5 motivos para o seu smartphone não ter o Android Nougat
9 de maio de 2017
3 Comentários
5 motivos para o seu smartphone não ter o Android Nougat
5 motivos para o seu smartphone não ter o Android Nougat

5 motivos para o seu smartphone não ter o Android Nougat

3 Comentários

Com o Android Nougat já tendo sido lançado há um ano, é claro que pode ser difícil de entender o motivo de tantos smartphones ainda não terem recebido essa versão do sistema operacional. Na verdade, ainda há muitos aparelhos que só estão recebendo o Android Marshmallow agora, depois de 2 anos de ter sido disponibilizado pelo Google.

Infelizmente, há diversos motivos para isso acontecer mesmo quando o smartphone parece ser potente o suficiente para aguentar uma nova versão do Android. E na maioria das vezes realmente não é possível fazer nada além de esperar que o sistema seja disponibilizado. Para saber quais são alguns das principais razões para o seu dispositivo ainda não ter o novo Android, basta conferir nosso artigo logo abaixo!

Leia também: As 14 maiores novidades do Android O

1. Fabricantes precisam modificar o Android

lg android

Você já deve ter ouvido falar sobre isso, mas só os smartphones recebem a versão pura e sem alterações do Android, enquanto todos os outros aparelhos ficam com um sistema modificado.

Isso acontece porque é bem mais caro de colocar o Android desenvolvido pelo Google em um aparelho do que simplesmente modificá-lo e pagar uma taxa menor. Muitas vezes este processo pode levar algum tempo, mas não significa que seu aparelho não receberá a atualização, basta ficar atento às notícias.

Além disso, todo o processo de adaptação por parte de cada fabricante envolve o desenvolvimento de drivers e até mesmo modificações em aplicações e nos próprios aparelhos para customizar sua interface e fazer com que eles ofereçam recursos únicos como um diferencial competitivo.

Vale lembrar ainda que as fabricantes focam inicialmente nos aparelhos mais novos e recentemente lançados no mercado, claro, deixando os mais antigos em segundo plano durante este procedimento. Como você pode imaginar, este procedimento leva um bom tempo para ser finalizado por parte de cada fabricante.


2. Fabricantes decidem quem receberá a atualização

Outra responsabilidade das fabricantes de smartphones é a decisão de quais de seus aparelhos receberá a atualização do Android. Geralmente, eles se preocupam mais em disponibilizar o sistema em modelos que são realmente populares e que vendem milhões de unidades ao redor do mundo.

Outro fator que essas empresas consideram é quais de seus aparelhos são poderosos os suficiente para rodar uma versão recente do sistema operacional e seus recursos. Como a otimização individual de vários modelos pode ser bem caro, empresas como a LG, Lenovo e Samsung preferem deixar vários dispositivos sem o update.

Para as fabricantes, vale mais a pena garantir que estas atualizações sejam disponibilizadas apenas em modelos que realmente têm capacidade de processamento o suficiente para utilizá-los, evitando a insatisfação de seus clientes devido a problemas como travamentos, lentidão,entre outros.

3. Demora para chegar em certos países

Infelizmente, também há certa demora na chegada de novas versões do Android em certos países. A própria Motorola já declarou uma vez que isso se deve aos testes feitos em aparelhos de algumas regiões, que podem ser mais fáceis e rápidos do quem em outros lugares.

Isso também pode depender da colaboração das operadoras, algo que falamos com mais detalhes no tópico abaixo. Considerando o histórico de atualizações anteriores, podemos dizer que o Brasil é um dos países que pode demorar um pouco mais para receber estas atualizações, mas esta longe de ser um dos mais lentos neste processo.

4. Problemas com as operadoras

android-nougat-no-galaxy-s7

Como mencionamos acima, as próprias operadores de celulares podem ser um problema na hora de trazer uma atualização importante para o seu smartphone. Esta acaba sendo uma camada adicional em todo o processo que é disponibilizar uma nova atualização.

Isso acontece especialmente pelo fato das operadoras também precisarem fazer certas modificações no Android antes de liberarem o update. Este tipo de coisa é mais comum quando você compra um aparelho diretamente da operadora, já que esses modelos costumam ter recursos ou apps personalizados da operadora em questão.

5. Aparelhos com root

Por fim, outro motivo para muita gente não receber uma atualização é o fato de terem modificado seus próprios smartphones. Hoje em dia é comum que as pessoas façam o root em seus aparelhos, até porque o processo é mais inofensivo e pode ser bem útil.

Nestes casos, o celular simplesmente fica ilegível para receber atualizações oficialmente, mas você ainda pode instalar o Android Nougat manualmente se ele estiver disponível para o seu dispositivo. Como o processo é muito diferente para cada modelo existente, é recomendado que você pesquise por uma maneira segura de fazer isso para o seu smartphone específico.

Encontre também no AppTuts:

Seu aparelho ainda não recebeu o Android Nougat?

Deu para aproveitar nossa lista para saber quais os principais motivos de tantos smartphones não terem recebido o Android Nougat? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou e se seu aparelho já conta com a atualização.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

3 Comentários

  1. Valeria 16 de janeiro de 2018 14:39

    Estou com problema com essa atualização. O que acho mais impressionante é que tem varios usuarios com problemas e nao encontrei sequer uma manifestação dos criadores.
    Absurdo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Célio Bange 4 de fevereiro de 2018 14:02

    Com a nova atualização meu histórico de chamadas diminuiu para 2 meses…pena, pois já ganhei questão com a operadora onde ela me cobrava chamadas não realizadas e o histórico me salvou.
    (Samsung J7 (6))

  3. eduardo 7 de abril de 2018 12:59

    boa tarde, após essa atualização meu motoz play descarrega a bateria de 100% para 87% e desliga em apenas 5 minutos, em contato com a Motorola não resolveram nada ,tenho q levar pra asssistenci técnica e acar com os prejuízos. esse aparelho esta com 13 meses e sem garantia .

Voltar ao topo