Modo escuro nas Redes: Tudo o que precisa saber
14 de outubro de 2019
Nenhum Comentário
Modo escuro nas Redes: Tudo o que precisa saber
Modo escuro nas Redes: Tudo o que precisa saber

Modo escuro nas Redes: Tudo o que precisa saber

Nenhum Comentário

Apesar de muitos apps e sites terem um design original mais claro e com fundo branco geralmente, muitos usuários preferem exatamente o contrário. Um fundo escuro acaba sendo melhor para os olhos (especialmente em ambientes já escuros) e o visual também acaba sendo mais agradável para o gosto de muita gente. Felizmente, essa versão mais escura tem aparecido cada vez mais em muitos aplicativos. Alguns possuem a opção nativamente enquanto outros precisam de uma configuração diferente no sistema operacional do seu dispositivo.

Modo escuro no Facebook Messenger

Atualmente, o Facebook em si não possui um modo escuro (apesar de alguns rumores apontarem para essa possibilidade), o Messenger já conta com essa opção. Para quem costuma usar bastante o app de conversas da rede, acaba sendo uma alternativa muito útil.

Para ativá-lo, é só ir no seu perfil através do app e clicar no botão “Modo Noturno”.

ativar modo noturno no messenger

Isso deixará o app com um fundo totalmente preto. Não é tão bem trabalhado como o de outros apps, mas serve bem o seu propósito,

Modo escuro no Telegram

No Telegram, outro app de conversas, também há um modo escuro. A diferença é que ele sempre esteve disponível e pode ser personalizado de algumas formas.

Dá para escolher entre alguns tons diferentes de azul, alguns mais escuros do que outros se preferir assim. O melhor é que você pode programar esse modo para que ele se ative e desative automaticamente dependendo do horário.

modo noturno no telegram


Já no Telegram X, uma versão experimental do app, é possível criar seus próprios temas. Desta forma, fica muito mais simples de criar o modo noturno perfeito para o seu tipo de uso.

Modo escuro no Instagram

Considerando que quase todo o layout do Instagram conta com um fundo branco, dá para imaginar o motivo de muitos usuários desejarem um modo noturno. No caso, ele até chegou, mas não da maneira que muitos esperavam.

Você só consegue ativar o modo noturno no Instagram se fizer isso através do seu sistema operacional. Ou seja, é necessário usar o novo recurso de modo noturno no Android e iOS para que ele seja ativado na rede social.

modo escuro no instagram

Os desenvolvedores do app não deram uma explicação para não colocar a opção no próprio app, mas por enquanto é só assim que você pode desfrutar da configuração. Quem sabe isso muda no futuro.

Modo escuro no WhatsApp

Recentemente, acabou vazando que o WhatsApp também estava trabalhando em um modo escuro. No caso, ele ainda está sendo testado por apenas alguns usuários inscritos na versão beta do app.

Futuramente, este modo deve aparecer sob a opção da nova aba de “Temas”. Só não se sabe outros temas diferentes serão adicionados ou se o app ficará apenas com uma versão clara tradicional e a escura.

Mesmo sem ser a versão final, você pode conferir o visual deste novo tema do WhatsApp na imagem logo acima.

Modo escuro no Android

Dentre as diversas novidades do Android Pie, também veio a opção do modo escuro para todo o sistema para muitos de seus usuários. Isso não só deixa os menus do Android neste modo escuro, como aplica o tema em certos apps.

Isso vale para o Instagram, como mencionamos anteriormente. Para ativar o modo escuro no Android, há duas maneiras bem simples. A primeira consiste em puxar a aba de notificações para baixo e clicar no ícone de “Modo escuro”.

modo escuro no android

O segundo método requer que você vá nas configurações do aparelho e clique na opção “Tela”.

modo noturno no android

Em seguida, é só ativar ou desativar o “Modo Escuro” dependendo do que quiser na hora.

ativar o modo noturno no instagram android

Para quem não ainda não tem a opção desse modo no Android, há uma alternativa com um app disponível na Play Store. Você pode baixá-lo através do link.

Com o app instalado, basta abri-lo e clicar na opção “Day Mode” para usar a versão clara e padrão do Android ou “Night Mode” para usar o novo modo escuro.

Isso dá exatamente o mesmo efeito que o modo escuro normal do Android.

Modo escuro no iOS

Com a chegada do iOS 13, os smartphones da Apple também receberam um modo escuro, assim como o Android.

Para ativá-lo, você pode ir até o Painel de Controle e clicar no botão de luminosidade.

ativar modo noturno

Isso fará a opção “Modo Escuro” aparecer.

modo noturno no ios

Basta clicar nesse ícone para ativar ou desativar o modo de acordo com a sua preferência. Isso muda a aparência dos menus do iOS e de certos apps, como o Instagram.

Gostou de saber mais do modo escuro em diversos apps?

Deu para aproveitar nosso guia para conhecer mais sobre o modo escuro em diferentes apps e sistemas? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou e se também prefere usar o modo escuro.





Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo