10 melhores óculos de realidade virtual (VR)
3 de maio de 2019
Um Comentário
10 melhores óculos de realidade virtual (VR)
10 melhores óculos de realidade virtual (VR)

10 melhores óculos de realidade virtual (VR)

Um Comentário

Você já deve ter se deparado com alguns óculos de realidade virtual, também identificado pela sigla VR. O dispositivo já conta com diversos modelos, que vão desde os mais simples aos mais arrojados. Isso sem contar os quiosques em shoppings e, se você mora em São Paulo, parques de diversões feitos exclusivamente para experiências com a tecnologia.

Apesar de existirem modelos de menor custo, normalmente eles não entregam as melhores experiências. Eles se focam em apenas algumas apresentações em particular, como a famigerada montanha-russa presente em praticamente todo aplicativo de realidade virtual existente.

Se você já está juntando dinheiro há um bom tempo e não sabe bem quais são os melhores óculos de realidade virtual existentes no mercado, vamos facilitar um pouco essa tarefa.

Nos próximos parágrafos, você vai poder conferir nossa seleção com os melhores acessórios disponíveis no mundo. Por isso, continue acompanhando nosso artigo para ver quais são os melhores modelos e escolher qual deles quer aproveitar os principais apps e jogos feitos em realidade virtual!

1. Melhor óculos de realidade virtual — Oculus Quest

Em 2012, uma empresa chamada Oculus lançou site de financiamento coletivo Kickstarter uma campanha para lançar seu primeiro óculos, o Oculus Rift. Extremamente bem-sucedida, a companhia acabou comprada pelo Facebook, que lançou o dispositivo com sucesso.

Sete anos depois desse marco histórico para a tecnologia, a Oculus lançará a segunda versão do seu aparelho, o Oculus Quest. O aparelho chega no dia 21 de maio de 2019.

oculos de realidade virtual oculus

O aparelho funcionará de maneira independente, ou seja, não dependerá de nenhum computador ou celular para funcionar. No pacote inicial estarão incluídos 50 jogos para o sistema. Muitos deles serão multijogador e com função cross-play, que permite jogar com usuários do Oculus Rift original e Oculus Go.


Além disso, você também poderá compartilhar o que está acontecendo na tela do seu óculos com família e amigos, transmitindo-a para um aparelho de TV ou smartphone. O Oculus Quest virá com controles inclusos para  aproveitar os games. Veja mais sobre ele acessando o link.

2. Nintendo Labo VR Kit

Uma das maiores produtoras de games do mundo também se lançou no mercado de realidade virtual. Através do Nintendo Labo — um pacote que permite criar formas de jogar no console Nintendo Switch —, você aumenta suas possibilidades de criação com as novas peças do Nintendo Labo VR Kit.

O que isso significa? Mais jogos para aproveitar no console da Nintendo!

Se você é fã dos jogos da empresa, então o dispositivo pode ser mais uma das inovações que não poderá deixar de perder. Por outro lado, se não for tão fã de games, não há muito o que aproveitar com esse kit.

Apesar de sua qualidade, seu foco é exclusivo para jogos e criações em realidade virtual. Saiba mais sobre os produtos da empresa nipônica conferindo nosso artigo com os melhores jogos da Nintendo para Android, iPhone e iPad!

3. Melhores óculos de realidade virtual — HTC Vive

O maior competidor do Oculus foi criado pela empresa de celulares Android HTC. O Vive é uma solução tão completa quanto o seu rival, permitindo aproveitar diversas experiências.

o aparelho da htc e o principal rival da oculus

Ou seja, você poderá assistir filmes e séries, aproveitar jogos e usar diversos aplicativos que usam a tecnologia. Você pode se locomover em uma área de 4,5 m x 4,5 m sem perder a sincronia com o aparelho. Além disso, também pode transmitir o que está acontecendo no aparelho em uma televisão ou celular.

O HTC Vive possui duas telas com 1080p de qualidade para vivenciar as experiências nos games e aplicativos compatíveis com os óculos de realidade virtual. Ele também conta com uma versão Pro, que expande a capacidade do modelo original.

4. Oculus Rift

Não é possível mencionarmos o HTC Vive sem falar do Oculus Rift, o aparelho que começou a revolução em sua área. Mais barato que o rival da HTC, em pouco tempo o Rift já não é mais a edição mais atual dos aparelhos da Oculus. Como falamos antes, seu sucessor Oculus Quest chegará em 21 de maio de 2019 para assumir seu posto.

Mas não deixe isso te desanimar!

Mesmo que não seja o mais moderno, você continuará tendo acesso à maioria dos apps e jogos lançados, já que ainda levará um bom tempo até exclusivos do Quest começarem a ser disponibilizados. Seu principal revés é depender de um computador potente para funcionar bem.

Com alguns anos desde seu lançamento, o Rift possui mais de 1.000 jogos que pode comprar ou baixar por sua loja de aplicativos, além de usar mídias sociais, aproveitar seus filmes favoritos sob uma nova perspectiva e embarcar em experiências imersivas.

Ainda falta muito tempo para o Rift se aposentar, então não o desconsidere ainda!

5. Melhores óculos de realidade virtual — PlayStation VR

Antes mesmo da Nintendo se aventurar com os óculos de realidade virtual, o PlayStation já tinha se estabelecido com seu PlayStation VR. Assim como no dispositivo da rival, o objetivo aqui é trazer a melhor experiência de jogos possível.

oculos de realidade virtual psvr

A marca investiu forte nesse setor, com games de franquias famosas como Star Wars e Resident Evil, entre muitos outros. O aparelho só pode ser usado em conjunto com o console PS4, exigindo que o tenha, da mesma maneira que o Nintendo Labo VR Kit também exige que o usuário já tenha o Switch.

Apesar disso, o PlayStation VR é uma opção de óculos de realidade virtual mais barata do que o HTC Vive ou o próprio Oculus Rift. Ou seja, é a solução ideal para gamers que possuem o console da Sony.

6. Oculus Go

O primeiro dispositivo da Oculus a não precisar de outro aparelho — seja computador, smartphone ou videogame — para funcionar. O Oculus Go pode ser usado de maneira independente e conta com o mesmo número impressionante s de jogos e apps que o Rift.

Por outro lado, essa independência traz um preço: o óculos de realidade virtual tem um peso considerável, o que te impede de usá-lo por longos períodos. Some isso a bateria, que tem curta duração.

Ainda assim, o Oculus Go é uma alternativa melhor do que os dispositivos compatíveis com celulares.

7. Pansonite 3D VR

Entre os óculos de realidade virtual mostrados até aqui, o Pansonite 3D VR é um dos mais acessíveis. Também é o primeiro da lista compatível com smartphones.

um dos melhores custo beneficio entre os dispositivos

Por conta de sua compatibilidade com celulares, você também poderá usar aplicativos de realidade aumentada. Além disso, ele entrega uma boa experiência ao ver vídeos ou experimentar coisas como as famosas montanhas-russas em realidade virtual.

8. Lenovo Mirage Solo

Assim como o Oculus Quest e Go, o Lenovo Mirage Solo também é um óculos de realidade virtual independente. Ou seja, terá mais conforto e menos fios para lidar enquanto aproveita sua viagem com a tecnologia.

Ele usa o Google Daydream para acessar apps e jogos como YouTube e Netflix, entre outros. O dispositivo vem equipado com o processador Snapdragon 835. Apesar de não ser o mais atual, ainda é uma opção potente de processador, capaz de rodar qualquer jogo ou aplicativo.

9. Samsung Gear VR

Se você tem o costume de comprar os novos smartphones da linha premium da Samsung — como o recente Galaxy S10 —, provavelmente já tem um Gear VR de primeira ou segunda geração.

Ele permite acoplar seu Galaxy nele e curtir jogos para Android e aplicativos que usam a tecnologia. Além disso, ele vem equipado com seus próprios controles para tornar a experiência ainda mais imersiva.

O acessório é conhecido como o melhor dispositivo para usar a tecnologia no celular e você pode conhecer mais sobre o Samsung Gear VR conferindo nossa lista com os 20 melhores aplicativos para ele.

10.  Google Daydream View

A Google não poderia ficar de fora dessa disputa e também disponibiliza seus próprios óculos de realidade virtual. O Google Daydream View é uma dessas apostas.

oculos de realidade virtual google

Ele também é compatível com celulares e o campo de visão que ele te proporciona é maior que outros dispositivos da companhia. Pode se considerar que ele é uma alternativa ao Gear VR para quem não possui smartphones Samsung. Obviamente, a melhor linha de celulares para usar o Daydream View são os Google Pixel.

Ele traz controles para aproveitar seus aplicativos e jogos, mas é um dos poucos dessa lista a não permitir o uso de comandos por voz para guiar a experiência. Por outro lado, é um dos dispositivos de qualidade com o menor preço.

Qual óculos de realidade virtual é o mais indicado?

Agora que já conhece as opções de aparelhos que mostramos aqui, qual deles acredita ser o ideal para você ou outros usuários? Já usou um óculos de realidade virtual? Comente conosco e conheça mais sobre a tecnologia lendo nosso artigo com os melhores jogos de realidade virtual para Android!





Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Charles 23 de julho de 2019 23:22

    Os dispositivos da pimax são melhores e não aparece na lista.

Voltar ao topo