10 mitos sobre smartphones Android que não são verdade
23 de agosto de 2015
Nenhum Comentário
10 mitos sobre smartphones Android que não são verdade
10 mitos sobre smartphones Android que não são verdade

10 mitos sobre smartphones Android que não são verdade

Nenhum Comentário

Quase todos os tipos de tecnologia estão cercadas de diversos mitos e rumores que vão se espalhando ao longo dos anos. Com sua enorme popularidade, os mitos sobre smartphones não poderiam ficar de fora dessa, especialmente os dispositivos Android.

Para que você fique melhor informado e não caía nesses mitos, nós listamos e desmentimos os 10 maiores mitos sobre smartphones Android.

Confira!

1. Apps em segundo plano atrapalham a performance

apps em segundo plano mitosComo já falamos em nosso artigo sobre a bateria do Android, vários apps em segundo plano podem consumir sua bateria lentamente, mas diferente do que muitos acreditam, isso não atrapalha a performance do dispositivo.

Quando ficam em segundo plano, os apps tem suas funções limitadas pelo próprio sistema, o que não permite que eles usem recursos ou o processamento do celular. Esse mito até ajudou que os famosos Task Killers (apps que se encarregam de fechar programas em segundo plano) se popularizassem entre usuários de Android.

2. Deixar a bateria descarregar totalmente para carregá-la

Isso até valia para aparelhos bem mais antigos, cujas baterias duravam mais caso você as deixasse descarregar totalmente antes de carregar. Só que hoje em dia, os smartphones funcionam melhor se deixá-los sempre carregados.

Na verdade, as baterias atuais (tanto de dispositivos mobile quanto de notebooks) tem um ciclo de vida determinado que se baseia em quantas vezes elas são carregadas até 100%. Esse período geralmente é longo e descarregar seu aparelho completamente não ajudará em nada.

3. Wi-fi detona sua bateria

Há quem diga que deixar o wi-fi ligado o tempo todo pode acabar com sua bateria, mas a verdade é que ele não vai consumir muito mais do que um aplicativo normal.


Se quiser economizar, é sempre bom gerenciar bem o que está funcionando em seu smartphone, mas deixar o wi-fi ligado o dia todo, não deve ser um grande problema no geral.

Confira: Android: 0s 14 melhores apps de finanças pessoais

4. Só se deve usar o carregador que veio com o aparelho

carregador android mitosEssa é uma grande dúvida de qualquer pessoa que tenha um smartphone (seja Android ou não), já que praticamente
todos têm medo que um carregador de terceiros possa estragar seu aparelho ou seu bateria.

A verdade é que isso é mais uma desculpa pra você gastar um dinheirão comprando só acessórios originais com o fabricante, que geralmente cobram preços exorbitantes por algo bem simples. A única coisa que se recomenda é a compra de produtos de qualidade e que sejam compatíveis com seu dispositivo.

5. Não se deve deixar o celular carregando a noite toda

Outro mito sobre as benditas baterias! Este também é baseado em aparelhos bem antigos e já não deve mais ser levado em consideração. O rumor é que se deixar um celular carregando a noite toda (ou seja, horas depois de ter chegado aso 100%), isso pode danificar a bateria, que continuaria a puxar eletricidade para si.

Mas a verdade é que as baterias atuais são mais espertas que isso e param de carregar automaticamente quando chegam ao limite.

Leia também: Top 6 apps para fazer downloads no Android

6. Todos os dispositivos Android são iguais

Se todos os iPhones com a mesma versão do iOS são bem parecidos, é de se acreditar que o mesmo aconteça com os dispositivos Android, não é?! Só que a verdade é que o Android é um sistema totalmente aberto e qualquer um pode fazer modificações para colocá-lo em seu dispositivo.

Ou seja, a experiência muda muito de fabricante para fabricante, tanto que você só verá um Android original mesmo na linha Nexus, os smartphones do Google. Isso inclusive gera preconceito em pessoas que tiveram experiências ruins com aparelhos medíocres e acreditam que o problema era o Android. Por isso é sempre importante pesquisar e saber o que está levando para casa.

7. Android não é tão bom quanto dispositivos da Apple

android vs apple mitosEsse mito se deve especialmente ao fato do iPhone ser visto como um produto de maior qualidade devido ao seu preço elevado. A verdade é que em questão de hardware, existem dezenas de aparelhos que se equivalem e até superam os smartphones da Apple.

Se formos levar o sistema iOS contra o Android, fica claro que cada um tem qualidades e problemas, mas geralmente o usuário tem mais benefícios com o Android em questão de personalização, privacidade e quantidade de acessórios compatíveis.

8. Aparelhos mais novos são sempre melhores

É comum que vários consumidores se sintam satisfeitos com seus smartphones até verem que um modelo mais novo foi lançado. Mas antes de achar que seu aparelho foi passado para trás, tenha em mente que as especificações técnicas de modelos mais novos geralmente não mudam tanto de ano em ano, significando que a melhora nem sempre justifica a troca.

Por exemplo: Na teoria, meu Nexus 4 (lançado em 2012) teria que ser muito inferior ao Nexus 5 ou Nexus 6 (lançados em 2013 e 2014, respectivamente), mas na prática, ele funciona tão bem e roda exatamente os mesmo apps e jogos que eles.

9. Android e seus apps travam mais que os concorrentes

Apesar de todos os smartphones (seja Iphone ou Windows Phone) e seus aplicativos travarem de vez em quando, a má fama sempre ficou com os dispositivos Android. Geralmente as maiores reclamações acontecem logo após grandes atualizações, já que demora para alguns desenvolvedores aprimorarem seus apps para a nova versão de um sistema.

Em termos de comparação, pesquisas do site Forbes já mostraram que os problemas com iPhone e Android sempre variam, mas que geralmente andam lado a lado em questão de números.

Leia também: 6 lojas de aplicativos Android alternativas ao Google Play

10. Fazer root no aparelho é ilegal

root no android ilegal mitosQuando falamos de fazer root em um Android (ou seja, liberar o uso de basicamente tudo no dispositivo), a prática
tende a parecer algo meio obscuro e até ilegal. A verdade é que você perde a garantia do aparelho com a fabricante, mas ninguém pode te impedir.

Isso foi levado em questão principalmente depois que Apple passou a se irritar com usuários que faziam o Jailbreak (similar ao root do Android) em seus dispositivos. Depois de muito debate, foi decidido que a prática não era ilegal e que os usuários deveriam ser livres para fazer o que desejassem com seus aparelhos.

Aposto que vocês já tinham ouvido falar em muitos desses mitos sobre smartphones Android, não é mesmo?

Conte para gente se lembrar de mais algum que não esteja nesta lista!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo