta para ganhar mais pontos. Uma partida dura pouco mais de um ou dois minutos, mas é uma boa maneira de testar seu vocabulário.

9. The Walking Dead: The Game

De maneira parecida ao Spelloween, o jogo oficial de The Walking Dead promete colocar seus conhecimentos do idioma à prova, com pressão ainda maior. Com foco nos diálogos e enredo, você deverá tomar decisões e responder à situações de emergência com rapidez, sob o risco de fazer com que alguém vire refeição para zumbis, por exemplo. Apesar de toda a pressão envolvida, o título acaba se tornando uma excelente maneira de melhorar a velocidade de seu raciocínio na compreensão do idioma. The Walking Dead: The Game pode ser jogados nos consoles, PC, Android e iOS.

Confira nosso review do game e entenda melhor porque ele é um dos melhores jogos para aprender inglês!

10. Série Fallout ou The Elder Scrolls

A décima opção de nossa lista fica de acordo com o tipo de aventura que você curte. Se cenários pós-apocalípticos é sua praia, recomendamos os jogos recentes da série Fallout – que atualmente está em sua quarta edição -, mas se prefere os cenários de fantasia medieval, o quarto e quinto capítulo da série Elder Scrolls são os mais indicados. Ambos são RPGs de mundo aberto, ou seja, lhe oferecem um mundo novo para explorar.

Com centenas de personagens não jogáveis e, em sua maioria, acessíveis, é possível expandir consideravelmente seu vocabulário através dos diálogos com eles. A imersão proporcionada por ambas as franquias permitem aprender muito do vocabulário inglês com apenas um jogo. No entanto, vale lembrar que, diferente do World of Warcraft, The Elder Scrolls e Fallout são jogos para apenas um jogador, com exceção de The Elder Scrolls Online: Tamriel Unlimited.

Leia também:

Quais destes jogos para aprender inglês foram os melhores para seu aprendizado?

Cada jogo descrito aqui possui suas particularidades e funcionará melhor de acordo às preferências de cada um que venha a testá-los. Já havia jogado algum desses títulos? Qual deles acredita ter ensinado melhor o idioma? Comente conosco e veja também nossa lista com alguns dos melhores apps de tradução para iPhone e iPad!

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

4 Comentários

  1. Enzo gabriel 13 de junho de 2017 11:14

    Faltou UNDERTALE nessa lista!

    • ledkets 19 de fevereiro de 2018 19:12

      n

  2. Maria 14 de agosto de 2017 16:08

    Ótimo!!

  3. juliana 1 de setembro de 2018 18:26

    tem outros jogos ex; duo lingo?

Voltar ao topo