7 motivos para não comprar um smartphone usado
14 de novembro de 2016
Um Comentário
7 motivos para não comprar um smartphone usado
7 motivos para não comprar um smartphone usado

7 motivos para não comprar um smartphone usado

Um Comentário

Comprar um smartphone usado pode ser um bom negócio em certas situações, mas isso acaba dependendo de muitos fatores, especialmente a honestidade do vendedor. Como isso é um difícil de prever, adquirir este tipo de aparelho tende a ser algo bem arriscado no geral. É claro que isso não quer dizer que você não deva considerar um smartphone antigo, já que eles oferecem boas vantagens também, mas é necessário ter precaução. Para conhecer alguns dos maiores motivos para não comprar um celular usado, basta conferir nossa lista logo abaixo!

Leia também: 7 maiores dicas para reconhecer um iPhone 7 falso

1. Nem sempre são tão baratos

smartphone usado

Acredite ou não, nem todo mundo está disposto a vender seus smartphones usados por um preço baixo. Isso acontece especialmente com os aparelhos naturalmente mais caros do mercado, como iPhones ou modelos da linha Galaxy.

Por mais que o aparelho esteja em boas condições, o máximo que ele deveria custar é um pouco mais da metade do preço de um modelo novo, especialmente porque não existem realmente garantias do estado do aparelho na hora da venda, mesmo que sua estrutura aparente não ter qualquer problema, é possível que hajam problemas de hardware ou até mesmo no sistema.

2. Não possuem garantia

É de se imaginar que a maioria das pessoas esperou pelo menos um ano até decidirem vender seus smartphones, o que já seria tempo suficiente para a garantia do aparelho expirar. É claro que ainda dá para encontrar alguém que esteja vendendo ainda com a garantia, mas é mais difícil.

Ainda assim, vale a pena perguntar ao vendedor se ainda há garantia normal ou estendida. O maior problema do aparelho não contar com isso, é que se ele der problema, não há como reclamar com ninguém e você ainda terá que arcar com os custos, ou até mesmo acabar tendo de comprar um aparelho novo, que pode acabar eliminando completamente qualquer vantagem financeira de adquirir um smartphone usado.

3. Muitos estão mal cuidados

Infelizmente, nem todo mundo cuida bem de seus smartphones. Muitos os deixam cair toda hora, instalam dezenas de apps suspeitos e deixam a tela riscar sem se preocupar. O pior é que não se importam com isso na hora de vender o aparelho e muitas vezes nem avisam os compradores sobre suas condições.


Por isso, tenha muito cuidado, pergunte sobre o smartphone e exija fotos reais do produto antes de decidir realizar a sua compra. Uma boa forma de ajudar a evitar que as fotos sejam alteradas em programas de edição, como o próprio Photoshop, por exemplo, é solicitar que o vendedor grave um vídeo exibindo a integridade do aparelho, assim como a inicialização do sistema e outros fatores.

Claro, vídeos também podem ser editados, mas isso é mais complexo que simplesmente mascarar arranhões e danos físicos e, se o vendedor realmente for de confiança, não terá motivos para fazer isso.

4. Pode estar com problemas

iPhone usado

Nem todo vendedor vai ter dizer que o smartphone está com problemas, então é preciso ter um cuidado extra se realmente quiser comprar um usado. É muito comum que estes dispositivos funcionem bem nas primeiras semanas e aí comecem a exibir erros, travamentos e lentidão, por exemplo.

O problema nesta questão é que as vezes estes erros podem ser irreparáveis, especialmente se relacionados ao hardware do smartphone. Nesta situação, você provavelmente teria de contar com uma assistência técnica, arcar com os custos e talvez descobrir que precisará comprar um aparelho novo se não quiser lidar com os problemas encontrados.

5. Pode ter sido consertado antes

Um vendedor desesperado para se livrar de seu smartphone usado pode acabar falando que o aparelho nunca teve problemas e está em perfeito estado. É claro que isso nem sempre é verdade e há a possibilidade do dispositivo já ter quebrado e ter sido consertado antes.

Não é que isso seja um problema por si só, mas a assistência técnica pode ter colocado componentes diferentes dos originais ou o problema pode voltar a acontecer. Portanto, pergunte se o aparelho já foi levado à assistência técnica em qualquer momento e, se sim, quais foram os motivos ou se existem garantias sobre o trabalho realizado.

6. Pode ser falso

Imagine comprar um iPhone 6S usado por um ótimo preço e em ótimo estado só para descobrir que ele é lento, tem uma péssima câmera e ainda roda uma versão antiga do Android mascarada de iOS. O pior é que isso acontece todos os dias com consumidores desavisados que compram smartphones falsos sem saber.

Muitos vendedores dirão que o produto é “similar” ao original, mas alguns vão tentar te enganar para conseguir um dinheiro extra.

7. Pode ser roubado

comprar smartphone usado

Pior do que ser um modelo falso, é ser um modelo roubado, o que é muito comum de se encontrar em sites de aparelhos usados ou em lojas físicas mesmo. O problema é difícil de saber até estar realmente usando o aparelho, já ele pode estar sendo rastreado pela polícia ou estar com seus recursos bloqueados.

Encontre também no AppTuts:

Ainda pensa em comprar um smartphone usado?

Deu para aproveitar nossas dicas para pensar se vale ou não a pena comprar um smartphone usado? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que acha sobre o assunto.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Ana Clara 10 de março de 2019 2:29

    Eu acho que vale a pena comprar um iPhone usado SIM, até porque tem gente que não tem condições de comprar um novo, afinal é bem caro…Claro que tem chances de o iPhone ser quebrado, ser falso mais eu aconselho quem for comprar pesquisar, conversar com o vendedor e na hora que for buscar o celular testar a câmera, a biometria, os botões, o chip e talls…
    Eu comprei já 2 iPhones usados e deu super certo, é claro que ele não vem perfeito sem nenhuma marca de uso é normal vir assim, mas pelo preço (que é bem mais barato) vale a pena SIM!!

Voltar ao topo