6 motivos para usar a impressão digital no Android
15 de abril de 2016
Nenhum Comentário
6 motivos para usar a impressão digital no Android
6 motivos para usar a impressão digital no Android

6 motivos para usar a impressão digital no Android

Nenhum Comentário

O uso de sensores de impressão digital em smartphones realmente cresceu desde que a Apple começou a usar o Touch ID em seus dispositivos, algo que também se popularizou no Android logo depois. Ainda assim, foi no ano passado com o lançamento do Android Marshmallow, que o Google finalmente passou a oferecer suporte para este tipo de recurso.

Com a compatibilidade nativa no Android, as impressões digitais se tornaram ainda mais fáceis de usar e agora oferecem um nível de segurança elevada aos seus usuários. Se ainda está em dúvida sobre o uso de suas impressões em aparelhos mobile, basta conferir os 6 maiores motivos para aderir à esta tecnologia.

Leia tambémComo configurar sua impressão digital no Android

1. Confirmar compras na Play Store

impressão digital

Um dos usos mais óbvios e funcionais dos sensores de impressão digital é a possibilidade de confirmar todas as suas compras na Play Store, seja de apps, músicas, jogos, livros ou filmes. Com um cartão de crédito cadastrado em sua conta do Google, você terá a opção de confirmar todas as transações sem a necessidade de inserir sua senha comum.

Para prosseguir, você pode simplesmente colocar o dedo configurado sob o sensor de impressão digital, o que acaba sendo até bem mais seguro e impede que outras pessoas realizem compras sem sua permissão.

Isso é especialmente válido para o caso de crianças que utilizam o telefone, por exemplo. Caso queira bloquear as compras dentro da Google Play no smartphone de seus filhos pequenos, você pode fazer o uso da impressão digital para garantir que seu cartão de crédito não seja utilizado por acidente.

2. Fazer compras com o Android Pay

O Android Pay é um recurso de compras que dispensa o uso físico de cartões de crédito ou débito, bastando adicioná-los em um aplicativo especial do Google. Assim, você pode fazer compras com mais segurança em diversos estabelecimento e sem a preocupação dos seus cartões serem roubados ou clonados.

Ao encostar o seu smartphone no dispositivo que cobrará a conta da sua aquisição, basta usar sua impressão digital para confirmar. O processo em si é bem simples, mas ainda está começando a chegar em outros países e redes de estabelecimentos.

3. Bloquear apps

Android marshmallow

Atualmente, a forma mais fácil de bloquear seus aplicativos é baixando um app especial para isso e inserindo uma senha. A boa notícia é que a maioria desses aplicativos de bloqueio já aceitam a impressão digital em vez de uma senha normal.

Desta forma, nem tem como alguém adivinhar sua senha e acabar usando funções e apps sem a sua permissão prévia. Alguns bons exemplos que você pode instalar em seu smartphone são o App Lock, Privacy Ace AppLock e Fingerprint Security.

4. Gerenciar senhas

Existem muitos apps que servem exclusivamente para se gerenciar senhas no Android, o que é uma ótima forma de armazenar tudo em um lugar e de maneira bem segura. Geralmente, são realizadas diversas medidas de segurança para garantir ninguém além de você consiga ter acesso às informações do app, mas dá para ir um passo além com o sensor de impressão digital.

Desta forma, você pode acessar suas informações facilmente e sem a preocupação de outra pessoa invadindo sua conta. Alguns apps até permitem o login no navegador usando o sensor do celular, que manda o sinal de desbloqueio rapidamente. Algumas boas opções para isso são o LastPass, Authenticator Plus e Keeper.

5. Uso bancário

O uso de apps bancário também aumentou bastante nos últimos tempos, mas ainda há usuários que se sentem inseguros com este tipo de coisa. No geral, você ainda precisa do seu número de conta e senha para realizar transações e fazer pagamentos, mas dá para ficar bem mais seguro com o uso de impressão digital.

Aos poucos, a maioria dos bancos já está adotando este tipo de autentificação tantos em seus aplicativos como em caixas eletrônicos. É esperado que isso se torne cada vez mais comum, talvez chegando perto do serviço que o Android Pay oferece atualmente.

A impressão digital oferece uma camada adicional de proteção para o usuário, considerando que é muito mais dificil que programas maliosos ou hackers consigam acessar sua conta quando utilizando-a. Esse é um ponto importante quando falando sobre segurança nos smartphones, pois estamos vulneráveis a baixar aplicativos, receber arquivos ou abrir e-mails perigosos nos aparelhos.

6. Segurança geral do smartphone

Android

É claro que além desses usos específicos, o sensor de impressão digital serve principalmente para oferecer uma segurança bem maior ao seu smartphone no geral. Com ele, você pode desbloquear o aparelho facilmente e sem o medo de outra pessoa usá-lo.

O melhor é que a maioria dos aparelhos Android com o sensor embutido, ainda pede uma senha (além da impressão digital) sempre que você o reinicia. Só isso já ajuda a localizar ou apagar o conteúdo do smartphone rapidamente e de forma remota em caso de roubo ou perda. Com a padronização dos dispositivos com o sensor, também é esperado que o número de recursos e funções para ele aumente consideravelmente.

Encontre também no AppTuts:

O que acha de usar sua impressão digital no Android?

Você também acredita que a autentificação por impressão digital deve ser mais usada para aumentar a segurança de seus apps, informações e transações? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo!

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo