5 motivos para não baixar apps de Android em sites alternativos
Nenhum Comentário
5 motivos para não baixar apps de Android em sites alternativos
5 motivos para não baixar apps de Android em sites alternativos

5 motivos para não baixar apps de Android em sites alternativos

Nenhum Comentário

Baixar aplicativos para Android é algo extremamente fácil de se fazer, especialmente porque há tantas formas e sites diferentes de onde eles podem ser adquiridos. Atualmente, a Google dispõe da Play Store como loja oficial para apps e jogos para o seu sistema operacional, onde desenvolvedores podem vender ou disponibilizar seus projetos de graça. Ainda assim, muita gente acaba preferindo baixar apps de outras fontes, mas isso pode colocar seu dispositivo em risco. Para conhecer alguns dos maiores motivos para não baixar esses apps de sites alternativos, basta conferir nossa lista logo abaixo!

Leia também: Como emular o sistema Android no Mac facilmente

1. Não há garantia de segurança

android

Atualmente, a Google Play Store já está bem mais segura do que no passado, garantindo que qualquer pessoa que poste apps maliciosos sejam descobertos em pouquíssimo tempo e, consequentemente, seu aplicativo será removido imediatamente da loja. Obviamente, isso não pode ser garantido em outros sites com aplicativos e jogos para download.

Muitas vezes, nem dá para saber se o que você vai baixar realmente é um arquivo referente a um aplicativo ou um vírus direto para o seu PC. Existem lojas e sites alternativos que são mais confiáveis, mas nem assim dá para ter total certeza de que tudo dará certo.

O problema deste risco é que alguns destes aplicativos podem até mesmo parecer legítimos, porém, na verdade estão escondendo processos maliciosos que podem por exemplo roubar suas senhas de acesso, visualizar o que você está fazendo no smartphone, entre outros abusos de privacidade que podem acabar em problemas terríveis. Por isso, evite ao máximo a não ser que tenha completa confiança na página em qual está baixando.

2. App pode ser falso

No geral, os apps baixados em sites alternativos vêm no formato “apk” e precisam ser instalados manualmente no seu smartphone. Como não dá para ter noção do tipo de coisa que vem nesse arquivo até ele ser colocado no seu aparelho, é bem fácil de falsificá-lo.

Desta forma, pode ser um app completamente diferente, uma versão modificada ou algo usado para espionar suas atividades no celular, como mencionamos anteriormente. Além disso, fique atento sempre a arquivos que não venham no formato “apk”.


Uma boa forma de identificar se o aplicativo realmente é o que promete é verificando as opiniões de demais usuários. Caso o upload do app não tenha qualquer comentário, desconfie imediatamente!

3. App pode infectar seu smartphone

Smartphone Android

Assim como mencionamos no tópico anterior, não há como saber o que vem nos arquivos que você baixa em sites alternativos. Na instalação tudo pode dar certo e o app pode parecer normal durante o uso, mas isso não garante que não haja algum tipo de vírus ou malware pronto para infectar o seu smartphone.

O pior é que na maioria das vezes, isso nem é algo que o usuário vai perceber até que seja muito tarde. No geral, esses vírus são usados para adquirir senhas, imagens e outros tipos de dados sobre o dono do smartphone.

4. Apps podem fazer root

Além de infectar o seu smartphone com vírus, aplicativos modificados ainda podem fazer root no aparelho sem que você saiba. Se isso acontecer, o dispositivo acaba ficando totalmente vulnerável e qualquer informação pode ser obtida facilmente.

Além disso, também fica fácil para alguém simplesmente danificar o seu aparelho de maneira remota e sem que você perceba.

5. Prejudica os desenvolvedores

Novo Android

Além de todos os danos causados ao seu smartphone, baixar aplicativos e jogos de fontes externas também prejudica as pessoas que trabalharam nestes projetos. Muitos apps são modificados simplesmente para mudar os tipos de anúncios que aparecem durante o uso, o que faz com que os desenvolvedores não recebam nada com a publicidade oficialmente colocada no software.

A baixa taxa de downloads também pode prejudicá-los, especialmente para conseguir investimento em projetos futuros. Isso não afeta os usuários de maneira direta, mas é algo que também deve ser considerado em caso de aplicativos de boa qualidade.

Vale lembrar que por mais que propagandas e anúncios em aplicativos sejam chatos, eles normalmente são o preço a se pagar por ter acesso aos recursos do app de forma gratuita.

Além disso, o desenvolvimento de aplicações mobile envolve a dedicação de uma equipe profissional. Procurar alternativas para negar a forma de monetização dos aplicativos pode muitas vezes resultar em este aplicativo ser descontinuado, pois não é minimamente rentável ou sustentável. Por isso, evite ao máximo baixar apps de Android em sites alternativos.

Encontre também no AppTuts:

O que achou das dicas?

Deu para aproveitar nossas dicas para perceber que baixar apps de sites alternativos pode acabar sendo uma má ideia? Frequentemente as consequências disso podem acabar saindo muito mais caro do que comprar o próprio aplicativo oficial na loja, por exemplo. Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou e nos contar se já teve problemas ao baixar apps de sites alternativos.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo