11 métricas do Instagram que vão ajudar a ter mais seguidores
6 de setembro de 2018
6 Comentários
11 métricas do Instagram que vão ajudar a ter mais seguidores
11 métricas do Instagram que vão ajudar a ter mais seguidores

11 métricas do Instagram que vão ajudar a ter mais seguidores

6 Comentários

As métricas do Instagram são extremamente importantes para entender se o seu perfil está tendo sucesso ou não. Só através delas você tirar todas as suas dúvidas. Ao longo dos últimos anos tenho estudado muito sobre Instagram e analisado o que geralmente gera melhores resultados para o meu perfil e perfis dos meus clientes.

Ao longo deste artigo, vou compartilhar com você quais as métricas mais importantes para atrair seguidores. Depois deste texto, você vai entender em quais deve se focar e quais você deve ignorar. Vamos à lista?

1. Verifique se seus stories estão sendo vistos

Postar stories no Instagram é uma ótima forma de engajar com seu público alvo, além disso é possível visualizar as métricas referente à elas. Os stories são o formato do momento e com eles é possível ter um bom alcance.

Agora, como entender se os seus stories são um sucesso? Uma das métricas do Instagram é o número de visualizações de seus stories.

Para ver isso, clique em algum story seu e veja no “olho” quantas pessoas viram esse story. Na imagem abaixo, repare como 2005 viram o meu:

visualizacoes stories metricas do instagram

 

Se você tem visualizações já é um bom princípio, pois significa que as pessoas estão gostando do seu conteúdo. Se elas gostam, divulgam para os amigos e com isso você ganha mais seguidores.

Lembre-se, também, que os stories têm seu próprio algoritmo. E ele leva em consideração vários fatores como o horário em que o storie é postado ou se o usuário tem interagido com você no feed ou no direct. Quanto melhor a sua relação com o usuário, maiores as chances do seu storie aparecer para ele e, consequentemente, mais visualizações você terá.

Se você quer saber mais sobre como as visualizações dos stories são organizadas, confira este artigo no meu blog pessoal.

Por norma, tente ter entre 2 a 5% dos seus seguidores assistindo seus stories. Se tiver menos do que isso, considere trabalhar o seu conteúdo por lá de outra forma.

 2. Cuidado com o Próximo Story

Continuando aqui na parte dos Stories, uma métrica que também deve ter cuidado é o Próximo Story. O próximo story significa que, após esse story, o usuário pulou automaticamente para ver os stories de outra conta. Ou seja, ele não continuou vendo o seu conteúdo. Ele simplesmente desistiu já de você…

Isso é um sinal que aquele seu story não foi interessante e ele não quis ver os seguintes. Se você tiver algumas pessoas fazendo isso, não tem problema. O problema é se esse número é muito elevado (mais de 30% dos que visualizam, por exemplo).

Para ver quantas pessoas pularam para o próximo Story, você precisa de ir nas estatísticas e rolar a tela até abaixo. Aqui:

proximo storie metrica instagram

Se os seus números tiverem elevados, uma coisa que você pode fazer é criar suspense para o story seguinte..

Diga que vai continuar o conteúdo no próximo story, por exemplo. Isso faz com que as pessoas sintam necessidade de ver o conteúdo seguinte.

3. Taxa de engajamento por seguidor

O número de seguidores, apesar de importante, não é tão relevante quanto saber se seus seguidores estão engajando com seu conteúdo. Esta é uma das métricas do Instagram mais importantes, considerando que qualidade é melhor do que quantidade na rede social.

Para calcular isso, some o número de interações em sua postagem. Interações podem incluir likes, links salvos, comentários e compartilhamentos, por exemplo. Para fazer isso, vá numa publicação suas e clique em Ver Informações:

metricas instagram ver informacoes

Depois, você vai ver o número de curtidas, comentários ou quantas vezes ele foi salvo.

estatisticas instagram

Após isso, basta aplicar esta fórmula:

(Número de interações ÷ Número total de seguidores) x 100.

O resultado será a porcentagem de seguidores que estão de fato interagindo e se engajando com seu conteúdo. Obviamente, alguns seguidores podem ter curtido e comentários, por exemplo. Mas esta conta serve apenas para você ter uma ideia do seu engajamento. Se quiser saber números mais precisos, confira este artigo com ferramentas de estatísticas no Instagram.

4. Descubra se as pessoas têm visitado o seu perfil

Quando as pessoas estão interessadas ou curiosas pelos seus conteúdos, elas acabam visitando o seu perfil. E esta é uma excelente métrica para saber se as pessoas estão querendo te acompanhar. Para ver isso é bastante simples. Vá até à parte das informações:

informacoes do instagram

Depois veja onde diz Visitas ao Perfil:

visitas ao perfil instagram

O Instagram compara as suas visitas ao perfil nos últimos 7 dias com os outros 7 anteriores. No meu caso, pode ver que eu tive menos 1488 visitas nos últimos 7 dias comparativamente aos dias de 27 a 2 de Setembro, um claro sinal de que necessito de trabalhar o meu conteúdo.

5. Porcentagem média assistida no IGTV

Caso esteja produzindo conteúdo em vídeo para o IGTV, fique atento à métrica de porcentagem média assistida de seus vídeos. Ela pode ser acessada para cada vídeo individualmente. Vá até ao vídeo e clique nos 3 pontinhos.

estatisticas IGTV

Depois, clique em Visualizar informações:

visualizar informacoes instagram

Por último, vá até onde diz Percentagem Média assistida:

media assistida videos igtv

Ou seja, se a porcentagem for baixa, isso indica que vários usuários fecharam o vídeo muito cedo. Isso pode acontecer porque seu vídeo não começa de forma clara ou tem um conteúdo que não é pertinente à seu público alvo e, principalmente, não é chamativo.

6. Número de seguidores

Você deve estar se perguntando: Mas como assim Luciano, o número de seguidores vai nos ajudar a ter mais seguidores?

Sim vai. Em primeiro lugar, porque se você tem muitos seguidores, você vai atrair mais seguidores. As pessoas gostam de seguir quem tem muita gente pois isso é sinal que aquela pessoa é famosa. Efeito manada, já ouviu falar? Pois é, isso também acontece nas redes sociais.

Além disso, se você tiver mais de 10 mil seguidores no Instagram, consegue inserir links no stories do Instagram, o que em alguns casos pode ser uma excelente ajuda.

Por último, se você tem muitos seguidores, mais pessoas vão marcar amigos nos seus posts e mais pessoas vão compartilhar seus posts. Isso faz com que seus posts cheguem a mais pessoas e com isso angaria, indiretamente, mais seguidores.

7. Verifique o impacto de suas hashtags

É possível acompanhar de onde veio o tráfego de usuários para cada uma de suas stories. Para isso, basta acessar o painel de “Descobertas” seguindo o mesmo passo a passo da dica #1. Logo após chegar na tela de métricas do Instagram, arrastar mais uma vez para cima para visualizar ainda mais números divididos entre as seções de Interações e Descobertas.

metricas instagram hashtags

Aqui, na área de descobertas é possível visualizar quantas pessoas chegaram à seu post através da hashtag utilizada nele, conforme demonstrado na imagem acima. Utilize esta métrica para verificar o impacto de suas hashtags e se elas estão trazendo pessoas ao seu conteúdo.

8. Quantidade de impressões

O número de impressões indica essencialmente o número de visualizações de seu conteúdo. É uma métrica parecida com o Alcance, mas este se refere ao número de contas únicas que acessaram. Já as impressões é o número de vezes que um conteúdo foi impresso.

metricas instagram hashtags

Normalmente seu número de impressões será mais alto que o de alcance, simplesmente porque o mesmo usuário pode visualizar novamente inúmeras vezes. Isso é um indicativo que as pessoas estão voltando ao seu post por algum motivo, como por exemplo acessar o link disponível nele.

9. Taxa de cliques nos links

Basicamente, só existem 3 formas de colocar links na rede social. Dessas, apenas links inseridos em suas stories podem ser avaliados pelas métricas do Instagram. Sua taxa de cliques nos links pode ser visualizada para cada story individualmente. Para isso basta abrir o seu story e ver quantos cliques teve no link.

Atenção: links só podem ser inseridos em stories no Instagram por contas de negócios com mais de 10 mil seguidores.

metricas-instagram-aberturalinks

Acompanhar o número de cliques no Link para cada uma de suas postagens pode indicar os tipos de produtos sendo exibidos em suas stories que mais interessam a seus seguidores.

