8 motivos para fazer root no Android
12 de março de 2016
Um Comentário
8 motivos para fazer root no Android
8 motivos para fazer root no Android

8 motivos para fazer root no Android

Um Comentário

Fazer o root no Android pode ser algo realmente tentador, mas também deixar usuários inexperientes com medo ou diversas dúvidas sobre o procedimento e suas consequências. Como nós já mencionamos alguns bons motivos para você não realizar o root em seu smartphone, nada mais justo do que também listar as melhores razões para fazê-lo. Se estiver curioso e quiser saber mais, basta conferir o artigo abaixo!

Leia tambémComo instalar apps incompatíveis com Android

1. Android customizado

Android personalizadoO grande motivo de tantas pessoas fazerem o root no Android é a possibilidade de instalar sua versão favorita do sistema. Além de poder colocar o Android mais recente em smartphones que não receberam a atualização, você ainda pode escolher entre as diversas versões customizadas que existem atualmente.

No geral, estas versões oferecem opções mais interessantes, interfaces mais bonitas e limpas, diferentes focos dependendo do usuário, etc. Hoje em dia, alguns dos mais populares são o CyanogenMOD, Paranoid ROM e Resurrection Remix, por exemplo.

2. Possibilidade de personalização

Mesmo se ficar com a versão do Android que você já tem no seu smartphone, é possível personalizá-lo de todas as maneiras imagináveis se fizer o root. Isso é mais visível e comum na interface do sistema, sendo possível até mudar a animação que vê quando liga o aparelho.

Você também pode adicionar novos botões, atalhos, adicionar configurações rápidas, mudar como suas notificações aparecem ou funcionar, etc. Isso tudo é possível através de apps especiais, que também podem ser baixados e usados gratuitamente. É claro que sugerimos que você dê uma boa pesquisada para saber o que está fazendo e quais desses aplicativos valem a pena para o que está procurando.

3. Aumento da performance

Com tantos smartphones de diferentes configurações que usam o Android como seu sistema operacional, fica fácil de entender o motivo da performance de muitos deles ficar comprometida. Afinal, não dá para esperar resultados parecidos em um aparelho premium e de um bem mais modesto.

Felizmente, com o root você pode fazer melhorias e usar certos aplicativos que ajudam a aprimorar o sistema no seu dispositivo e a deixá-lo mais rápido. Para se ter noção, apps como o SetCPU podem aumentar a frequência do seu processador para que sua performance seja substancialmente melhorada.


É claro que além disso, há aplicativos que podem fazer coisas parecidas com o uso da sua memória RAM e GPU, o que certamente vai acabar com qualquer travamento ou lentidão com os quais seu smartphone sofria antes.

4. Novas características

root no android ilegal mitosQuando vemos um novo Android sendo desenvolvido pelo Google, geralmente há muitas novidades e características sendo apresentadas, mas muitas delas já existem com o root há tempos. Você pode instalar o Xposed Framework para ter multi-janela, o app do YouTube tocando em segundo plano, gerenciador de boot, permissões de apps mais detalhadas, etc.

Isso são aspectos que estão apenas começando a aparecer no Android Marshmallow e Android N, então dá para ter uma boa noção de o quanto o root pode deixar seu smartphone mais avançado sem depender da versão do seu sistema operacional.

5. Mais apps

Sabemos muito bem que não faltam aplicativos para as versões normais do Android, mas a lista aumenta significativamente para os aparelhos com root. Muitos servem para trazer novas funções, recursos ou para customizar seu sistema, mas outros são apps normais que precisam de um pouco mais de liberdade para funcionarem bem.

Diferente do que muitas pessoas imaginam, muitos desses aplicativos podem ser encontrados normalmente na Google Play, mesmo que a maioria ainda esteja disponível para download em outros sites. Basta fazer uma boa pesquisa para saber quais realmente são confiáveis e valem a pena. Ou apenas veja nosso artigo com os 14 melhores apps para smartphones com root!

6. Melhoria da bateria

Não adianta muito o seu smartphone ter uma ótima bateria se o sistema operacional não tem uma boa otimização ou uso dela. Isso é algo que o Google constantemente tenha melhorar nas versões mais recentes do Android, mas em vez de esperar que seu aparelho seja compatível com o Marshmallow, você pode contar com o root.

Ele oferece apps e modificações específicas para melhorar a performance da sua bateria e a forma como ela é usada no geral pelo sistema. Algumas boas sugestões de aplicativos que fazem isso de forma eficiente são o Greenify, Wakelock, Servicely e o BetterBatteryStats.

7. Remoção de apps nativos

apps nativos do AndroidInfelizmente, é muito comum que qualquer smartphone que não faça parte da linha Nexus (os aparelhos do Google) tenha aplicativos e recursos nativos do fabricante completamente desnecessários. Essas modificações do Android original apenas deixam a experiência mais travada no geral, o que ajuda a propagar a má fama do sistema injustamente.

Um dos melhores aspectos do root é exatamente a possibilidade de remoção desses apps e recursos, já que esta é uma tarefa impossível de maneira normal. Um bom aplicativo que cuida desta tarefa para você é o 3C Toolbox, já que ele traz opções avançadas para o gerenciamento de apps.

8. Fazer backup de tudo

Há muitas maneiras de realizar o backup do seu smartphone, mas é quase impossível ter o mesmo resultado de quando se faz o mesmo procedimento com a liberdade oferecida pelo root. Com ele, você terá acesso a todo em seu smartphone, o que consequentemente permite um backup extremamente completo.

Um app como o Titanium Backup, por exemplo, conseguem salvar todos os seus aplicativos, seus dados, informações, configurações personalizadas, arquivos variados na memória interna ou cartão SD, etc. Também dá para escolher se quer o backup salvo em seu PC, um dispositivo de armazenamento interno, no cartão SD ou até em serviços da nuvem.

Gostou dos motivos para fazer o root no Android?

O que achou desses principais motivos para se fazer o root no Android? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo se acredita que o procedimento é uma boa ideia ou se prefere deixar seu smartphone da forma que ele veio de fábrica.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Jessica Rodrigues 30 de novembro de 2018 20:52

    Os celulares tinham que ter opção criar sistema que quisermos.

Voltar ao topo