6 motivos para não comprar um smartphone com Android Kitkat
3 de dezembro de 2015
Um Comentário
6 motivos para não comprar um smartphone com Android Kitkat
6 motivos para não comprar um smartphone com Android Kitkat

6 motivos para não comprar um smartphone com Android Kitkat

Um Comentário

Não faz tanto tempo assim que o Android Kitkat foi lançado e com ele vieram muitas mudanças importantes para o sistema operacional do Google. Com um visual mais moderno e recursos bem interessantes e úteis, esta foi uma das versões mais populares do Android e ainda pode ser encontrado em muitos smartphone à venda.

Só que isso não é necessariamente uma coisa boa, afinal, o Kitkat já foi ultrapassado por duas novas versões, o Lollipop e o recente Marshmallow. Isso pode não parecer tão importante na hora de adquirir um dispositivos novo, mas pode ser mais problemático do que você imagina. Por isso, não deixe de conferir nossa lista com os 6 maiores motivos para não comprar um smartphone com Android Kitkat!

Leia também: 7 coisas a se fazer antes de instalar o Android Marshmallow

1. Sem atualizações

problemas com Android kitkatNo começo de vida do Lollipop, o Android Kitkat ainda recebia suporte e atualizações constantes do Google, mas com o lançamento do Marshmallow, pode ter certeza que isso acabou de vez. Apesar do Kitkat ser uma das melhores versões do sistema e de estar em tantos aparelhos, não há motivos para o Google trabalhar em tantas versões do Android ao mesmo tempo.

A verdade é que o Lollipop não chegou a tantos smartphone e tablets no passado e parece que o Google finalmente quer mudar isso com o Marshmallow, disponibilizando-o em todos os aparelhos possíveis aos poucos. Com isso, é de se esperar que não haja mais intenção de focar em versões antigas.

2. Vulnerabilidade

Falta de atualizações são mais preocupantes do que você pode imaginar, afinal elas servem para consertar bugs, problemas e possíveis vulnerabilidades descobertas em um sistema. Quando isso deixa de acontecer, todos os probleminhas irritantes começarão a ficar cada vez mais evidentes, mas o pior é que sempre há alguém para explorar isso com vírus e malwares.

É claro que há diversos cuidados que você pode tomar para não ser infectado, mas um aparelho desatualizado sempre está mais suscetível a causar problemas.

3. Incompatibilidade de apps

problemas AndroidOutro problema que você encontrará é que a maioria dos aplicativos e jogos na Google Play estão sendo atualizados para funcionar melhor com versões mais novas do Android. Basicamente, você perceberá que mais apps deixaram de ser compatíveis com a sua versão e que não é possível instalá-los.

O pior é que mesmo aqueles que não exigem que você tenha o Lollipop ou Marshmallow no smartphone podem deixar de funcionar tão bem. Este é outro efeito causado pela falta de suporte e atualizações da versão que você estiver usando, já que os bugs não solucionados começarão a causar problemas com diversos apps.

E claro, a medida que o tempo passar, mais esse problema se tornará crítico, considerando que os desenvolvedores estarão mais preocupados em fazer com que seus apps sejam compatíveis com os sistemas mais atuais, não dando tanta atenção para o Android Kitkat.

4. Bateria com pior performance

Por mais que não pareça, não é só o tipo de bateria que está no seu dispositivo que determina o quanto sua carga irá durar durante seu uso. Muita coisa depende do próprio sistema operacional e como ele gerencia o desempenho e os recursos usados no dia a dia.

O Google começou a prestar mais atenção nisso com o Lollipop, já que incorporou um modo de economia de energia mais eficiente. Com o Marshmallow, a coisa foi ainda mais além, já que o recurso Doze consegue economizar até 50% da carga usada. Sem funções ou recursos tão úteis assim e com possíveis problemas que tendem a drenar a bateria rapidamente, O Kitkat fica claramente para trás neste quesito e pode deixar na mão quando você precisar.

5. Travamento e lentidão

Talvez o mais temidos dos problemas do Android seja o travamento e a lentidão eminente, algo que qualquer versão antiga de um sistema operacional pode enfrentar em algum momento. Infelizmente, sem atualizações, com possíveis bugs e apps incompatíveis, é mais do que normal que isso aconteça cada vez mais no Kitkat.

A situação fica pior ainda em dispositivos que oferecem muitas modificações do Android original, algo que acontece muito em aparelhos de fabricantes como a Samsung, por exemplo. Se quiser uma experiência fluída e rápida com o Android, aconselhamos que fique longe do Kitkat se possível.

6. Há opções melhores

novidades do android marshmallowPor fim, temos o mais óbvio: hoje em dia você encontra opções de smartphones com o Lollipop ou que receberão o Android Marshmallow por preços bem em conta e com configurações intermediárias. Dispositivos como o novo Moto G e o Zenfone 2 apresentam um ótimo custo-benefício e serão atualizados para a nova versão do sistema ainda este ano.

Com tantos pontos negativos e com alternativas bem melhores no mercado, fica claro que está na hora de deixar o Android Kitkat para trás de vez. Aliás, isso é um processo natural, considerando que o propósito das novas versões lançadas para o sistema é exatamente adicionar recursos adicionais e substituir seus antecessores.

Encontre também no AppTuts:

Decidiu ficar longe do Android Kitkat?

E aí, gostou dos motivos que apresentamos para não comprar um smartphone com Android Kitkat? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo qual é  versão do Android que você usa e se já atualizadou para o Lollipop ou Marshmallow!

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Joshua 3 de maio de 2016 13:04

    Perfeito!
    Android é pra mim e de longe o melhor sistema operacional.
    Muito completo e permite fazer muita coisa nele.
    Já tive da Apple e nem de perto é tão bom quanto Android!

Voltar ao topo