10. Respostas

O número de respostas às suas stories é também uma das métricas do Instagram que pode ajudá-lo a conseguir mais seguidores pois significa que tem uma audiência engajada.

Ela reporta o número de usuários que enviaram mensagens diretas a partir de sua postagem. Se pessoas estão perguntando sobre seu produto, comentando ou dando feedback, isso é um sinal que a postagem está gerando um bom engajamento. Fique sempre atento a quais tipos de posts chamam mais atenção de seus seguidores.

Por exemplo, neste story que fiz ontem, ele gerou 34 respostas, como a imagem mostra abaixo.

respostas ao story

A forma como eu mostrei acima é a mais simples: você pergunta algo no seu story e pede para os seus seguidores enviarem uma resposta pelo direct.

Existem outras formas de fazer perguntas pelo Instagram, mas não me vou alongar muito sobre este tema pois isso já referimos neste post.

11. Taxa de aumento de seguidores

É possível calcular também o aumento do número de seguidores em seu perfil do Instagram. Essa é uma métrica muito útil, podendo indicar que suas ações em certo período de tempo foram relevantes e deram resultados. Para fazer isso, a fórmula é simples. Basta calcular o número de seguidores ganhos em determinado intervalo de datas.

No meu caso eu uso o Bume e facilmente consigo ver o meu crescimento num determinado período.

aumento-de-seguidores-instagram-bume

5 ferramentas para ganhar mais seguidores e aumentar essas métricas

Hoje, você não precisa fazer tudo sozinho quando se trata de aumentar seu impacto no Instagram. Veja nossas 5 indicações de ferramentas abaixo que facilitarão sua vida quando administrando seu perfil na rede social.

1. Gerenciagram

O Gerenciagram é uma poderosa ferramenta capaz de ajudá-lo a conseguir mais seguidores, entre diversos outros recursos. Ele oferece ferramentas para criação de relatório que te permitem acompanhar o desempenho de seu perfil. Além disso, o Gerenciagram conta com funcionalidades de programação de envios de postagens, permitindo que você mantenha seu cronograma de conteúdo organizado. Ficou interessado? Ele é gratuito por 5 dias, acesse agora através do link!

2. Bume

Com o Bume, fica fácil gerir seu perfil e aumentar suas métricas no Instagram. Ele pode ajudá-lo a encontrar seu público alvo e engajar da maneira certa. O Bume conta com ferramentas de envio de mensagens automáticas, agendamento de publicações, e relatórios gerenciais. Obtenha um impacto real em seu perfil na rede social, crie um cronograma de posts e muito mais. Experimente-o gratuitamente agora mesmo, acesse a página!

3. Instaeasy

Se você está com dificuldade em encontrar o público certo para engajar com seu conteúdo no Instagram, o Instaeasy é a solução. Ele conta com as funções de seguir, curtir e responder aos seus seguidores automaticamente. Além disso, ele pode ajudá-lo a obter seguidores da sua cidade com filtros por perfil, localização e hashtag. O instaeasy também conta com vídeos de treinamento para que você possa aprender como impactar de verdade suas métricas no Instagram. Acesse o site oficial agora mesmo!

4. Grow Social

Buscando uma forma de promover o seu Instagram, aumentando seu alcance e engajamento? O Grow Social é uma plataforma que te ajudará a conquistar novos seguidores e um público compatível com seu conteúdo. Ele oferece ferramentas de interação automática, respostas diretas e muito mais. Além disso, eles disponibilizam relatórios e gráficos com métricas adicionais que facilitam o acompanhamento do desempenho de seu perfil na rede social. Teste-o gratuitamente por 3 dias, clique no link!

5. SimpleGram

O SimpleGram oferece uma maneira simples de crescer seu perfil no Instagram. Ele conta com recursos como grupos de engajamento, agendamento de postagens, hashtags dinâmicas e interações automáticas para que seu público alvo seja atingido da maneira certa. Assim como as outras ferramentas, tudo isso é feito de forma automatizada você não precisará gastar horas na frente do celular. Ficou interessado? Acesse o site do SimpleGram agora mesmo!

Encontre também no AppTuts:

O que achou dessas métricas do Instagram?

Você sabia que a plataforma tinha tantos dados disponíveis para as contas de negócios? Conta pra gente nos comentários qual das métricas do Instagram acha mais importante!

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

6 Comentários

Voltar ao topo