9 melhores mídias sociais para professores
13 de abril de 2016
Um Comentário
9 melhores mídias sociais para professores
9 melhores mídias sociais para professores

9 melhores mídias sociais para professores

Um Comentário

As mídias sociais podem ser muito divertidas no dia a dia e uma maneira bem bacana de interagir com nossos amigos e familiares, mas também são bem úteis para empresas e motivos profissionais quando usadas do jeito certo. No caso do ramo dos professores, pode ser ser uma forma interessante de manter contato com colegas do ramo e até os próprios alunos. Se você é desta área e também procura uma forma de deixar seu trabalho mais integrado com as mídias sociais, basta conferir nossa lista com os 10 melhores meios!

Leia também5 maneiras de gravar ligações do Skype no PC e Mac

1. Twitter

Twitter

O Twitter certamente é uma das melhores mídias sociais que você pode usar no ramo da educação. Além de ficar em contato com seus colegas e alunos, você ainda tem a vantagem da possibilidade de seguir diversas contas sobre notícias, curiosidades e que tenham a ver com o que você ensina.

Assim, você poderá ficar mais atualizado e terá uma chance de repassar o conteúdo aos seus seguidores. Imaginamos que seus alunos podem ter mais disposição e interesse para ler um artigo na internet que você recomendou do que se fizesse o mesmo na sala de aula, não é?! Você pode criar e usar a rede em seu PC ou dispositivos mobile, basta clicar aqui para começar!

2. Instagram

Com o Instagram, você pode ter algumas das funcionalidades do Twitter, mas de maneira muito mais visual, o que pode ser mais efetivo em certos casos. Nele, você também pode seguir colegas de profissão e alunos para ter um pouco de mais interação social e pessoal.

É claro que está é uma excelente oportunidade de disseminar conhecimento e conteúdo interessante com mais elementos visuais. O bom mesmo é dar uma variada no que é postado, a menos que decida fazer uma conta exclusivamente para transmitir curiosidades sobre o assunto que ensina. Para conhecer mais sobre o Instagram, é só clicar neste link.

3. YouTube

mídias sociais


Se realmente estiver procurando uma plataforma para transmitir o que sabe de forma mais geral, talvez o YouTube seja a melhor opção. Basta procurar um pouco para ver que há dezenas de professores dando aulas sobre assuntos específicos em vídeos.

Acredite ou não, esse pode ser um assunto muito procurado e é uma forma de atingir centenas e milhares de pessoas que não teriam acesso a conteúdo deste tipo em outros lugares. Pode ser trabalhoso manter um canal atualizado, mas também pode valer muito a pena. Clique aqui para conhecer mais sobre o YouTube.

4. Facebook

O Facebook é outra excelente forma de postar seu conteúdo, criar uma página mais profissional para seus projetos, de seguir colegas que fazem o mesmo, de interagir com seus seguidores e de fazer e manter contatos importantes no seu ramo.

Você ainda pode aproveitar as novidades da rede social para conferir as reações detalhadas de seus seguidores e contatos em relação às suas postagens, o que dá uma boa noção do que você pode mudar ou melhorar em seu trabalho. Clique aqui para conferir mais sobre o Facebook.

5. Snapchat

dicas snapchat

Apesar de ser provavelmente a mídia digital menos convencional para os professores, você ainda pode tirar um grande proveito do Snapchat. Além de ficar mais integrado no mundo dos seus alunos, você ainda pode aproveitar os curtos vídeos e fotos para enviar curiosidades e conhecimento de maneira mais divertida e descontraída.

É claro que não dá para recomendar esse app para todos os tipos de professores, sendo necessário já se ter um perfil mais informal com os alunos. Talvez o ideal seja para professores de faculdade e de cursos variados. Você pode baixar o Snapchat através deste link.

6. LinkedIn

Se você quer uma maneira bem formal de encontrar e manter contatos profissionais na internet, o LinkedIn é com certeza a rede social mais indicada. Você pode se conectar com colegas de trabalhos, oferecer e procurar oportunidades de emprego.

Também é possível fazer postagens sobre a sua área na rede social, compartilhar sua experiência profissional e exibir seu portfólio aos seus contatos. Para fazer uma nova conta no LinkedIn e usar todos estes recurso, basta clicar neste link!

7. Google+

google

Apesar de não parecer assim tão popular em relação a outras redes sociais, pode ser que valha a pena prestar mais atenção no Google+ se quiser uma opção mais séria e profissional que o Facebook. Como qualquer pessoa com uma conta do Google automaticamente faz parte da rede social, você terá boas chances de atingir um público amplo com suas postagens.

Além disso, o uso de hashtags é bem mais eficiente do que no Facebook, então é um recurso que você deve explorar bastante para garantir mais interações. Para conferir mais sobre o Google+, basta clicar neste link.

8. Edmondo

O Edmondo já é uma plataforma bem diferente do que vimos até agora, especialmente por ser voltada quase que exclusivamente para asuntos educacionais. Nele, você pode fazer sua conta de professor, adicionar a matéria que ensina, colocar as diferentes classes para as quais dá aula e adicionar seus alunos.

Desta forma, você pode criar formulários, provas, compartilhar arquivos e links com os alunos (ou colegas de profissão que também estiverem usando o Edmondo) e organizar futuros projetos. Você pode conhecer mais sobre esta plataforma através deste link.

9. ThatQuiz

mídias sociais para professores

Por fim, temos um mídia bem parecida com o Edmondo, mas que tem um foco ainda maior voltado para provas e exercícios no geral. O ThatQuiz permite que você faça sua conta de professor e adicione seus alunos para que seja mais fácil de distribuir os exercícios.

Para criar as provas ou exercícios, você pode simplesmente escolher a matéria e ver quais perguntas são mais pertinentes, além de definir o tempo máximo que os alunos terão para responder tudo. Certamente é uma forma muito mais interativa e divertida de realizar esse tipo de tarefa, até mesmo para os alunos. Para começar a usar o site, é só clicar neste link.

Gostou dessas mídias sociais para professores?

Deu para aproveitar nossas sugestões de mídias sociais voltadas para os professores? Deixe seu comentário nos dizendo o que achou da seleção de aplicativos e aprenda também sobre o Peach, uma rede social fundada recentemente.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo