28 melhores sites e aplicativos para desenhar
2 de abril de 2018
Nenhum Comentário
28 melhores sites e aplicativos para desenhar
28 melhores sites e aplicativos para desenhar

28 melhores sites e aplicativos para desenhar

Nenhum Comentário

Há inúmeras maneiras de aprender a desenhar, mas isso acaba sendo ainda mais fácil com os apps, sites e softwares que estão disponíveis hoje em dia. É claro que pode ser difícil de decidir o que começar a usar, especialmente se formos levar o conhecimento que você já tem em consideração. Por isso, criamos uma lista bem detalhada com os melhores sites e aplicativos para desenhar e para melhorar suas técnicas com mais facilidade. Confira nossas sugestões logo abaixo!

Leia também: Os 10 melhores players de vídeo para PC

1. ArtRage 5

aplicativos para desenhar

O ArtRage 5 é um ótimo software para quem deseja desenhar no computador, smartphones ou tablets, já que conta com aplicativos para praticamente qualquer dispositivo.

Ele conta com várias ferramentas úteis para desenhos digitais, seja para fazer esboços ou pinturas mais realistas. Você pode começar a usar o app através deste link.

2. Adobe Photoshop Sketch

Como a maioria dos softwares da Adobe, o Photoshop Sketch é facilmente um dos melhores aplicativos de desenho e esboço que você pode encontrar.

Ele é gratuito e você pode logar com sua conta da Adobe para destravar mais ferramentas e recursos. Além de realizar seus esboços neste app, você pode usá-los diretamente no Photoshop e no illustrator para melhorá-los ainda mais no computador. Baixe o app através deste link.

3. Procreate

O Procreate já ganhou alguns prêmios pelos recursos que traz para quem gosta de desenhos digitais. Como também é um app mais antigo, já recebeu diversas atualizações e recursos novos ao longo dos anos.


Ele é rápido, fácil de usar e traz recursos realmente impressionantes. É claro que tudo isso não vem de graça, mas este app realmente vale os 6 dólares cobrados para seu uso. Você pode baixá-lo neste link!

4. Adobe Illustrator Pro

Outro aplicativo ótimo tanto para iniciantes como para usuários experientes é o Adobe Illustrator Pro, que apesar do nome, é totalmente gratuito. Ele conta com excelentes opções para quem gosta de fazer esboços, desenhos detalhados ou para quem procura criar pinturas mais precisas.

O maior foco fica em cima dos desenhos vetoriais, que podem ser redimensionados de acordo com suas necessidades, mas você realmente pode usar o Adobe Illustrator Pro da maneira que preferir. Basta clicar aqui para baixar o app.

5. Drawspace

drawspace

O Drawspace é um dos sites de desenhos mais utilizados no mundo para quem quer aprender ou melhorar suas técnicas nesta arte. Há níveis diferentes para os alunos, seja você um iniciante, intermediário ou com conhecimentos avançados.

Há diversas lições diferentes que você pode fazer para melhorar suas habilidades e ainda há a possibilidade de ter um feedback bem legal de outros usuários. Clique aqui para acessar o site.

6. Paint 3D

Depois de muitos anos, o Paint do Windows finalmente foi renovado e recebeu uma versão cheia de recursos bem mais interessantes que o original.

O novo Paint 3D oferece muitas ferramentas para desenhos digitais, mas também permite que o usuário faça suas próprias criações em 3D, o que já é um ótimo diferencial. Você pode baixá-lo diretamente neste link.

7. MyPaint

O MyPaint é um app bem interessante e de código aberto, então sempre conta com novas atualizações e novidades. Ele serve tanto para quem já sabe desenhar como para quem ainda deseja aprender.

Ele não é tão simples de usar como os outros, mas conta com tanto conteúdo adicionado criado por outros usuários, que vale a pena experimentar. Clique neste link para baixar o app.

8. Sketchup

O Sketchup é um pouco diferente, até porque foca mais modelagem em 3D, mas vale bastante a pena conferir. Como este é um software do próprio Google, há lições e tutoriais de excelente qualidade.

Tudo é apresentado passo a passo através de vídeos, o que também facilita o seu aprendizado. Você acessar o site através deste link.

9. Pinterest

Pode até não parecer, mas o Pinterest está cheio de tutoriais de desenho, contando inclusivo com usuários que se dedicam somente à isso na rede social. Você pode marcar suas lições e tutoriais favoritas e compartilhar na sua própria conta para receber algum feedback. É uma ótima maneira de complementar seu aprendizado. Clique aqui para acessar o site.

10. Rate My Drawings

Rate-My-Drawings

O Rate My Drawings até possui diversas lições e tutoriais para que você possa melhorar suas técnicas, mas ele funciona melhor ainda como uma comunidade artística. Basicamente, você conta com 50 mil outros usuários ativos que podem olhar seus desenhos, te dar dicas e falar no que você pode melhorar. Clique aqui para acessá-lo.

11. Ctrl+Paint

Se você gosta de pintura digital, o Crtl+Paint é um ótimo lugar para começar. Ele possui uma enorme biblioteca de vídeos com tutoriais sobre diversos assuntos relacionados à pintura digital, desde técnicas simples até algumas maneiras mais complexas para melhorar suas habilidades. Você pode acessá-lo neste link.

12. Academy of Art University

No Academy of Art University, você também conta com diversos tutoriais muito bons, mas que precisam do Flash no seu navegador para funcionar apropriadamente.

As lições começam mais simples, mas vão avançando conforme você também aprimora suas habilidade de desenho. Você pode acessar o site através deste link.

13. How to Draw Cartoons

Apesar do nome deste site, ele oferece lições sobre diferentes tipos de estilos artísticos. Ele possui lições para iniciantes e aqueles com conhecimentos intermediários, então é possível chegar em um bom nível só com este site. Além disso, todos os tutoriais são bem divertidos e oferecem dicas e técnicas de maneira fácil de aprender. Você pode conferi-lo através deste link.

14. Krita

Se você já costuma fazer desenhos digitais, é bem provável que conheça ou tenha ouvido falar do Krita. O app é um software de código aberto que pode ser usado de graça e oferece ferramentas encontradas em apps profissionais.

Ele conta pinceis e canetas personalizáveis, diversos filtros e ferramentas de perspectiva que nem sempre aparecem em outros softwares deste tipo. Você pode baixar o app através do link.

15. Drawing Now

Drawing-Now

O Drawing Now é um dos sites mais indicados para quem realmente não sabe nada sobre desenhos e precisa começar do zero. O site em si é bem simples e oferece lições básicas para que você vá começando a desenvolver suas habilidades artísticas. É possível usá-lo totalmente de graça e conferir tutoriais criados por outros usuários com mais experiência. Clique aqui para acessá-lo.

16. Uncle Fred

Já o site Uncle Fred é mais indicado para crianças, especialmente pelo tipo de tutoriais que oferece. Tudo é mais simplificado para que as crianças possam acompanhar, mas há ótimas lições para que eles também consigam melhorar suas habilidades de desenho. Clique aqui para acessá-lo.

17. Art Graphica

Este site oferece diversos cursos de desenho, sendo que muitos deles são pagos até porque oferecem um conteúdo bem abrangente e profissional. Ainda assim, é possível encontrar outros gratuitos com a mesma excelente qualidade. Você pode conferir o site através deste link.

18. Paper by 53

Apesar de não ser um app de desenho tão conhecido, o Paper by 53 é muito bom e traz funcionalidades bem interessantes. O aspecto mais legal é que o aplicativo é perfeito para quem não tem muita experiência com desenho ou pintura digital, já que é muito fácil de usar e não oferece recursos tão avançados.

Além disso, você pode até compartilhar seus desenhos com outros usuários do aplicativo. Apesar de não ser tão recomendado para quem procura por apps com funções mais abrangentes, o Paper by 53 é um ótimo app para começar a fazer seus desenhos. Clique aqui para baixá-lo.

19. Asketch

Já o Asketch é perfeito para quem realmente só quer desenhar no smartphone ou tablet e não liga para recursos ou funções extras que os outros apps têm a oferecer. Este aplicativo traz apenas uma ferramenta de desenho (com opções de cores, é claro), uma borracha, um modo de desfazer a última ação, uma galeria e sua lixeira.

O resto fica totalmente por conta da criatividade do usuário, que tem que colocar seus conhecimentos e habilidades em uso para tirar o máximo de proveitos dos recursos limitados. O conceito é bem legal, mas isso não justifica o preço de 3 dólares, considerando que aplicativos bem completos podem ser adquiridos de graça. De qualquer forma, você pode baixá-lo neste link.

20 Autodesk Sketchbook

Se você for mais experiente em desenhos digitais, o Autodesk Sketchbook pode ser uma ótima opção para desenvolver suas criações. O bom deste aplicativo é que você tem recursos mais avançados, mas não foca tanto em desenhos tão técnicos.

O legal é que você pode usar toda a sua tela para o desenho, já que as ferramentas e opções podem ser facilmente encontradas e usadas através de simples gestos feitos com seus dedos mesmo. O Autodesk Sketchbook é gratuito e pode ser baixado neste link.

21. Concepts

O Concepts é um aplicativo bem mais técnico que os outros da nossa lista, então é mais indicado para quem já tem um bom conhecimento de desenho. Este aplicativo também não é muito conhecido pelo publico em geral, mas isso se deve ao fato dele focar bastante em desenhos realmente precisos e cuidadosamente calculados.

Com este app, é possível fazer desenhos bem mais precisos e redimensionar qualquer detalhe que achar necessário. Também dá para exportar suas criações para vários formatos que podem ser editados com outros softwares. Você pode baixar o app neste link.

22. Pixelmator

O Pixelmator costuma ser um editor de imagens comum, mas foi ganhando diversos recursos de desenho com o passar do tempo e agora é um dos apps mais completos da categoria.

Ele conta com muitas opções de pintura digital e desenho vetorial, mas só está disponível na versão paga atualmente. Você pode clicar aqui para baixá-lo.

23. Tayasui Sketches

Com o Tayasui Sketches, é possível importar imagens, usar diferentes camadas e adicionar diversos padrões e textos às suas criações. O  aplicativo serve muito bem para quem está começando ou para quem já  quer começar a fazer esboços mais sérios.

O único problema é que ele pode ser um pouco mais difícil de aprender a usar, exigindo mais ainda para quem realmente quiser dominar o app totalmente. Pelo menos, o app é gratuito e pode ser baixado neste link.

24. Animatic

Como o próprio nome já indica, o Animatic é um software perfeito para quem deseja não só desenhar, como criar suas próprias animações.

O app conta com recursos e ferramentas bem simples, o que ajuda até quem não tem muita experiência com o assunto. O mais legal é que você pode até fazer alguns GIFs com as animações que fizer. Basta clicar neste link para usar o app.

25. Corel Painter

aplicativos-desenhar-pc-corel

O Corel Painter é um sotware muito conhecido por quem trabalha com desenhos digitais, então não dava para deixá-lo de fora da nossa lista.

Como outros apps profissionais, ele conta com versões anuais que sempre trazem novidades, então vale a pena investir nas versões mais atualizadas. Clique neste link para baixá-lo.

26. Drawing Coach

O Drawing Coach é outro site bem interessante que conta com diversos tutoriais para te ensinar a desenhar. Há lições para vários estilos de desenhos diferentes, tudo com um passo a passo bem fácil de entender. Você pode conferi-lo através deste link.

27. Arty Factory

O Arty Factory também é uma boa opção gratuita para aprender a desenhar. Há diversos tutoriais bem explicativos para diversos estilos artísticos, muitos deles ilustrados para te dar exemplos melhores ainda. Você pode conferir o site através deste link.

28. Daily Sketch Challenge

O Daily Sketch Challenge não é um site como os outros da nossa lista, mas um desafio diário dentro do site Deviant Art. Basicamente, todo dia aparece um tema diferente e você precisa fazer um desenho relacionado à ele e postá-lo no grupo do desafio. Todos poderão ver sua criação e dar dicas de como melhorar.

Este é um ótimo incentivo para desenhar todos os dias e ainda não deixa que você só faça algo na sua zona de conforto. Clique aqui para conferir o desafio.

Gostou dos sites e aplicativos para desenhar?

Deu para aproveitar a nossa lista para encontrar bons sites e aplicativos para desenhar e melhorar suas técnicas? Não esqueça de deixar seu comentário e se está procurando aprender a desenhar confira nosso artigo com nossas 14 melhores sugestões para desenhistas iniciantes.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo